Para Ler

Revista Cult libera acesso a textos em alusão ao Dia da Consciência Negra

Proponente: Francieli Corbellini

Contato: -

Breve Resumo: "No Dia da Consciência Negra liberamos o acesso a mais de 30 textos publicados em edições recentes da Cult: são ensaios, entrevistas e colunas que tratam, entre outros temas, do poder do feminino nas tradições africanas, das masculinidades e parentalidade negras, do pensamento afro-brasileiro, além de reverberar o pensamento de filósofos, artistas e escritores negros."

Como acessar o encontro: https://revistacult.uol.com.br/home/tag/consciencia-negra/

Entrevista: lideranças indígenas na linha de frente contra o coronavírus

Proponente: -

Contato: -

Breve Resumo: Cinco lideranças indígenas contam sobre suas batalhas, do combate à Covid-19, no alto Xingu ao futuro dos jovens no Rio Negro.


“Aqui trabalhamos juntos: pajés, raizeiros, rezadores, enfermeiros, médicos”

Kauti Kuikuro, 39 anos, agente de saúde e técnico de enfermagem no alto Xingu (MT)


“Este desmatamento está deixando nosso relógio doidinho”

Adelina Sampaio Dessana, 28 anos, coordenadora do Departamento de Adolescentes e Jovens da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN-AM)


“Essa doença pode causar o maior genocídio dentro da Terra Yanomami”

Mauricio Ye’kwana, 34 anos, liderança indígena em Boa Vista (RR)


“Estamos muito preocupados com anciãos e tentando protegê-los”

Kamikia Kisêdjê (MT), 36 anos, fotógrafo e cineasta


“A antropologia me deu oportunidade de debater questões discutidas na minha região” Braulina Aurora, 36 anos, mestranda em antropologia pela Universidade de Brasília

Como acessar o encontro: https://gamarevista.com.br/semana/o-que-sera-da-amazonia/liderancas-indigenas-linha-de-frente-coronavirus/

Resistência Afroliterária

Proponente: -

Contato: -

Breve Resumo: "O Resistência Afroliterária nasceu com o intuito de ser um espaço de divulgação e exposição de arte negra. Aqui você encontra análises, resenhas, divulgações, indicações, reflexões e notícias sobre literatura e cultura feita por e para pessoas negras."

Como acessar o encontro: https://afroliteraria.com.br/

Curso mais popular de Harvard está disponível em português e de graça! (Eu já estou cursando e será que você irá ficar parado?)

Proponente: Charles Netto

Contato: -

Breve Resumo: A Fundação Estudar (FE) lançou o CC50, versão em português do curso CS50, considerado o mais popular da universidade Harvard,

Trata-se um curso introdutório à Ciência da Computação voltado para iniciantes na área de tecnologia e comandado pelo professor David Malan.

O material original foi traduzido para o português por Gabriel Guimarães, bolsista da FE, que desejava compartilhar o conteúdo com quem não dominava a língua inglesa.

O cadastro para acessar o custo também é gratuito e deve ser feito por meio deste link. (Estudar na Prática) ... https://www.napratica.org.br/checkout/f034e2cb-28a3-47fc-959e-4790b4be7c66/ingressos

Com informações do UOL

Como acessar o encontro: https://cursosgratuitos.biz/6648/harvard-disponivel-portuguel/

Cartas trocadas entre autoras/es e artistas - CorreioIMS

Proponente: Francieli Corbellini

Contato: -

Breve Resumo: O Instituto Moreira Sales desenvolveu um acervo on-line digno de inveja para quem viveu na época em que se enviava carta (com direito a selo e tudo) às pessoas. O Instituto reúne em um site as correspondências trocadas entre artistas, autoras/es, ou mesmo trocadas entre essas pessoas e seus familiares, como é o caso da carta de Clarice Lispector enviada ao seu filho Pedro e na qual ela destaca o poder da pintura.

Também se encontra ali cartas escritas por quem vive hoje e que têm como destino escritoras/es que não chegaram a este momento transformado pela pandemia, como é o caso da carta escrita por Cidinha da Silva para Carolina Maria de Jesus.

Vale a pena conferir!

Como acessar o encontro: https://www.correioims.com.br/

Manual de Libras para Ciências: a célula e o corpo humano (Esse encontro já foi indicado duas vezes? <3)

Proponente: -

Contato: -

Breve Resumo: Um grupo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) montou um manual de Libras para as disciplinas de Ciências e Biologia nas escolas. Esse tipo de manual não existia antes e vai ajudar professores e alunos surdos, assim como a comunidade surda em geral. Tem como objetivo principal criar sinais para os termos de Ciências que não existem em LIBRAS, objetivando melhorar o ensino e a aprendizagem neste campo do conhecimento. Ele é 100% gratuito!

Como acessar o encontro: Link para download: https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/EBOOK_-_MANUAL_DE_LIBRAS_PARA_CIENCIA-_A_C%C3%ABLULA_E_O_CORPO_HUMANO20200727155142.pdf

Tabela Periódica Inclusiva

Proponente: Charles Netto

Contato: -

Breve Resumo: Com muito orgulho apresentamos a ‘Tabela Periódica Inclusiva’ criada por Alda Ernestina dos Santos.

Nas palavras de Alda – “Esta Tabela Periódica Inclusiva foi elaborada com o intuito de servir como material de apoio a professores(as) das disciplinas de Ciências e/ou Química que tenham alunos com deficiência auditiva, ou que simplesmente desejam conhecer a representação dos elementos químicos na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e utilizar tal linguagem para se referir aos elementos químicos.”

Cada elemento aparece com seu símbolo em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Por exemplo, o Hélio (He) está com a informação em libras das letras He.

Neste link (abaixo) você pode fazer um download da versão em PDF do material. E pode inclusive navegar clicando em cada elemento químico (na página 7) e retornar usando as setas em cada elemento. Indicamos usar o leitor de PDF Acrobat Reader.

Clique aqui e baixe aqui o material.

( https://www.tabelaperiodica.org/wp-content/uploads/2020/07/TABELA-PERIÓDICA-INCLUSIVA-PROFª-ALDA-ERNESTINA.pdf )

Em breve será criado uma versão em app para telefones celulares. Aguarde! Avisaremos aqui no site assim que estiver pronto!

** Um pouco sobre Alda Ernestina dos Santos: “Doutora e Mestre em Química pela UFRJ, possui licenciatura plena em Química. É professora do Núcleo de Química do IFMG campus Bambuí, onde está atualmente como membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) da instituição.”

Como acessar o encontro: https://www.tabelaperiodica.org/tabela-periodica-inclusiva/

Pandemia Crítica

Proponente: Francieli Corbellini

Contato: -

Breve Resumo: "Nossa pandemia crítica consiste em fazer circular cotidianamente pensamentos surgidos no calor dos acontecimentos.

Trata-se de explorar, ainda que intuitivamente, como esse evento mundial nos chega, perturba, atordoa, chacoalha, e talvez também abra brechas.

Alguns dizem que depois disso nada será como antes. Numa era que parecia ter esgotado sua imaginação política, quiçá só uma pancada virótica seja capaz de nos despertar."

Como acessar o encontro: https://n-1edicoes.org/ ou https://www.instagram.com/n.1edicoes/

'Ensino remoto não é ensino a distância', diz especialista em educação

Proponente: Charles Netto

Contato: -

Breve Resumo: Ensino remoto não é ensino à distância', diz especialista em educação

"Para Andrea Ramal, finda a quarentena, escolas terão de cuidar do emocional dos alunos e rever conteúdo dado no período... — Doutora em Educação pela PUC-Rio, Andrea Ramal tem acompanhado o esforço de escolas, pais e alunos para se adaptarem ao universo on-line na pandemia. E adverte: no primeiro momento, cuidar do emocional dos estudantes será um desafio maior do que verificar o quanto vêm aprendendo ou adotar o ensino híbrido, aliando (para valer) os modelos presencial e à distância. Na prática, o que diferencia o ensino remoto do à distância?

Na educação à distância, uma coisa muito importante é estabelecer comunidade virtual, criar sentimento de pertencimento, promover troca de experiências. Cuida-se mais do emocional dos alunos, para que não se sintam sozinhos. Existem ferramentas e ambientes virtuais para isso. Mas principalmente os professores precisam saber fazer. O que aconteceu foi muito isolado, com pouca criação de grupo e interação. Outra diferença são os materiais. Existe um profissional que se chama desenhista instrucional, que constrói material pensando no aluno à distância. Ele usa uma série de técnicas didáticas para isso. Na quarentena, o material foi basicamente o mesmo que seria dado em uma aula presencial. Para aprender à distância, é preciso ter muita disciplina, autonomia, motivação. Em faculdades, foram feitos estudos com professores com bons resultados. Um deles começava a aula comentando o noticiário. Os alunos participavam, e o engajamento aumentou. Quem não entrava passou a entrar. Não houve evasão; houve mais estudo, desempenho melhor. Um aprendizado que não foi de solidão."

[Acesse a entrevista na íntegra no link abaixo]

Como acessar o encontro: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/ensino-remoto-nao-ensino-distancia-diz-especialista-em-educacao-1-24501996

De bala em prosa: vozes da resistência ao genocídio negro (livro gratuito)

Proponente: Helen

Contato: -

Breve Resumo: Do site da Editora Elefante: "O que dizer diante do permanente genocídio negro cometido pelo Estado brasileiro? Como descrevê-lo? De que maneira expressar a justa revolta pelo rastro de sangue que os projéteis oficiais deixam nas periferias das grandes cidades? De bala em prosa reúne textos de autores e autoras negras. São pessoas diretamente impactadas pela escalada da violência fardada no país. A gota d’água que os levou a escrever — mais uma dentre tantas que historicamente já transbordaram qualquer nível mínimo de civilidade — foi a morte de um músico e um catador de materiais recicláveis no Rio de Janeiro em abril de 2019. [...] Respire fundo. Destilado nas próximas páginas está o apelo de quem, com a garganta entalada, quis transmitir aos vivos a voz dos mortos — e dos sobreviventes. O genocídio precisa acabar."

Como acessar o encontro: O livro pode ser acessado gratuitamente pelo site da Editora Elefante e nesse link: https://www.editoraelefante.com.br/produto/de-bala-em-prosa/

Haiti - Gilberto Gil e Nara Gil - Vidas Negras Importam - #encontro #Antirracista #VidasNegrasImportam #Somos100porcento #VidasPretasImportam 👊🏿

Proponente: Charles Netto

Contato: -

Breve Resumo: Vídeo gravado em casa com Gil e sua filha mais velha, Nara, no dia 1 de junho de 2020.

Haiti - Gilberto Gil e Caetano Veloso

"Quando você for convidado pra subir no adro da Fundação Casa de Jorge Amado

Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos

Dando porrada na nuca de malandros pretos

De ladrões mulatos

E outros quase brancos

Tratados como pretos

Só pra mostrar aos outros quase pretos

(E são quase todos pretos)

E aos quase brancos pobres como pretos

Como é que pretos, pobres e mulatos

E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados

E não importa se olhos do mundo inteiro possam estar por um momento voltados para o largo

Onde os escravos eram castigados

E hoje um batuque, um batuque com a pureza de meninos uniformizados

De escola secundária em dia de parada [...]"

Como acessar o encontro: https://jesuisbrazil.blogspot.com/2020/06/haiti-gilberto-gil-e-nara-gil-vidas.html?zx=dda3eefb8258684f

Educação ambiental no âmbito infantil

Proponente: Julia Detzel Kipper

Contato: jdetzelkipper@gmail.com

Breve Resumo: Esse relato refere-se ao evento de extensão “Educação Ambiental como tema transversal: implementação de horta em pequenos espaços”. As atividades foram realizadas em duas etapas, ao longo do segundo semestre de 2018. A primeira delas ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Praça Pica-Pau Amarelo, situada no centro histórico de Porto Alegre/RS, envolvendo duas turmas de alunos. A segunda etapa do evento aconteceu nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre, aberta a toda comunidade interna e externa da instituição. O evento inseriu-se no projeto de extensão “Projeto Integrador: saberes socioambientais”, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão no aprofundamento das discussões de temas de interesse socioambiental, a partir do conhecimento produzido por discentes e docentes nos componentes curriculares de Projeto Integrador do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, IFRS/PoA.

Como acessar o encontro: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/index

Integração de saberes socioambientais na Ilha da Pintada, Porto Alegre - RS

Proponente: Arthur de Castro Fraga

Contato: arthur.ifrs.poa@gmail.com

Breve Resumo: Através do componente curricular “Projeto Integrador” foi desenvolvida uma ação de extensão realizada pelos alunos do curso de Gestão Ambiental do IFRS – Campus Porto Alegre. Esta aconteceu primeiramente na Ilha da Pintada, localizada na cidade de Porto Alegre, que possui grande importância ambiental e é atingida por inundações. Teve por objetivo sensibilizar os alunos do 4° ano da Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso, através da educação ambiental relacionada à importância do local onde residem e quais medidas mitigadoras poderiam ser adotadas para que estes eventos que ocorrem de forma natural não afetasse tanto a comunidade. Num segundo momento do evento foram realizadas atividades no Campus, onde a Ilha da Pintada foi apresentada à comunidade acadêmica através de palestras realizadas pelos guarda-parque do Parque Estadual Delta do Jacuí e por uma moradora da Ilha, além de uma exposição com todos os trabalhos realizados pelos alunos da escola.

Será possível ler o artigo completo na página 22 da revista digital que se encontra no link disponível na publicação.

Como acessar o encontro: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/index

A pandemia incide no ano mais importante da história da humanidade. Serão as próximas zoonoses gestadas no Brasil?

Proponente: Marcelo Mallet Siqueira Campos

Contato: -

Breve Resumo: Texto de Luiz Marques, professor da UNICAMP, autor de "Capitalismo e Colapso Ambiental" e trata das crises estruturais pelas quais as nossas sociedades estão passando.

Como acessar o encontro: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2020/05/05/pandemia-incide-no-ano-mais-importante-da-historia-da-humanidade-serao-proximas

Vez e voz para os quilombos: reafirmação de saberes, resistências e potencialidades

Proponente: Carmem Lúcia Silva de Oliveira

Contato: -

Breve Resumo: Convido a todos para uma breve leitura do artigo publicado na Revista Viver IFRS sobre uma experiência incrível de trabalho sobre Quilombos e quilombolas, realizada por alunos e professores do Curso de Gestão Ambiental do IFRS Campus Porto Alegre.

Como acessar o encontro: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS

Conto de Fadas de J. K. Rowling

Proponente: Francieli Corbellini

Contato: -

Breve Resumo: A escritora J.K. Rowling publicou, em um blog, um conto de fadas que escreveu ao longo de dez anos, para que as crianças em quarentena ou aquelas que já estão voltando às aulas possam ler durante a pandemia. A história, a autora alerta, não é um spin-off de Harry Potter, mas a ideia surgiu durante o processo de escrita de sua série best-seller.

A publicação é feita aos poucos, por capítulos, e é liberada na língua inglesa, mas já tem a versão em língua portuguesa! A publicação do livro impresso deve ser em novembro.

Como acessar o encontro: https://www.theickabog.com/home/ e, para a versão em português, https://www.rocco.com.br/oickabog/

Radiola PW: Respeitem meus cabelos, brancos

Proponente: Charles Netto

Contato: -

Breve Resumo: Oi, pessoal! Tudo bem? Dentro de nossa programação do Novembro Negro, vamos falar de aspectos da arte e da cultura que dialogam com nossa identidade negra. Como novidade, estamos estreando a seção Radiola PW, em que analisaremos letras de músicas que trazem temáticas e assuntos interessantes. Hoje, vamos destacar uma canção que foi composta pelo cantor paraibano Chico César. A música Respeitem meus cabelos, brancos foi lançada no álbum homônimo, em 2002. Nela, Chico entoa um grito de liberdade e de respeito aos vários povos negros. Confira a letra:


Respeitem meus cabelos, brancos (Chico César)

Respeitem meus cabelos, brancos

Chegou a hora de falar

Vamos ser francos

Pois quando um preto fala

O branco cala ou deixa a sala

Com veludo nos tamancos

Como acessar o encontro: https://umfanfarraonaliteratua.blogspot.com/2020/05/respeitem-meus-cabelos-brancos-musica.html

Livro A Guerra das Letras

Proponente: Edi

Contato: -

Breve Resumo: O livro A guerra das letras de Alcir N. Pereira, traz uma mensagem linda para as crianças mas que também serve aos adultos.

