Seminário: dias 29 e 30 de Outubro

Organização

Patrocínio

Confira em fotos como foi:

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Inovar é só o começo!

O Projeto

INOVAR É SÓ O COMEÇO


Com objetivo de garantir a acessibilidade e o direito de ir e vir das pessoas com limitações de movimentação em condomínios edílicos e comerciais foi que pensamos o ACESSA BRASIL.

Baseados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente no Brasil 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência (visual, motora, auditiva, mental, intelectual ou múltipla). Esse número equivale a 23,91% da população brasileira. A maioria vive em áreas urbanas, o que corresponde a 38,5 milhões de habitantes.

Para facilitar o dia a dia destas pessoas e garantir o direito de todos de ir e vir, as construções precisam se adequar à norma de acessibilidade NBR9050:2015 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. E no que tange aos elevadores, as regras também são claras e determinam uma série de itens para a acessibilidade em transportes verticais, os quais são definidos na norma NBR NM 313:2007.

Não obstante ao relatado há de se observar o disposta na LEI No 10.098, de 19 de dezembro DE 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Além do fato que em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-membros da ONU, incluindo o Brasil, se reuniram em Nova York adotaram o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” (A/70/L.1), os países comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos sem deixar ninguém para trás.

Associado aos já apresentado há também a necessidade de se fazer incentivar as atividades de serviços e produção fabril nacionais, bem como transferências de novas tecnologias.

O projeto consiste em reunir em um único local empresas fabricantes de equipamentos de transporte vertical de forma inclusiva, empresas de serviços sejam periódicos ou esporádicos, autarquias estatais e para-estatais, empresas de economia mista, agendes financeiros e autoridades, bem como gestores de instalações e síndicos.

Com foco na discussão de soluções para implantação dos elevadores que possa permitir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Venha nos visitar e ter acesso a todo esse conhecimento compartilhado de forma generosa por nossos palestrantes.

Programação:

Etapa Presencial

29 e 30/10
das 09:00 às 18:40
Brasília/DF

Sexta-feira - 29/10

Cerimônia de Abertura

Representante do CONFEA Sr. Jorge Dotti

09:00

Fernando Caramaschi Borges

Importância do engenheiro de carreira pública

09:15

Luiz Eduardo Gomes de Paula Pessoa

Papel da ADM Pública e o Caso do Cruzeiro

09:45

Reginaldo Sardinha

Papel do legislativo e a engenharia como solução

10:15

Alexandre Borges

Sistemas IOT para equipamentos de transporte vertical

11:15

Pausa para almoço

Tiago Arcoverde

Licenciamento de edificações para acessibilidade

14:30

Maria Gabriela

Licenciamento de edificações para acessibilidade

14:30

Telma Nantes

Acessibilidade e sensibilização

16:30

Fátima Có

Papel do CREA na acessibilidade

17:30

Estevão Lopes

Do dia a dia ao desporto, desafios de mobilidade e acessibilidade urbana

18:30

Sábado - 30/10

Cerimônia de Abertura

09:00

Jary Castro

Acessibilidade Vertical

09:45

Marcelo Braga

Acessilibilidade no mercado de elevadores

10:45

Bruno de Almeida

Elevadores, detalhes e concepção

11:45

Pausa para almoço

Francisco Rabello

Transporte vertical

14:30

Gabriella Zubelli

Arquitetura Acessível, um olhar inclusivo para além das normas

15:30

Guto Rios

Como gerir seus ativos de forma inclusiva com viabilidade financeira na acessibilidade.

17:30

Cerimônia de Encerramento

18:00

Participação:

Expositores: