CORONAVÍRUS - Pinhais

Saiba tudo o que o município de Pinhais está fazendo para conter o Coronavírus.

30 de Março de 2020 - Acompanhe a situação do Coronavírus em Pinhais.

30 de Março de 2020 - Centro de Valorização da Vida presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional

Ter alguém para ouvir as angústias, medos e preocupações do próximo, nunca foi tão necessário como neste momento em que enfrentamos uma pandemia. Fundado há 58 anos, o CVV — Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativo que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção ao suicídio para todos que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

Para colocar este trabalho em prática, conta com voluntários disponíveis 24 horas por dia, oferecendo cerca de 1.000 horas de conversas todos os dias. O CVV está instalado em São Paulo, mas desenvolve atividades em todo país com a rede de apoio que cresce constantemente. Também mantém o Hospital Francisca Julia que atende pessoas com transtornos mentais e dependência química em São José dos Campos-SP.

Existem diferentes formas de entrar em contato com o CVV: pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail. Segundo a instituições, “nestes canais, são realizados mais de 2 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 3.400 voluntários, localizados em 24 estados mais o Distrito Federal”.

Mais informações no site www.cvv.org.br

30 de Março de 2020 - Membros da Associação de Recicladores do município e catadores individuais receberão benefício financeiro temporário

Na última sexta-feira, dia 27 de março, a Prefeitura de Pinhais publicou o decreto nº280/2020, que instituiu o Programa de Benefício Financeiro Social Temporário aos associados à Associação de Recicladores de Pinhais (AREPI) e aos catadores individuais do município.

A medida visa atender estes trabalhadores que foram afetados pela medida preventiva temporária de suspensão de coleta domiciliar de resíduos recicláveis, em razão da situação de emergência oriunda da Pandemia do Coronavírus (COVID-19).

Terá direito ao benefício o associado da AREPI, que tenha se associado à entidade até 25 de março deste ano e esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico. O associado receberá um salário mínimo pelo período de um mês. Já para os catadores individuais do município, para terem direito ao benefício de R$300,00, devem estar inscrito no CadÚnico. Entretanto aqueles catadores, que são associados a AREPI, não terão direito ao recebimento deste benefício.

A Prefeitura de Pinhais vai entrar em contato com os beneficiários para orientar sobre os procedimentos para o recebimento, sendo que serão contemplados aqueles assistidos pelos programas sociais e cadastrados na Assistência Social do Município.

30 de Março de 2020 - Reunião para tratar da situação econômica do município

Na manhã desta segunda-feira (30), o secretário de Governo, Ricardo Pinheiro juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emerson Santana Bento e o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais – ACIPI, Ivaldo de Sá Barreto se reuniram para tratar da situação econômica do município, diante da pandemia mundial do Coronavírus, que culminou no fechamento do comércio e serviços, pelo decreto 282/2020.

O objetivo da reunião foi o de discutir e avaliar a retomada das atividades econômicas em Pinhais. “Sabemos que é um momento delicado que exige cuidados. Precisamos pensar na saúde dos nossos munícipes, mas não podemos esquecer dos empresários que estão com as atividades paradas. Estamos avaliando e estudando de que forma podemos voltar às atividades sem prejudicar o combate à disseminação do novo Coronavírus”, salientou o secretário de Governo Ricardo Pinheiro.

29 de Março de 2020 - Acompanhe a situação do Coronavírus em Pinhais.

28 de Março de 2020 - Acompanhe a situação do Coronavírus em Pinhais.

27 de Março de 2020 - Pinhais mantém decreto de fechamento de comércios e serviços por mais sete dias

A prefeitura de Pinhais prorrogou até o dia 4 de abril o fechamento do comércio e serviços, como medida de prevenção à disseminação do novo Coronavírus. Comércios como shoppings centers, galerias, conjuntos comerciais, lojas do comércio em geral e serviços, casas noturnas, restaurantes, bares, pubs, lanchonetes, tabacarias, lounges, boates, clubes, associações recreativas, academias de ginástica, natação, salões de festas, playgrounds, salões de beleza, clínicas estéticas, autoescolas, escolas de música, escola de línguas e demais atividades e serviços que possam reunir e aglomerar grupos de pessoas permanecem com atividades suspensas.

Fica autorizado apenas o funcionamento do comércio em geral, varejista e atacadista, como no caso de restaurantes e lanchonetes, desde que trabalhem exclusivamente com entrega delivery.

Ficam mantidas as atividades essenciais, desde que tomadas todas as medidas de prevenção, bem como higienização dos espaços, manter distância segura e evitar ao máximo a aglomeração de pessoas.

A medida segue a recomendação do Governo do Estado do Paraná e da Organização Mundial de Saúde, considerando que a classificação da situação do Novo Coronavírus como pandemia significa o risco potencial de a doença infecciosa atingir a população mundial de forma simultânea.

Durante a vigência do Decreto, a administração municipal intensificará estudos no sentido de avaliar a retomada gradual das atividades econômicas, conforme o sucesso na contenção do contágio pela COVID-19, seguindo as orientações do Governo do Estado do Paraná.

Confira na íntegra, o decreto 282/2020 link

https://pinhais.atende.net/?pg=diariooficial&texto=34112&edicao=899

27 de Março de 2020 - Acompanhe a situação do Coronavírus em Pinhais.

27 de Março de 2020 - Secretaria de Saúde de Pinhais contrata mais profissionais e reforça enfrentamento ao Coronavírus

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a contração de mais profissionais da área com o objetivo de intensificar as ações de combate ao novo Coronavírus. Além disso, haverá reposição do Programa Mais Médicos e transferência de servidores para o setor. Ações estas que irão reforçar a equipe da Semsa que já conta com 539 servidores para lutar contra a covid-19.

Na prática, este reforço ocorre com a contratação de 4 médicos pela Prefeitura; mais 25 novos auxiliares de enfermagem por período de seis meses, podendo prorrogar por igual período; reposição pelo Governo Federal de 7 médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil, que também fará edital de chamamento para médico estrangeiro o que representa a reincorporação de um profissional cubano ao programa.

A Semsa também fará o remanejamento de outros setores da Prefeitura de 13 auxiliares de serviços gerais para intensificar a de limpeza e higienização nas Unidades de Saúde; transferência de quatro motoristas e um assistente administrativo de outras Secretarias para dar suporte à SEMSA nas demandas em razão da pandemia.

Outro aporte será a contratação direta emergencial, nos termos da Lei Federal 1379 que é a legislação específica para situações a respeito do Coronavírus. Serão 10 médicos e 10 enfermeiros, o que representa equipes fixas para cada uma das UFSs de Pinhais. Além disso, estão previstas contratações eventuais, por demanda, em caso de afastamento de profissionais que já atuam pela Secretaria Municipal de Saúde, como médicos generalistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, aponta para resultado que estas ações irão trazer. “Nós estamos discutindo medidas e colocando inúmeras ações em prática, diariamente, para que nosso município se mantenha firme no enfrentamento contra o Coronavírus. Sabemos que temos muitos desafios, mas agimos com seriedade em busca de resultados positivos”, destaca a gestora.

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

27 de Março de 2020 - Secretaria de Educação de Pinhais também fará atendimentos por e-mail ou telefone

A partir da próxima segunda-feira, 30 de março, os atendimentos da Secretaria de Educação de Pinhais (SEMED) também serão realizados apenas por telefone e/ou e-mail.

A iniciativa atende as recomendações dos Decretos Municipais nº 250/2020 e 262/2020, sobre as medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus.

Escolas e Centros de Educação Infantil também estarão atendendo por meio dos telefones fixos de cada unidade. Importante salientar que atendimentos presenciais, quando necessários, serão realizados mediante prévio agendamento.

Confira abaixo os contatos disponibilizados:

  • Departamento de Administração

Adriana Landim - e-mail: adriana.landim@edu.pinhais.pr.gov.br - Telefone: 3912-5412.

  • Departamento de Infraestrutura Escolar

Yona Lemos Ruthes - e-mail: yona.lemos@edu.pinhais.pr.gov.br - Telefone: 3912-5783.

  • Departamento de Ensino/Central de Vagas

Kelly Panini F. de Souza – e-mail: kelly.souza@edu.pinhais.pr.gov.br – Telefone: 3912-5407.

  • Educação Infantil

Andressa Montilla - andressa.montilla@edu.pinhais.pr.gov.br – Telefone: 3912-5409.

  • Ensino Fundamental

Adriana Denise Bento - adriana.bento@edu.pinhais.pr.gov.br - Telefone: 3912-5423.

27 de março de 2020 - Prefeitura realiza Chamamento Público para receber doações

Nesta semana a Prefeitura de Pinhais, por meio das Secretarias de Saúde (Semsa), de Assistência Social (Semas) e de Meio Ambiente (Semma), publicou o Chamamento Público 017/2020, o qual comunica a todos os interessados que está recebendo doações de materiais, equipamentos para trabalhadores da rede de saúde e de meio ambiente, além de alimentos (cestas básicas), kits de limpeza e higiene pessoal que serão destinadas às pessoas em vulnerabilidade social cadastradas na Assistência Social e que tiveram suas atividades diretamente afetadas em decorrência da epidemia da COVID-19.

Esta publicação se fez necessária devido ao estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da infecção humana pelo Coronavírus (2019-nCoV), conforme Portaria 188, de 3 de fevereiro de 2020, do Ministério da Saúde, e tomando por base as disposições do Decreto Municipal 4.298 de 19 de março de 2020.

Podem participar da doação somente pessoas jurídicas. Os interessados precisam entrar em contato com os responsáveis indicados pelas Secretarias (listados logo abaixo) para agendar a coleta dos materiais. As doações somente serão recebidas mediante coleta, sendo que cada Secretaria ficará responsável por esta.

O presente chamamento permanecerá vigente por tempo que perdurar a situação de emergência e os interessados poderão habilitar-se a qualquer tempo. A solicitação publicada dispõe ainda que, ao final da situação, as Secretarias contabilizarão e divulgarão a quantidade de materiais recebidos, bem como as pessoas beneficiadas. Esclarece ainda que não serão aceitos dinheiro ou outros produtos que não estejam na listagem abaixo.

Objetos solicitados pela Semsa

Álcool em gel - 70%

Álcool líquido - 70%

Avental descartável em TNT

Caixa coletora para lixo contaminado de material pérfuro cortante

Dispenser para álcool gel

Dispenser para sabonete líquido

Insumos como gaze, algodão, etc.

Lençol descartável

Lixeiras clínicas

Luva de procedimentos

Máscara N95, N99, R95 ou PFF2

Gorro cirúrgico descartável

Máscara cirúrgica com elástico ou tiras

Óculos de proteção

Papel toalha

Sabonete líquido

Termômetro clínico infravermelho

Doações de medicamentos e equipamentos médicos como por exemplo: oxímetros, respiradores, monitores multiparamétricos, ventiladores pulmonar, dentre outros.

* Informações e agendamento da coleta dos materiais poderão ser feitas de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, com os seguintes servidores:

- Gisele Mendes (41) 3912-5315

- Janaina Hernandez Mafra (41) 3912-5315

- Thais C. Pontes (41) 3912-5315 ou 3912-5316

- Raphael B. Carnelocci (41) 3912-5323

e-mail: semsa.logistica@pinhais.pr.gov.br

Objetos solicitados pela Semas

Alimentos que podem compor uma cesta básica com itens não perecíveis, tais como:

Achocolatado

Açúcar extra fino

Arroz branco ou parboilizado

Biscoito doce ou salgado

Café

Canjica

Ervilha em conserva

Extrato de tomate

Farinha de mandioca

Farinha de milho

Farinha de trigo

Feijão preto ou carioca

Fubá de milho

Gelatina

Leite em pó ou de líquido de caixinha

Lentilha

Macarrão com ou sem ovos ou instantâneo

Milho em conserva

Milho para pipoca

Óleo de soja

Sal refinado

Sardinha em lata com óleo

Itens que podem compor um kit limpeza tradicional, tais como:

Água sanitária

Amaciante de roupas

Desinfetante de uso geral

Detergente

Esponja para louça

Lã de aço

Limpador multiuso

Sabão em barra

Sabão em pó

Sacos de lixo

Itens que podem compor kit de higiene pessoal, tais como:

Absorvente higiênico

Aparelho de barbear

Creme dental

Desodorante masculino e feminino

Escova dental

Fio dental

Fralda descartável infantil e geriátrica

Hastes flexíveis de algodão

Papel higiênico

Sabonete em barra

Shampoo

* Informações e agendamento da coleta dos materiais poderão ser feitas de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, com as seguintes servidoras:

- Gizeli Filius: (41) 3912-5082

- Jocilene Meyer: (41) 3912-5216

- e-mail: assistenciasocial@pinhais.pr.gov. br

Objetos solicitados pela Semma

Produtos para limpeza urbana, tais como:

Bota de borracha

Hipoclorito de sódio

Luvas de borracha nitrílica

Macacão Tyvek

Máscara facial completa com filtro

Óculos de proteção

Peróxido de Hidrogênio

Pulverizadores Costais

* Informações e agendamento para coleta dos materiais para a Secretaria de Meio Ambiente poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com o servidor:

- Ramon Torres Zaleski: (41) 3912-5134

- e-mail: ramon.zaleski@pinhais.pr.gov.br


26 de Março de 2020 - Acompanhe a situação do Coronavírus em Pinhais.

26 de Março de 2020 - Projeto de lei em Pinhais prevê gratificação de R$ 400 a profissionais da saúde que atuam contra o coronavírus

Como forma de valorizar os profissionais que estão na linha de frente ao combate do novo coronavírus, a Prefeitura de Pinhais enviou projeto de lei à Câmara Municipal que prevê uma gratificação de R$400,00 para os servidores que trabalham no atendimento da situação de pandemia.

O documento foi aprovado em primeira votação e segue agora para, em breve, ser sancionado. Segundo a secretária municipal de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, o pagamento será retroativo ao dia 23 de março. “Este é um aporte financeiro em caráter temporário para eles que são os principais atores deste momento desafiador. Portanto, é uma forma de reconhecer este trabalho”, destaca.

Ações contra a covid-19

Em Pinhais, desde o dia 12 de março a Prefeitura de Pinhais tem adotado medidas que visam contribuir para evitar a disseminação da pandemia do coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde está entre os principais setores que atuam neste sentido. Com isso, inúmeras ações estão sendo colocadas em prática no sentido de manter o atendimento à população, mas com as devidas precauções já estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

O município já confirmou três casos atestados positivos para a covid-19 e segue acompanhando a evolução da doença que já se espalha por todo o mundo. A principal recomendação, inclusive da Organização Mundial da Saúde, é para ficar em casa, uma vez que o vírus é de altíssimo contágio.

26 de Março de 2020 - Pinhais decreta situação de emergência

A Prefeita Marli Paulino, decretou situação de emergência em saúde no município de Pinhais. O decreto 4298/2020 foi publicado na manhã desta quinta-feira (26).

Com a declaração, o município terá mais agilidade na aquisição e requisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência.

“Já tomamos diversas medidas para enfrentar esta situação. Contudo, esse decreto nos dá mais agilidade e também base legal para que a administração possa ampliar as medidas no combate ao Coronavírus”, declarou a prefeita Marli Paulino.

Todas as informações de medidas tomadas pela Prefeitura de Pinhais podem ser acessadas na página www.pinhais.pr.gov.br/coronavirus

26 de Março de 2020 - Corpo de Bombeiros adota procedimentos para alguns serviços e atendimento ao público

O Corpo de Bombeiro adotou alguns procedimentos que serão realizados neste momento para os casos de autorização de eventos, vistorias e o atendimento ao público. As determinações atendem o Plano de Contingência Estadual para evitar a infecção humana pelo Coronavírus. Abaixo algumas das medidas adotadas:

  • Indeferir pedidos de licenciamento de evento temporário aberto ao público, de qualquer natureza; não influenciando no licenciamento de edificação e estabelecimentos;

  • O atendimento ao público será realizado de forma virtual, por e-mail, telefone e whatsapp;

  • O atendimento presencial é realizado somente com agendamento, desde que justificada a real necessidade;

  • A realização de vistoria só poderá ser realizada mediante agendamento junto ao solicitante desde que seja justificada a real necessidade do agendamento;

Para quem precisa de informações e orientações sobre alguns destes serviços no município, pode entrar em contato pelo telefone (41) 3901-5820.

Serviço

Em Pinhais, a sede do Posto Integrado de Bombeiros está localizada na Rua Europa, nº241, Centro. Em caso de ocorrências, o telefone para contato é 193.

25 de Março de 2020

Precisa de algum atendimento da Unidade de Saúde? FIQUE EM CASA, envie uma mensagem para a USF mais próxima de você e um profissional de saúde te passará as orientações de como proceder. Todos estes números estão preparados para atender via WhatsApp. Mas, atenção, caso tenha algum sintoma da Covid-19, os telefones para contato são: 98814-6838 e 98742-6383.

25 de Março de 2020 - Acompanhe a situação do Coronavírus em Pinhais.

25 de Março de 2020 - Solidariedade: como ajudar o próximo pode ser essencial em momentos de crise

Nos momentos de crise é preciso parar e observar quais lições podemos tirar disso tudo. Em meio a tantas notícias tristes, soubemos de algumas atitudes que nos fizeram refletir sobre a importância da solidariedade e o quanto isso influencia positivamente na vida das pessoas.


Aqui em Pinhais, estamos vivenciando muitos gestos que refletem o espírito de união e amor ao próximo. Nesta semana, soubemos de empresas que buscaram prestar apoio e demonstrar o carinho não só com seus clientes, mas também com aqueles que estão lutando na linha de frente para minimizar os efeitos da pandemia.


A equipe que atua na UPA de Pinhais foi presenteada com pizzas vindas da Saldanha Pizzaria & Sushi Bar, localizada no bairro Jardim Amélia. “Sabemos que o período é complexo e sabemos também das dificuldades que todos iremos enfrentar neste momento. Os profissionais da saúde são os que mais estão fazendo por todos, direta e indiretamente, então a ideia é tentar incentivar de alguma forma. Enquanto todos estão em casa, eles seguem fazendo o seu trabalho e de se certa forma se arriscando pelo bem estar de todos”, comenta Guilherme Saldanha, proprietário da pizzaria.


A empresária Juliana Hubner, da Juliana Pães e Doces, panificadora localizada no bairro Weissópolis, também está fazendo sua parte. “Quem precisar de um pãozinho e a grana apertar é só vir buscar. Acreditamos que o mundo precisa de mais amor. Pensar em vendas agora ou em com o se adaptar ao mercado, é essencial; mas deixar de pensar no ser humano jamais. Olhemos uns para os outros agora e sempre. Já vivenciamos experiências incríveis, as pessoas ficam muito gratas e eu nem imaginava que tão perto de mim havia gente que precisava; é bom poder ajudar”, ressalta Juliana.


Mas as belas atitudes não vêm somente das empresas de Pinhais. A solidariedade também está aflorada entre os vizinhos que procuram cuidar uns dos outros. Como o exemplo da Vanessa e da Cassiane, que moram em um condomínio residencial no bairro Vargem Grande. “Eu não estou no grupo de risco, mas meu filho está e ele tem apenas 4 aninhos. Não vou arriscar de jeito algum sair com ele na rua e também não posso deixá-lo sozinho. Conversei por mensagem com a vizinha do lado e ela se solidarizou para trazer coisas do mercado para mim. Sou muito grata”, conta Cassiane de Castro.


“Como estou saindo para trabalhar vou ao mercado para ela, afinal já estou na rua. Em um momento triste como esse, qualquer atitude, por menor que pareça, que ajude o próximo, é válida. Acredito que juntos iremos passar por isso e sairemos mais fortes”, afirma Vanessa Henrique.

E você? Conhece alguma história sobre atos de amor ao próximo nesses tempos de quarentena? Compartilha com a gente! Vamos fazer uma corrente e espalhar o bem!


#açõesquedãoorgulho

25 de Março de 2020 - Calendário vacinal de rotina é suspenso

Por orientação do Ministério da Saúde o calendário vacinal de rotina, foi suspenso em todos os serviços do Sistema Único de Saúde. A medida se dá no intuito de evitar aglomerações, por conta do risco epidemiológico de transmissão do coronavírus.


A recomendação é de que a população atualize a caderneta de vacinação, a partir do dia 16 de abril, data em que as atividades de vacinação de rotina nas unidades devem ser reestabelecidas.


A Secretaria de Saúde de Pinhais informou que neste período devem ser aplicadas as vacinas contra sarampo e febre amarela a todos que se enquadrem no perfil. Já a vacina antirrábica e dupla somente quando houver necessidade.

25 de Março de 2020 - Já verificou seu quintal hoje? Não descuide com a Dengue

Diante do aumento nos casos no Paraná, a Prefeitura de Pinhais alerta para os cuidados a serem tomados para combater a Dengue. De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) nesta terça-feira (24), desde agosto são 57 mortes e 8 se deram apenas na última semana. Em comparação ao boletim anterior, houve um acréscimo de mais de 11 mil casos confirmados da doença.


Em Pinhais, de acordo com a Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, não há casos de dengue autóctones (contraída na cidade onde a pessoa vive), mas o vetor está presente em vários bairros.


A verificação dos quintais se torna ainda mais importante neste momento, afinal os Agentes de Combates às Endemias não estão podendo atuar nas residências. “Pedimos que a população aproveite esse momento de isolamento social e verifiquem seu quintal. Esta consciência é fundamental”, orienta Cristiane da Conceição de Barros, da Gerência de Vigilância Ambiental.


A recomendação é cuidar para não acumular água e eliminar todo tipo de recipiente “A orientação básica é que a população não deixe quaisquer materiais que possam acumular água nas casas e nos quintais. Observe com atenção, por exemplo, pneus velhos, pratos ou vasilhas de plantas, caixas d'água, antenas parabólicas, grades/portões, troncos ocos de árvores, objetos em terrenos baldios, piscinas, vasos sanitários, ralos e demais mobiliários e recipientes”.


Serviço

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Vigilância Ambiental de Pinhais pelo telefone (41) 3912-5396.

25 de Março de 2020 - Pinhais confirma terceiro caso de coronavírus

A Secretaria de Saúde de Pinhais confirmou o terceiro caso de Coronavírus/Covid-19 no município. O paciente testado positivo é um homem de 56 anos, morador do bairro Alphaville, que teve contato com uma pessoa suspeita de estar contaminada em seu local de trabalho, em Curitiba.

Por se tratar de um caso leve, o paciente está em isolamento domiciliar, como determina os protocolos. A Secretaria de Saúde acompanha a situação e tomou todas as medidas preventivas.

Atendimento de Saúde

Em uma tentativa de barrar o avanço da Covid-19 no município, a Prefeitura de Pinhais vem adotando diversas medidas, como fechamento do comércio e orientação à população para o isolamento social. Além disso, foi instalada em frente à Unidade de Pronto Atendimento – UPA, tendas para atender pacientes com sintomas respiratórios.

A Secretaria de Saúde alerta a população que em caso de sintomas do novo Coronavírus, antes procurar um atendimento de saúde, ligue ou envie uma mensagem para 98814-6838 ou 98742-6383. O serviço está disponível das 7h às 19h.

25 de Março de 2020 - Como cuidar da saúde mental estando em casa?

Uma das principais recomendações dos últimos dias é: fique em casa! Mas, para muitos essa tarefa não é tão simples quanto parece, uma vez que estamos acostumados com rotinas agitadas. Os mesmos órgãos de saúde que orientam para a necessidade de estarmos em isolamento social, alertam para o cuidado que precisamos dispensar à saúde mental. Não se sabe ao certo quanto tempo teremos que nos manter assim, então, ocupar o tempo com atividades sadias e positivas é a melhor opção.

Conversamos com a psicóloga do Centro de Especialidades da Secretaria de Saúde de Pinhais, Priscila Al Farah, para entender de que forma podemos manter nossa mente sadia.

Quais as recomendações para manter a mente saudável neste momento?

É importante que as pessoas procurem manter uma rotina, mesmo em casa: procurar estabelecer horários para acordar e ir deitar, horários fixos para as refeições. Evite ficar de pijama o dia todo, vista uma roupa confortável, mas troque-a na hora de dormir. Faça exercícios mesmo em casa e outras atividades que tenha por hábito. A rotina ajuda no equilíbrio emocional.

E não esqueça da sua rotina de higiene pessoal, ela também ajudará você a se sentir melhor. Se possível, aproveite para tomar sol, saia no jardim ou na varanda, ou até mesmo na janela é válido. Assim, você também absorve vitamina D, importante para fortalecer a sua imunidade.

Que tipos de atividades podem ser realizadas por adultos e crianças?

Aproveitar esse momento para realizar atividades que são deixadas de lado na correria do dia a dia, por exemplo, leituras, ouvir sua música preferida com atenção. Tem muitos sites disponibilizando vídeos com exercícios, aulas online. A interação dos pais com os filhos é muito importante para que as crianças não fiquem somente nos jogos eletrônicos e na televisão. Então, brinque com as crianças, jogos de tabuleiro são sempre úteis, leia histórias com eles. Aproveitar esse tempo junto é fundamental para que a criança não tenha a sensação de abandono nesse momento tão crucial.

Também é importante manter o contato social, mesmo distante?

Sim. O contato social reduz o sentimento de solidão e reforça a integralidade do ser humano como todo, reduz o sentimento de abandono e a sensação de ser o único a estar passando por momentos difíceis. E, neste momento, as pessoas devem sim se comunicar por meio de vídeo conferência, contato telefônico ou até mesmo grupos de whatsapp. O contato social, mesmo distante, promove a solidariedade entre as pessoas, o apoio e a ajuda mutua.

Caso alguém entre em pânico, por medo excessivo, ansiedade e outros sintomas, o que deve fazer?

Se a pessoa já faz algum tratamento para Saúde Mental, é muito importante manter contato com seu médico e manter seu esquema de medicação. Existem sites com psicólogos fornecendo ajuda à população quando em momentos de desespero. Entre eles:sites.google.com/view/grupocreare/; psicologosvoluntar.wixsite.com/psivoluntariosce e www.achavedaquestao.com/

Algumas técnicas são indicadas como meditação, ioga, relaxamento. De fato são importantes?

Sim, são muito importantes pois ajudam no controle da ansiedade e do estresse. Se você tem o hábito mantenha, se não, aproveite para tentar. O aumento da ansiedade e consequentemente do estresse, pode levar a uma diminuição da imunidade e com a imunidade baixa as pessoas ficam mais suscetíveis não só ao coronavírus, mas também a uma série de doenças.

Para finalizar, a psicóloga indica uma técnica de controle de ansiedade, intitulada: A.C.A.L.M.E.‐S.E desenvolvida pelo psiquiatra Bernard Rangé.

ACEITE a sua ansiedade. Um dicionário define aceitar como dar “consentimento em receber”. Concorde em receber as suas sensações de ansiedade.

CONTEMPLE as coisas em sua volta. Não fique olhando para dentro de você, observando tudo e cada coisa que você sente.

AJA com sua ansiedade. Aja como se você não estivesse ansioso(a), isto é, funcione com as suas sensações de ansiedade.

LIBERE O AR de seus pulmões, bem devagar! Respire bem devagar, calmamente.

MANTENHA os passos anteriores. Repita cada um passo a passo.

EXAMINE seus pensamentos. Você talvez esteja antecipando coisas catastróficas.

SORRIA, você conseguiu! Você merece todo o seu crédito e todo o seu reconhecimento.

ESPERE o futuro com aceitação. Livre‐se do pensamento mágico de que você terá se livrado definitivamente de sua ansiedade, para sempre.

25 de Março de 2020 - Cartórios do município passam a atender o público por agendamento e pela internet

A Prefeitura de Pinhais publicou nesta terça-feira (24), um novo decreto, nº271/2020, que dá orientações e recomendações para os cartórios que atendem na cidade.

Para prevenir o contágio e a proliferação do Coronavírus, os cartórios deverão adotar algumas medidas para atender o público. Quem precisar de alguns dos serviços, primeiramente, deve entrar em contato com o cartório para receber as orientações.

O Cartório de Registro Civil de Pinhais atua em Regime de Plantão, em atendimento a pedidos urgentes que devem ser agendados, nos casos de óbitos e nascimentos. O local fica na Avenida Camilo de Lellis nº 434, Centro. Os telefones para contato são: 98523-2425 (Rosicler), 98434-8395 (Karina) e 98482-3386 (Lucas).

O Tabelionato de Notas Pinhais atende apenas casos previamente agendados e reputados urgentes, no horário das 11h às 17h. Os demais atendimentos são feitos apenas por telefone (3033-3000) e e-mail (tabelionato@notaspinhais.com.br). O local disponibiliza o atendimento por Whatsapp (98864-5418) e via chat online pelo site: www.tabelionatopinhais.com.br. O local fica na Rua Iolanda Túlio Borba, nº455, Estância Pinhais.

Já o Tabelionato de Protesto de Títulos de Pinhais, devido a portaria nº3320/2020, da Corregedoria Geral da Justiça, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, momentaneamente, suspendeu desde 23 de março, o protesto de novos títulos. Entretanto, as dívidas persistem, porém os títulos não são protestados. Neste momento, o cartório faz somente o serviço de orientação e informações ao público por telefone. O tabelionato fica na Avenida Camilo de Lellis, nº633, Centro, e o telefone para contato é o (41) 3667-3553.

O Cartório de Registro de Imóveis presta o serviço somente mediante prévio agendamento. O público pode marcar o dia e horário para ser atendido pelo site: www.ripinhais.com.br. O local também realiza o atendimento pelos telefones (41) 3033-6323 e (41) 99861-7264 (WhatsApp).

Todas as informações e detalhes das medidas que devem ser tomadas pelos cartórios podem ser acessadas no link.

24 de Março de 2020 - Defesa Civil e Guarda Municipal de Pinhais alertam comerciantes e a população

Nos últimos dias a ação da Guarda Municipal (GM) e da Defesa Civil é de fundamental importância para a população de Pinhais. Além de alertar sobre o perigo do Coronavírus, levando informação e conscientização a todos sobre o atual momento, equipes dessas unidades móveis realizam a fiscalização do comércio no cumprimentos dos Decretos que estabelecem o fechamento de determinados ramos de atividade.

Em um primeiro momento a Defesa Civil orienta o comércio aberto, que não esteja dentro das atividades permitidas de atender o público, para que seja fechado seguindo a determinação. Caso seja descumprida esta solicitação, a Guarda Municipal realiza a fiscalização alertando sobre o perigo do comércio permanecer aberto e não cumprir o Decreto.

Além disso, ambas as equipes, tanto da Guarda Municipal como da Defesa Civil, realizam orientações à população sobre os riscos gerados pelo Coronavírus e da importância de ficar em casa, saindo somente em caso de extrema necessidade.

“O momento é de muita preocupação de nós gestores, então orientar a população sobre os perigos do vírus e solicitar para aqueles que podem não sair de casa, é uma das várias ações que realizamos atualmente”, destaca a prefeita de Pinhais, Marli Paulino. “Sabemos como é difícil este momento para todos, mas temos certeza de que cumprindo todas as determinações, logo toda a situação estará normalizada e retornaremos as nossas atividades com tranquilidade”, finaliza.

24 de Março de 2020 - Alimentos são entregues a famílias em vulnerabilidade social de Pinhais

Como forma de auxiliar as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e que também precisam estar em casa, a Prefeitura de Pinhais, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social, realiza a distribuição de alimentos.

A Secretaria de Educação de Pinhais está fazendo a entrega dos kits da alimentação escolar referente às merendas para alguns alunos da rede municipal. Neste primeiro momento, foram selecionadas pelas unidades de ensino cerca de 300 famílias, as quais recebem os mantimentos em casa. A decisão, bem como a seleção dos alunos, está respaldada pelo Ministério Público.

Já a Secretaria de Assistência Social realiza o atendimento de acordo com os cadastros já existentes, ou seja, famílias que possuem o CadÚnico e são beneficiárias de programas sociais, as quais são atendidas nos serviços deste setor.

Ambas as secretarias explicam que este é um recurso disponível para estes grupos, visto que não há como atender outras demandas. “Nós compreendemos que este é um momento delicado, em que muitas pessoas necessitam de aporte, porém, não é possível oferecer a cesta para todas as famílias. Portanto, partimos para critérios sociais que nos indicam quais são as mais necessitadas”, explica a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista da Silva Duarte.

Além disso, o Governo do Estado determinou a entrega dos alimentos perecíveis e não perecíveis às escolas para estudantes regularmente matriculados e beneficiários do Programa Bolsa Família e/ou em situação de vulnerabilidade social. Com isso, alunos da rede estadual de ensino de Pinhais também podem ser beneficiados, se estiverem nos critérios de seleção. As unidades de ensino entram em contato com cada família para comunicar como retirar.

24 de Março de 2020 - Prefeitura de Pinhais instala tendas na área externa da UPA

A Secretaria de Saúde de Pinhais, juntamente com o Instituto Nacional de Ciências da Saúde - INCS, que administra a Unidade de Pronto Atendimento - UPA, adotou mudanças no fluxo de atendimento da unidade para atender pacientes com casos suspeitos de Coronavírus.

Para isso, a Secretaria de Saúde instalou tendas na área externa da UPA, para receber pacientes com sintomas respiratórios. De acordo com o diretor técnico da unidade, Dr. Anthony Augusto Carmona, os pacientes serão atendidos pelo sistema Fast Track, que é uma ferramenta de fluxo rápido de triagem e atendimento. “O objetivo é separar casos suspeitos de não suspeitos e evitar uma maior contaminação pelo Coronavírus. Teremos um agente de fluxo com medidor infravermelho para verificar a temperatura e quem apresentar febre ou qualquer dos sintomas gripal, como corisa, cefaleia, falta de ar ou tosse seca irá direto para a tenda”, explicou.

Em casos graves ou moderados, os pacientes saem da tenda e vão direto para dentro da UPA, em um espaço destinado a atender casos de Covid-19, seguindo os protocolos. Casos leves serão medicados e será solicitado o isolamento domiciliar do paciente.

Atendimento

A prefeitura de Pinhais disponibilizou dois canais de atendimento para pacientes com sintomas do novo Coronavírus. A orientação é de que, caso esteja com os sintomas, fique em casa e entre em contato pelos telefones 98814-6838 ou 98742-5383.

24 de Março de 2020 - Departamento de Regularização Fundiária atenderá exclusivamente via telefone e e-mail

Conforme orientação municipal normatizada pelo decreto 250/2020, que dispõe sobre as medidas temporárias de prevenção ao contágio do Coronavírus, a equipe do Departamento de Regularização Fundiária também atenderá exclusivamente via telefone e e-mail.

Portanto, o morador de Pinhais que necessitar dos serviços, pode entrar em contato por meio dos seguintes telefones e e-mails:

Thaliton Morais: (41) 3912 5287 thaliton.morais@pinhais.pr.gov.br

Paulo Leal: (41) 3912 5287 paulo.leal@pinhais.pr.gov.br

Marcela Zen: (41) 3912 5096 marcela.zen@pinhais.pr.gov.br

Sobre o Departamento de Regularização Fundiária (DEREF)

Compete ao Departamento de Regularização Fundiária promover as políticas de regularização fundiária em imóveis de propriedade pública ou privada. Além disso, também trabalha para propor a destinação compatível de áreas ociosas ou ocupadas irregularmente, bem como executar ações necessárias para operacionalização do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS).

24 de Março de 2020 - Mudanças no atendimento da Secretaria de Urbanismo

A Secretaria de Urbanismo (Semur) de Pinhais informa que em atendimento ao decreto municipal 250/2020, que dispõe sobre as medidas temporárias de prevenção ao contágio do Coronavírus, alguns atendimentos estão sendo realizados apenas por telefone. Confira abaixo os contatos disponibilizados pela Semur:

- Departamento de Urbanismo – urbanismo@pinhais.pr.gov.br

- Aprovação de Projetos, Alvará de construção, regularizações de edificações e demolições – 3912-5174 e 3912-5173

- CVCO, CVCD e Plantão técnico – 3912-5175

- Autorização para ligação de energia, luz, água; Guia Amarela; Certidão de Confrontantes; Consulta Branca; Consulta de Protocolos – 3912-5676

- Consulta Comercial – Guia Azul – 3912-5142

- Taxi, Transporte Escolar e Certidão IAP – 3912-5155

- Processo Obra Irregular, Denúncia e Fiscalização de Obras e Ambulantes – 3912-5164

24 de Março de 2020 - Atendimento Conselho Tutelar

A partir de hoje (24), o Conselho Tutelar de Pinhais passa a atender preferencialmente via telefone. Caso seja necessário atendimento presencial, é preciso adotar medidas preventivas, como higienizar as mãos antes e depois dos atendimentos, assegurar distancia mínima de um metro entre as pessoas. Além disso, o órgão deve organizar e adequar as rotinas administrativas internas de trabalho de modo que as atividades não sejam descontinuidade.

Serviço:

O conselho tutelar disponibiliza dois telefones 99206-3661 e 99206-3657

24 de Março de 2020 - Secretaria de Assistência Social de Pinhais atende demandas sociais emergenciais

A Secretaria de Assistência Social (Semas) de Pinhais informa que em atendimento ao decreto municipal 250/2020, que dispõe sobre as medidas temporárias de prevenção ao contágio do Coronavírus, todas as atividades socioeducativas, eventos e grupos de convivência estão suspensos. Porém, a Semas não deixará de atender as demandas sociais e toma todas as precauções possíveis para conter o agravamento da situação.

Os atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) não sofreram interrupções e são prestados por telefone, presencialmente por agendamento e sob regime de plantão as demandas sociais emergenciais. O atendimento nesses locais será em grande maioria por telefone, evitando assim contato e aglomeração.

Para as demais demandas sociais está disponível o atendimento pelo telefone do Cras de cada região do município. O atendimento de proteção especializada será realizado pelo Creas pelo telefone (41) 3912-5218.

O Departamento de Assistência Judiciária Gratuita está atendendo pelo telefone (41) 3912-5638.

Também há uma estratégia de atendimento das pessoas em situação de rua. “Estas pessoas receberão orientações da equipe de abordagem social em relação à importância da higienização. Será dada a opção de serem encaminhadas para um local onde será feito o acolhimento”, explica a Secretária de Assistência Social, Rosângela Batista Duarte.

Estão temporariamente fechados os espaços de convivência Centro da Juventude, Centro de Convivência do Idoso (CCI) e Núcleo de Convivência Familiar Norte.

Bolsa Família e Cadastro Único

O atendimento de novos Cadastros Únicos e atualizações cadastrais está temporariamente suspenso, conforme Portaria 335/2020 do Ministério da Cidadania, as situações de bloqueio e cancelamento de benefícios sociais serão atendidas pelo telefone: 41-3912-5225.

Serviço

Mais informações pelo telefone: 3912-5216 ou pelo email: assistenciasocial@pinhais.pr.gov.br

CRAS Leste Rua Leila Diniz, 361, Maria Antonieta. Telefones: 3912-5223 e 98709-9474.

CRAS Norte Rua Nilo Peçanha, 502, Jardim Amélia. Telefones: 3912-5627 e 98781-0570.

CRAS Sul Rua Rio Trombetas, 828, Weissópolis. Telefones: 3912-5613 e 98792-5001.

CRAS Oeste Rua Antonio Taborda Ribas, 116, Atuba. Telefones: 3912-5628 e 98786-8760

CREAS Rua 7 de Setembro, 205, Centro. Telefones: 3912-5218 e 99206-3843

Departamento de Assistência Judiciária Gratuita telefone (41) 3912-5638.

Doações

Telefone: 3912-5210

23 de Março de 2020 - Decreto estabelece medidas para o setor industrial e da construção civil

Considerando a declaração de emergência em saúde pública, de importância internacional pela Organização Mundial de Saúde, a Prefeitura de Pinhais estabeleceu nesta segunda-feira (23), um novo decreto, 269/2020. O documento faz algumas recomendações aos setores industrial e da construção civil. Acompanhe alguns pontos:

  • A empresa deve disponibilizar álcool em gel 70% nas entradas do estabelecimento e em lugares de fácil acesso;

  • Orienta-se a limitar o número de empregados em locais fechados e ampliar a ventilação dos ambientes;

  • Para evitar aglomerações e reduzir o contato, podem-se alterar jornadas de trabalho, permitir trabalho remoto, sistemas de escalas e revezamento de turnos;

  • Dispensar o empregado que apresente febre ou sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta, entre outros sintomas) e aqueles que integram o grupo de risco, especialmente aqueles acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas, ainda que sem a apresentação do respectivo atestado médico;

  • Organizar no local de trabalho, o distanciamento seguro entre os empregados, na razão de dois metros a fim de evitar o risco de contaminação;

  • Se possível, interromper as atividades por um período de tempo, concedendo férias coletivas aos seus empregados;

  • Realizar a higienização no início e durante o período das atividades, dos equipamentos, pisos e banheiros;

  • Manter os locais de circulação e áreas comuns com sistemas de ar condicionados limpos (filtros e dutos) e manter janela aberta contribuindo para a circulação do ar;

  • Oferecer material de higiene e instrumentos adequados a execução do serviço, orientando seus empregados;

  • Fazer a triagem dos empregados que se encontram e grupo de risco para avaliar necessidade de suspensão da atividade laborativa.

"Pinhais é um município com um elevado número de empresas e indústrias e sabemos que grande parte não pode parar sua produção. Um exemplo disso, é que aqui em Pinhais temos diversas empresas que produzem insumos e produtos para área médica, muito importante neste momento. Então, precisamos tomar medidas preventivas para garantir a saúde dos trabalhadores que não podem ficar em casa neste momento. Este decreto traz diversas orientações que as indústrias devem tomar para evitar a disseminação do Coronavírus", salientou a prefeita de Pinhais Marli Paulino.

O documento está disponível no link

Serviço

A Prefeitura de Pinhais disponibilizou em seu site uma página com todas as informações sobre as medidas e ações que o município está tomando para conter o Coronavírus. Para mais detalhes e informações, acesse www.pinhais.pr.gov.br/coronavirus.

23 de Março de 2020 - Prefeitura de Pinhais alerta para os perigos na disseminação de notícias falsas sobre Coronavírus

Em um momento tão sério pelo qual o mundo está passando com a pandemia do Coronavírus, mais do que nunca é importante que a população esteja alerta para evitar a disseminação de notícias falsas. Para tanto, é importante que as pessoas busquem fontes de informações confiáveis, como sites e redes sociais oficiais.

Em Pinhais, os canais de atendimento oficiais disponibilizam informações de relevância que ajudam no combate à doença e também na divulgação de normas de conduta que devem ser adotadas diante desta crise.

Em caso de sintomas do novo Coronavírus, antes de ir a uma Unidade de Saúde da Família, a população pode entrar em contato telefônico ou por mensagens pelos seguintes números: (41) 98814-6838 ou (41) 98742-6383. O serviço está disponível das 7h às 19h.

Neste sentido, o Ministério da Saúde também disponibilizou um canal para que a população envie mensagens que serão verificadas por técnicos e posteriormente classificadas como notícia verdadeira ou falsa. De acordo com o ministério, qualquer cidadão pode enviar mensagens com imagens ou textos para confirmar se a informação procede, antes de compartilhar. O número é (61) 99289-4640.

23 de Março de 2020 - Saiba como fica a prestação de serviços do meio ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente (Semma) informa sobre a prestação de serviços neste momento, visto a declaração de emergência em saúde pública, decretada pela Organização Mundial de Saúde. Alguns serviços estão suspensos temporariamente como forma de prevenção ao contágio pelo Coronavírus (COVID-19). Os serviços da Semma serão efetuados da seguinte maneira:

- Coleta de carcaças – 3912-5237

- Coleta de resíduos verdes – 3912-5237

- Corte e poda de árvores (somente casos emergenciais) – 3912-5235

- Fiscalização e denúncias (somente casos emergenciais) – 3912-5236

- Licenciamento Ambiental – 3912-5775

- Atendimento de animais de rua doentes e/ou feridos – 3912-5705 / 3912-5707

- Complexo Cerimonial (sepultamentos e cremações) – 3912-5623 / 3912-5624

- Denúncias de maus tratos animais (somente casos emergenciais) – diretamente pelo telefone 181

Serviços temporariamente cancelados

- Coleta de Madeira, Inservíveis e Eletrônicos

- Entrega de Resíduos no pátio da Secretaria de Meio Ambiente

- Limpeza de Sarjetas e Meio-fio

- Paisagismo

- Corte e Poda de Árvores

- Doação de Mudas

- Castração

- Horto Municipal – atendimento ao público, visitação e doação de mudas

- Atendimentos presenciais no Complexo Cerimonial – informações e agendamentos de procedimentos de exumação, traslados internos e externos, cremação particular e visitas.

A Semma também informou que os protocolos já abertos serão atendidos logo que possível, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Já a coleta de material reciclável está suspensa, considerando que o material reciclável é um dos mais suscetíveis à contaminação e sua triagem é realizada por pessoas em situação de vulnerabilidade social que não devem estar aglomeradas ou exposta aos riscos. Esses materiais serão coletados pelos caminhões da coleta de resíduos domiciliares. Por isso, os resíduos recicláveis serão coletados juntamente com os resíduos orgânicos domiciliares e enviados ao Aterro Sanitário como medida emergencial.

Cabe também ressaltar que as exumações e traslados agendados para as próximas semanas do Complexo Cerimonial serão remarcadas posteriormente.

23 de Março de 2020 - Pinhais suspende coleta de resíduos recicláveis

Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e como medida temporária de prevenção ao contágio do novo Coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Meio Ambiente suspendeu por tempo indeterminado a coleta de resíduos recicláveis.

Os resíduos recicláveis deverão ser disponibilizados juntamente com os da coleta de resíduos orgânicos domiciliares e encaminhados para o Aterro Sanitário como medida emergencial.

