oficina de capacitação da joi brasil

A Oficina de Capacitação da JOI Brasil visa treinar os participantes para que possam entender os tipos de avaliação, como construir uma Teoria da Mudança, como escolher indicadores, o que são avaliações de impacto aleatórias, como elas são projetadas e como são utilizadas. Este conhecimento tem como objetivo a construção de capacidades para que os participantes possam começar a pensar e ver o potencial da metodologia de sorteio (RCT) para medir os efeitos de seus projetos, bem como utilizar as evidências que estas avaliações geram como ferramentas para orientar e melhorar a concepção de seus programas.

Este programa de treinamento terá carga horária de dez horas e duração de cinco dias, de 17 a 21 de janeiro de 2022.


  • Modalidade: A oficina de capacitação terá seus encontros feitos de maneira virtual em tempo real via Zoom. O link recorrente para acessar as aulas é o seguinte: https://zoom.us/j/99846720634

  • Contato: Um grupo LinkedIn foi criado para que os participantes e a equipe continuem em contato mesmo após o fim da Oficina. O link para o grupo é o seguinte:
    https://www.linkedin.com/groups/9136400/

A Oficina de Capacitação da JOI Brasil se inscreve na segunda etapa do processo de Incubação Social.

O objetivo da Incubação Social da JOI Brasil é apoiar organizações a desenvolverem uma proposta de avaliação que possa ser financiada através da JOI. Para isso, selecionaremos organizações que realizem trabalhos inovadores na área de mercado de trabalho, empregos e oportunidades e as convidaremos a unir capacidades com a JOI Brasil na produção de avaliações de impacto. O processo de Incubação Social da JOI Brasil é periódico e recorrente, e o próximo está previsto para acontecer no segundo semestre de 2022.

Através do fortalecimento de ações inovadoras e do fomento às pesquisas rigorosas, a JOI Brasil buscará qualificar o debate sobre o mercado de trabalho brasileiro e disseminar o conhecimento adquirido para governos, sociedade civil, empresas e fundações no país. Pesquisas ancoradas em evidência científica ajudarão a identificar o que realmente funciona e escalar os mecanismos que consistentemente impactam as vidas das pessoas.

Este modelo pioneiro, único e inovador fortalece a cultura de avaliação de impacto no setor de mercado de trabalho no Brasil.