Como acessar o encontro: É um livro que lia para meus filhos quando pequenos, e imagino que possam encontrar em livrarias, ainda. E também está disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/roteiros-de-teatro-infantojuvenil/3945142

Livro O olho mais azul

Proponente: Charles Netto

Contato: -

Breve Resumo: 1. Morrison escreveu O Olho Mais Azul em 1962 e afirmou que a obra tem um pouco de sua biografia contida nela - Vitor Ligabue

“Toda noite sem falta, ela rezava para ter olhos azuis. Fazia um ano que rezava fervorosamente. (...) Levaria muito, muito tempo para que uma coisa maravilhosa como aquela acontecesse. Lançada dessa maneira na convicção de que só um milagre poderia socorrê-la, ela jamais conheceria a própria beleza. Veria apenas o que havia para ver: os olhos das outras pessoas.”

Toni Morrison em, O Olho Mais Azul, fala das crueldades mais profundas provocadas pelo racismo em uma sociedade, a partir do olhar de uma criança sobre os padrões de beleza. Mas é mais que isso. É impressionante como a narrativa da história nos parece densa e leve ao mesmo tempo que vamos nos envolvendo no cotidiano das três crianças negras – sendo Pecola Breedlove a personagem principal - que vivem no sul dos Estados Unidos nos anos de 1960, mas que, em muitos aspectos, poderia ser no tempo recente por sua infeliz atualidade.

É interessante notar ao terminar de ler o livro, o quanto o racismo estrutura as relações dentro da sociedade, sejam as relações de classe, sejam as relações de poder entre homens e mulheres e as relações cotidianas interpessoais que fazem as crianças crescerem admirando aquilo que é dito, ou imposto, como belo e bom, tais como as bonecas “lindas” e loiras dos olhos azuis que ganhamos ou a casa bonita e arrumada da patroa que nossa mãe trabalha.

E esse belo e bom cria aversão, algumas vezes, mas, sobretudo, admiração e desejo que aquilo também lhe constitua, mesmo que pareça ser quase impossível – como a reza insistente e cotidiana de Pecola para um dia ter olhos azuis, num mecanismo de fuga de todo um contexto de violência, de subjugação e negação de quem ela é: negra.

Morrison escreveu O Olho Mais Azul em 1962 e 1965 e afirmou que a obra tem um pouco de sua biografia contida nela, um pouco da vivência de uma criança negra do sexo feminino que cresceu uma sociedade também estruturalmente racista como a nossa, que são os Estados Unidos. E foi ela a primeira mulher negra da história a ganhar o Prêmio Nobel da Literatura em 1993.

*Iyalê Tahyrine é uma mulher negra, historiadora e apresentadora do programa Brasil de Fato Pernambuco

Edição: Monyse Ravenna .... https://www.brasildefatope.com.br/2019/07/31/o-que-tu-indica-or-o-olho-mais-azul

Como acessar o encontro: Edição: Monyse Ravenna .... https://www.brasildefatope.com.br/2019/07/31/o-que-tu-indica-or-o-olho-mais-azul...

... Vídeo-resenha do romance "O Olho Mais Azul", da autora norte-americana Toni Morrison.... https://www.youtube.com/watch?v=YssMpYqdHGw ...

[NEPGS Ibirubá indica] 7 revistas com dicas de conteúdos LGBTQIA+

Proponente: Vanessa Soares de Castro - NEPGS campus Ibirubá

Contato: nepgs@ibiruba.ifrs.edu.br

Breve Resumo: Como ação alusiva ao dia 17 de maio, dia de combate à LGBTQIA+fobia, o NEPGS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade) do IFRS campus Ibirubá organizou uma série de 7 revistas (uma para cada cor do arco-íris :D) com dicas de conteúdos que abordam a diversidade sexual e de gênero: Séries, Músicas, Filmes, Games, Canais/sites, Livros e Conselhos.