Tal medida se deve ao fato de que os resíduos recicláveis são suscetíveis à contaminação e a triagem é realizada por pessoas em situação de vulnerabilidade social que não devem estar aglomeradas ou expostas aos riscos da contaminação.

Orientações para a disponibilização do lixo

Em casos de pacientes com confirmação de Coronavírus, os resíduos produzidos por quem está em isolamento no domicílio e por quem lhe prestar assistência devem ser:

  • Separados, colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis;

  • Fechados com lacre ou nó quando o saco tiver até ⅔ (dois terços) de sua capacidade;

  • Introduzido o saco em outro saco limpo, resistente e descartáveis de modo que os resíduos fiquem acondicionados em sacos duplos;

  • Fechado e identificado, de modo a não causar problemas para os coletores de resíduos ou para o meio ambiente;

  • Encaminhado normalmente para a coleta de resíduos urbanos;

  • Se o paciente estiver em condomínio, necessário informar ao síndico ou responsável pelas medidas de segurança e higiene do coletor ou funcionário destinado à função.

Serviço

Dúvidas a respeito da coleta podem ser esclarecidas pelo telefone: 3912-5237 ou 3912-5694.

23 de Março de 2020 - Principais medidas adotadas por Pinhais para conter o novo Coronavírus

Diante do grande desafio que estamos vivendo por conta do novo Coronavírus, a Prefeitura de Pinhais vem adotando medidas no sentido de conter a Covid-19. Aqui apresentamos as ações tomadas até o momento pela administração municipal.

12 de março - Reunião para discutir o enfrentamento

No dia 12 de março, a prefeita Marli Paulino convocou parte do secretariado municipal para debater sobre a pandemia para falar sobre sintomas e os cuidados que já deveriam ser adotados. Já no dia 16 uma reunião emergencial foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para falar sobre as preventivas medidas à transmissão do Coronavírus como suspensão de atividades.

16 de março - Primeiro caso

No dia 16 de março, a Prefeitura de Pinhais informa o primeiro caso Coronavírus em Pinhais. O paciente de 27 anos foi diagnosticado por meio de exame realizado em laboratório particular e a Secretaria de Saúde do município acompanha o caso. O paciente está em isolamento domiciliar e a família já foi submetida a exames para verificar uma possível contaminação.

17 de março - Decreto 250/2020

Publicado no dia 17 de março em Diário Oficial do Município, o Decreto 250/2020 estabelece medidas temporárias de prevenção, as quais poderão ser reavaliadas a qualquer momento. Alguns pontos abordados no documento foram: a suspensão de qualquer atividade com aglomeração acima de 20 pessoas, dispensa dos servidores e estagiários lotados nas unidades de ensino e CMEIs; antecipação do recesso escolar de julho/dezembro de 2020; autorização à Secretaria Municipal de Finanças o contingenciamento do orçamento para que os esforços financeiro-orçamentário sejam redirecionados para a prevenção e combate do COVID-19; dentre outras determinações.

17 de março - Aulas e atividades suspensas

As aulas da rede municipal de ensino foram mantidas até a última quinta-feira (19), com presença facultativa. A partir desta segunda-feira, dia 23 de março, estão suspensas as aulas por tempo indeterminado.

Também como forma de prevenir a transmissão e, em atendimento das orientações do Ministério da Saúde para que aglomerações sejam evitadas, foram cancelados os eventos que iriam fechar a programação de aniversário do município. Assim como eventos, atividades esportivas e de lazer estão suspensos em atendimento ao Decreto 250/20.

18 de março - Reforço nas orientações às empresas locais

O Decreto 263/2020, válido a partir do dia 18, traz recomendações a todas as empresas do município, indústria, comércio ou de serviços. Entre as orientações estão que realizar os trabalhos em forma de revezamento; dispensar de imediato o empregado que apresente febre ou sintomas respiratórios, ou outros sintomas compatíveis com o COVID-19, bem como aquele integrante do grupo de risco; atendimento mantendo o distanciamento seguro para evitar o risco de contaminação; se possível, interromper as atividades por um período de tempo, dando férias coletivas aos seus empregados; além, é claro, de higienizar constantemente os locais de uso comum.

18 de março - Recomendações e ações da Saúde

A Semsa orienta a população que só procure as unidades de saúde da família em casos de extrema necessidade, também para evitar aglomerações, especialmente em locais em que há maior exposição.

Foi disponibilizado um canal exclusivo para sanar dúvidas sobre Coronavírus para a população de Pinhais, por meio dos números (41) 98814-6838 e (41) 98742-6383, todos os dias das 7h às 19h. Serão atendidas tanto ligações como mensagens via Whatsapp.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza), iniciada nesta segunda-feira (23), atenderá primeiramente idosos e trabalhadores da área de saúde, por estarem no grupo prioritário, em quadras cobertas com ambientes abertos, e atendendo todos os protocolos de saúde recomendados.

Com a #fiqueemcasa, os profissionais da saúde fazem campanha via redes sociais para reforçar o isolamento social como principal medidas de contenção. Em resposta, se formou uma corrente como forma de solidariedade a estes profissionais que estão na linha de frente no combate à essa pandemia do Coronavírus e estão se esforçando ao máximo para enfrentar e vencer esta batalha.

19 de março - Atendimentos não presenciais e limitados

Desde quinta-feira (19), os postos de atendimento do Detran, Junta Militar, Ouvidoria Geral e Ouvidoria da Saúde estão fechados para evitar aglomerações. Assim, como Agência do Trabalhador, Sala e Banco do Empreendedor, Consulta Comercial, Centro de Empreendedorismo e Artesanato (CEART) e Departamento de Eventos e Turismo. No site da Prefeitura é possível consultar quais os meios de contato com estes setores.

Já o Armazém da Família fará por tempo indeterminado o atendimento limitando o acesso de no máximo duas pessoas de cada cadastro, com o limite de 20 pessoas fazendo compras no ambiente.

20 de março – Fechamento de espaços públicos: parques e praças

Para evitar a aglomeração de pessoas em espaços públicos, seguindo recomendações de órgãos de saúde, desde o dia 20 de março, parques, bosques e praças do município estão fechados por tempo indeterminado.

21 de março – Decreto fecha comércios e serviços

A Prefeitura de Pinhais também precisou endurecer as medidas de prevenção contra o Coronavírus. Com isso, desde o último domingo (22), os comércios e serviços devem ser fechados por sete dias, podendo ser prorrogado por mais sete dias. Fica autorizado apenas serviços essenciais e comércios que trabalhem com delivery, como contido no decreto 267/2020.

“Visto a declaração de emergência em saúde pública, decretada pela Organização Mundial de Saúde e também a portaria do Ministério da Saúde, que declarou a transmissão comunitária em todo território nacional, nós tomamos outras medidas que julgamos necessárias para evitar a proliferação do Coronavírus”, salientou a prefeita, Marli Paulino.

22 de março - Novo caso de Coronavírus é confirmado em Pinhais

A Secretaria de Saúde de Pinhais confirmou o segundo caso de Coronavírus/Covid-19 no município, no último dia 22. O paciente testado positivo é um homem de 37 anos, morador do bairro Vargem Grande, que teve contato com outra pessoa infectada. O início dos sintomas foi no dia 15 de março e por se tratar de um caso leve, o paciente está em isolamento domiciliar.

23 de março – Decreto de orientação às indústrias e aos serviços de construção civil

Publicado nesta segunda-feira (23), o Decreto 268/2020 recomenda às indústrias e aos serviços de construção civil do município diversas medidas a serem adotadas com vistas a manter os trabalhadores e empregadores protegidos neste momento de pandemia, reforçando os protocolos de saúde e higiene.