Entendemos que, nesse momento de isolamento social, em que precisamos estar em contato quase exclusivo com nossas famílias, é possível que o convívio dentro de casa seja mais difícil para pessoas LGBTQIA+. Esperamos que as dicas das revistas possam ajudar cada um e cada uma de diferentes maneiras: a sentir que não estão sozinh@s, a pensar sobre si mesm@s, ou ser compartilhados com amig@s e familiares, para ajudar a debater o assunto também com el@s. Mesmo quem não faz parte da sigla, convive ou vai conviver na sociedade com pessoas que fazem parte desse público. Esperamos que os filmes, livros, séries, jogos, e outros conteúdos indicados ajudem a entender que, mesmo quando existem características que nos diferenciam, existem muitas outras que podem nos unir.

Como acessar o encontro: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1EXxXLn4ShKlPNBO5v242ZUjGfFVxAWYt

Gama - Revista Digital

Proponente: -

Contato: -

Breve Resumo: "Uma revista que se propõe a pensar as possibilidades e os dilemas do mundo de hoje. Nós, da Gama, temos o compromisso de levar a você pontos de vista diversos e caminhos para compreender este momento e pensar o futuro."

Com acesso liberado, a revista disponibiliza conteúdos semanais (enviados, por e-mail, sempre aos finais de semana). A cada semana, o tema é diferente e trabalhado em diferentes frentes: Podcast, colunas, entrevistas, depoimentos e dicas de materiais para ler, ouvir, assistir, interagir, pensar.

Para seguir nas redes:

https://www.instagram.com/gamarevista/?hl=pt-br

https://www.facebook.com/gamarevistafb

Como acessar o encontro:https://gamarevista.com.br/

Jornal Extra Classe

Proponente: Denise Luzia Wolff

Contato: -

Breve Resumo: O jornal Extra Classe é uma publicação do Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul – Sinpro/RS, filiado à CUT e Contee.

Orientado pelos princípios éticos e técnicos do jornalismo, tem como objetivo contribuir para o debate sobre questões importantes como meio ambiente, cultura, educação, política, economia e, em especial, movimentos sociais e de trabalhadores.

Como acessar o encontro:https://www.extraclasse.org.br/

Divulgação científica e COVID 19 - conceitos disponíveis no e-book FURG

Proponente: Liliane Madruga Prestes

Contato: -

Breve Resumo: O texto é resultado dos estudos de pesquisadores/as da FURG e informa de modo simples e objetivo os principais conceitos envolvidos na divulgação científica sobre a COVID 19.

Como acessar o encontro: https://issuu.com/simonibordignon/docs/e-book_conceitos_covid-19_eenf-furg.

Revista Cult

Proponente: -

Contato: -

Breve Resumo: E uma das revistas mais cults do Brasil marcou alguns de seus conteúdos com a tag 'quarentena'. O que isso significa? Significa que o acesso é liberado/gratuito para leitura!

E o melhor é que não são só textos sobre a pandemia, são textos inclusive anteriores a este período e que variam quanto ao assunto.

É muita coisa boa para ler!

Como acessar o encontro: https://revistacult.uol.com.br/home/tag/quarentena/.

Nexo - Jornal Digital

Proponente: -

Contato: -

Breve Resumo: O Nexo é um jornal digital lançado em 2015 que se mostra diferente tanto no modo de apresentar as notícias como na diversidade de conteúdos que disponibiliza. Uma das suas marcas registradas é a construção de gráficos interativos e que ajudam na compreensão dos dados estatísticos.

O Nexo é uma iniciativa independente, financiada com recursos próprios, e, por isso, não faz nenhum tipo de publicidade (ou seja, nada de propagandas que atrapalham a leitura). O jornal ainda tem uma página apenas para material educativo, o NexoEdu.

Mensalmente, é possível acessar três conteúdos sem custo. A assinatura custa R$ 12 mensais, mas todo o material sobre a pandemia de Covid-19 é gratuito. Além disso, o Nexo envia diariamente uma Newsletter, para quem se cadastrar, e um Boletim informativo sobre os casos de Covid-19 no Brasil e pelo mundo com gráficos do avanço da doença.

Para quem gosta de se manter atualizado sobre os mais diferentes assuntos, o Nexo é a melhor dica!

Canal NexoEdu https://www.nexojornal.com.br/edu/.

Como acessar o encontro: Nexo Jornal https://www.nexojornal.com.br/.

Ideias para adiar o fim do mundo

Proponente: -

Contato: -

Breve Resumo: Se você ainda não conhece Ailton Krenak, essa é a hora! Ele é um dos mais destacados líderes do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas. Se você já teve o prazer de conhecer, vai gostar de conferir seu penúltimo livro: "Ideias para adiar o fim do mundo". Recomendo muito!

Como acessar o encontro: O livro está disponível em pdf e em formato físico.

As prisões

Proponente: -

Contato: -

Breve Resumo: Textos de Alex Castro, "As prisões" são as bolas de ferro mentais e emocionais que arrastamos pela vida: as ideias pré-concebidas, as tradições mal explicadas, os costumes sem-sentido. O autor escreve sobre treze prisões: verdade, dinheiro, trabalho, privilégio, monogamia, religião, patriotismo, obediência, sucesso, felicidade, autossuficiência, conhecimento, eu. Vem conhecer!

Como acessar o encontro: Os textos de Alex Castro, incluindo "As prisões", estão disponíveis no seu site: https://alexcastro.com.br/prisoes/.

Livro - Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração (Viktor E. Frankl)

Proponente: -

Contato: -

Breve Resumo: Viktor Frankl, psicólogo fundador da Logoterapia, mostra aqui como foi a sua própria experiência em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Apresenta também, numa segunda parte, os conceitos básicos da logoterapia.

Como acessar o encontro: Disponível nas livrarias nacionais.

Mulheres empilhadas - Patrícia Melo

Proponente: Renata Severo

Contato: -

Breve Resumo: Li o livro em um dia. Patrícia Melo é uma grande narradora, o que torna a leitura rápida, mas o conteúdo é pesado, violento. A leitora deve estar preparada, os gatilhos são muitos.

Do site da editora LeYa: "Mulheres empilhadas é uma obra de ficção, mas todas as personagens desse livro existem de fato. As protagonistas dessa história são as mulheres. Todas elas: as já feitas e as meninas, as gordas e as magras, as negras e as pardas, as indígenas e as descendentes de imigrantes, as analfabetas e as com grau universitário. Nesse romance intenso, que se lê de um fôlego só e que acompanha a trajetória pessoal de uma advogada, Patrícia Melo fala sobre a matança sistemática de mulheres no Brasil, que atinge democraticamente todas as classes sociais.

Na trama, a jovem advogada paulistana, tentando fazer as pazes com seu próprio passado, larga tudo e vai ao Acre acompanhar um mutirão de julgamentos de casos de mulheres assassinadas na maioria das vezes por homens conhecidos – pais, tios, avôs, maridos, namorados, ex-maridos. Enquanto vê passarem diante dos seus olhos os mais diversos casos de violência contra a mulher, a protagonista descobre um país onde a impunidade se impõe quase como uma lei.

Intercalada à narrativa principal, precisa e realista, Patrícia constrói capítulos oníricos, inspirados na lenda das icamiabas, tribo de guerreiras amazônicas que lutam contra os homens opressores. Nesse mundo paralelo, a advogada e as icamiabas formam uma sociedade de mulheres que perseguem, julgam e matam os criminosos que escapam da justiça na vida real." http://leya.com.br/mulheres-empilhadas/

Como acessar o encontro: O livro está liberado para leitura gratuita em: https://cdn.awsli.com.br/805/805728/arquivos/ebook-mulheres%20empilhadas.pdf

Livro - Extraordinário

Proponente: Fernanda

Contato: -

Breve Resumo: O livro conta a história de August, um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética e por consequência possui uma severa deformidade facial.

Extraordinário nos faz repensar nossos conceitos e é um enorme pedido por mais gentileza e amor ao próximo.

Como acessar o encontro: o livro Extraordinário é de R.J. Palácio e está publicado pela Editora Intrínseca.

Lenin 150 (livro digital)

Proponente: -

Contato: -

Breve Resumo: Em celebração aos 150 anos de Vladimir I. Ulianov, Lenin, a Expressão Popular, em parceria com a editora Batalla de ideas, Argentina, LeftWord, Índia, e o Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, traz à luz este volume cujo objetivo é manter vivo o pensamento e o exemplo deste que foi um dos mais importantes revolucionários da história. Lenin dedicou e empenhou sua vida em construir uma nova sociedade, baseada não na exploração do ser humano pelo ser humano, mas na cooperação entre si, a partir de novos valores que têm como princípio a humanidade e não a mercadoria.

Como acessar o encontro: Acesse o link e baixe de forma gratuita o livro: https://www.expressaopopular.com.br/loja/wp-content/uploads/2020/04/Lenin-150-Express%C3%A3o-Popular.pdf.

Feminismos e direitos humanos - sugestões de leituras, filmes, músicas, podcast, etc.

Proponente: Thais Silva e Liliane Madruga Prestes

Contato: -

Breve Resumo: Apresentamos a Cartilha Feminismos e Direitos Humanos, a qual resulta da pesquisa de Mestrado de Thais Silva, tendo sido produzida no decorrer do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFRS - Campus Porto Alegre.

Além de roteiros de atividades para o desenvolvimento de ações educativas visando a formação de lideranças femininas com viés comunitário e político, inclui também sugestões de materiais como textos, livros, filmes, músicas, podcast, entre outros. Tais materiais visam subsidiar e, com isso, ampliar os espaços de atuação da mulher em nossas instituições e sociedade.

Como acessar o encontro: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/560950/1/Cartilha.pdf.

AFIRMAR – a inclusão e as diversidades no IFRS: ações e reflexões

Proponente: Helen Scorsatto Ortiz

Contato: -

Breve Resumo: Lançado em abril de 2020, o livro "AFIRMAR – A inclusão e as diversidades no IFRS: ações e reflexões" traz um panorama de práticas e ações relacionadas às políticas de ações afirmativas, inclusivas e de diversidade propostas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A obra é composta por 30 artigos, escritos por mais de 60 pessoas da comunidade acadêmica. Os textos representam possibilidades de intervenção e buscam contribuir para que os leitores possam perceber tanto os avanços quanto as dificuldades na implantação das políticas de ações afirmativas do IFRS em seu cotidiano, além de inspirar para novas e futuras ações.

Como acessar o encontro: O livro está disponível gratuitamente e pode ser acessado pelo link: https://drive.google.com/file/d/1ls_Nq84Uih-BKQbt81A6dJnGvW2gzIz-/view.

e-book: Saindo do Senso Comum em 60 Minutos. Coletânea de Textos

Proponente: Cláudia Estima

Contato: -

Breve Resumo: E-book com coletânea de textos de palestrantes do evento de extensão "Saindo do Senso Comum em 60 minutos", Propel, IFRS/Campus Porto Alegre, que descrevem a transição para a qual nos deslocamos na atualidade. Os assuntos tratados compreendem: preconceito linguístico, políticas públicas para a reciclagem de resíduos, relatos de experimentações docentes, literatura feminina, arte e história em Porto Alegre e o indivíduo e seus comportamentos em um mundo de estímulos incessantes.

Como acessar o encontro: https://drive.google.com/file/d/1ilri9chCoWSTHpbf_cszEalOpuobI-u5/view?fbclid=IwAR39Ymzku7AThT1uHBhJRzh3feXZztkRdDlMRyoWHz81Oyy3PX47KJeGI-8. Acesse o drive e baixe gratuitamente.

Com bell hooks não há isolamento

Proponente: Aline e Renata

Contato: -

Breve Resumo: bell hooks nos convida a abrir a mente para a transformação social de tal forma que nossos modos de vida possam "(...) refletir nossa alegria diante da diversidade cultural, nossa paixão pela justiça e nosso amor pela liberdade."

Como acessar o encontro: os livros de bell hooks podem ser encontrados na web e para serem baixados em sites que oferecem aplicativos de leitura.

O amanhã não está à venda

Proponente: Helen Scorsatto Ortiz

Contato: helen.ortiz@poa.ifrs.edu.br

Breve Resumo: Se você ainda não conhece Ailton Krenak, essa é a hora! Ele é um dos mais destacados líderes do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas. Se você já teve o prazer de conhecer, vai gostar de conferir seu último livro: "O amanhã não está à venda". Nele, o autor fala sobre a pandemia do coronavírus e nos convida a refletir sobre estilo de vida, humanidade e natureza, desigualdades e lutas sociais, visões de mundo... Leitura rápida, provocativa e potente. Recomendo muito!

Como acessar o encontro: o livro pode ser encontrado na web e pode ser baixado gratuitamente pela Amazon.