Serviço

Todas as informações de utilidade pública sobre como a Prefeitura está agindo para contribuir com esta grande força tarefa, estão disponíveis no site da Prefeitura de Pinhais (www.pinhais.pr.gov.br/coronavirus), em link que reúne os materiais e documentos oficiais a respeito do tema.

22 de Março de 2020 - Novo caso de Coronavírus é confirmado em Pinhais

A Secretaria de Saúde de Pinhais confirmou o segundo caso de Coronavírus/Covid-19 no município. O paciente testado positivo é um homem de 37 anos, morador do bairro Vargem Grande, que teve contato com outra pessoa infectada.

O início dos sintomas foi no dia 15 de março e por se tratar de um caso leve, o paciente está em isolamento domiciliar. “Estamos acompanhando o caso e seguindo todos os protocolos. Já tomamos todas as medidas preventivas, bem como o isolamento do restante da família”, informou a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho.

A Secretaria de Saúde também informou que outro caso suspeito foi descartado, a de um familiar do primeiro paciente infectado do município. Com esses novos resultados, sobe para dois o número de casos confirmados de Coronavírus em Pinhais, 17 aguardam o resultado dos exames e um caso foi descartado.

Ações

A prefeitura de Pinhais endureceu as medidas de prevenção para conter a disseminação do vírus. A partir deste domingo (22), a prefeitura decretou o fechamento de comércios e serviços por sete dias, podendo ser prorrogado por mais sete dias. Fica autorizado apenas serviços essenciais e comércios que trabalhem com delivery, como contido no decreto 267/2020.

Atendimento de Saúde

A prefeitura de Pinhais alerta a população que em caso de sintomas do novo Coronavírus, antes de ir à uma Unidade de Saúde, ligue ou passe uma mensagem para (41) 98814-6838 ou (41) 98742-6383. O serviço está disponível das 7h às 19h.

21 de março de 2020 - Onde procuro ajuda?

É importante salientar que antes de ir à Unidade de Saúde, procure orientações:


Ligue ou passe um whats para um dos números, no horário das 7h às 19h:


(41) 98814-6838 ou (41) 98742-6383, informe seus sintomas e aguarde as orientações do profissional.



21 de março de 2020 - Prefeitura de Pinhais endurece medidas de prevenção contra o Coronavírus

Neste sábado, a prefeita Marli Paulino decretou medidas mais duras para prevenção do Coronavírus em Pinhais. “Visto a declaração de emergência em saúde pública, decretada pela Organização Mundial de Saúde e também a portaria do Ministério da Saúde, que declarou a transmissão comunitária em todo território nacional, no dia 20 de março de 2020, nós tomamos outras medidas que julgamos necessárias para evitar a proliferação do Coronavírus”, salientou a Prefeita.

A medida prevê o fechamento do comércio a partir das 00h deste domingo, (22) e é válida por sete dias, podendo ser prorrogada por mais sete dias. Fica autorizado apenas o funcionamento do comércio em geral, varejista e atacadista, como no caso de restaurantes e lanchonetes, desde que trabalhem exclusivamente com entrega delivery.

Ficam mantidas as atividades essenciais, como serviços de saúde, assistência médica e hospitalar, distribuição de medicamentos, postos de combustíveis, mercados, lojas de produtos de limpeza e higiene, serviços de telecomunicações, imprensa, segurança pública e privada, captação e tratamento de esgoto e lixo, tratamento e abastecimento de água, oficinas mecânicas, clínicas veterinárias e serviços funerários.

Os estabelecimentos, que pelo decreto, podem manter suas atividades, devem tomar as medidas de prevenção, bem como higienização dos espaços, manter distância segura e evitar ao máximo a aglomeração de pessoas.

O não cumprimento do decreto ou das medidas estabelecidas será considerado infração à legislação municipal e estará sujeita a penalidades e sanções aplicadas.

“Sabemos que as medidas podem ser amargas neste momento, mas quanto mais cedo nos afastarmos, mais cedo nos abraçaremos. Então pedimos a todos que fiquem em casa, adotem as medidas de higiene e façam sua parte no combate a este vírus”, finalizou a Prefeita Marli Paulino.

Confira aqui o decreto na íntegra:

DECRETO Nº 267/2020

"Estabelece medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19) considerando a classificação de pandemia pela Organização Mundial De Saúde (OMS).

Considerando a Declaração de Emergência em Saúde Pública, de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde em 30 de janeiro de 2020;

Considerando que a classificação da situação mundial do Novo Coronavírus como pandemia significa o risco potencial de a doença infecciosa atingir a população mundial de forma simultânea, não se limitando a locais que já tenham sido identificadas como de transmissão interna;

Considerando que esse evento, está sendo observado em outros países, e que a investigação local, demanda uma resposta coordenada das ações de saúde de competência da vigilância e atenção à saúde;

Considerando a necessidade de se estabelecer um plano de resposta, a esse evento, e também para estabelecer a estratégia de acompanhamento, aos nacionais e estrangeiros, que ingressarem no país, e que se enquadrarem nas definições de suspeitos, e confirmados para Infecção Humana pelo Coronavírus - COVID-19;

Considerando que a situação demanda o emprego urgente, de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública,

A PREFEITA MUNICIPAL DE PINHAIS, no uso da atribuição que lhe confere o art. 58, inciso V da Lei Orgânica,

D E C R E T A:

Art. 1º Fica determinada a suspensão pelo prazo de 7 (sete) dias corridos, prorrogáveis por mais 7 (sete) dias, a partir de 22 de março de 2020, os seguintes estabelecimentos e ramos de atividades:

I – shoppings Centers, galerias, conjuntos comerciais e similares;

II – lojas do comércio em geral e serviços;

III – casas noturnas;

IV – restaurantes, bares, pubs e lanchonetes;

V – tabacarias, lounges, boates e similares;

VI – clubes, associações recreativas e similares;

VII – academias de ginástica, natação e/ou de esportes em geral;

VIII – salões de Festas e playgrounds;

IX – cultos e atividades religiosas;

X – salões de beleza, clínicas estéticas e similares;

XI – autoescolas;

XII – escolas de música, línguas e congêneres;

XIII – demais atividades e serviços que possam reunir e aglomerar grupos de pessoas.

1º Fica autorizado o funcionamento do comércio em geral, varejista e atacadista, incluindo-se bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos congêneres exclusivamente para atendimento de serviço de entrega (delivery).

2º Ficam excetuados da suspensão prevista no inciso XIII, deste artigo, os bancos e cooperativas de crédito, desde que adotadas as seguintes providências:

I – os processos internos devem ser realizados preferencialmente por teletrabalho, sendo que na sua impossibilidade deve ser respeitada a distância mínima de 02 (dois) metros entre os pontos de trabalho;

II – seja dada preferência ao atendimento eletrônico evitando-se, naquilo que for possível, o atendimento presencial;

III – limitação do número de pessoas aguardando atendimento, mediante prévia distribuição de senhas, de forma a garantir que aguarde em fila apenas as pessoas que puderem ser atendidas, em no máximo, 20 (vinte) minutos e respeitando a distância mínima de 2 (dois) metros entre as pessoas.

Art. 2º Ficam mantidas as atividades essenciais, assim consideradas:

I – serviços de saúde, assistência médica e hospitalar;

II – distribuição de medicamentos e gêneros alimentícios, tais como: farmácias, açougues, padarias, peixarias, frutarias, mercearias, mercados, supermercados e lojas de produtos de limpeza e higiene;

III – geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e gás;

IV – postos de combustíveis e lojas de conveniências, esta última com acesso controlado e sem consumo no local;

V – tratamento e abastecimento de água;

VI – captação e tratamento de esgoto e lixo;

VII – serviços de telecomunicações e imprensa;

VIII – segurança pública e privada;

IX – serviços funerários;

X – clínicas veterinárias e lojas de suprimentos animal (alimentos e medicamentos);

XI – oficinas mecânicas de serviços de guincho.

1º Os estabelecimentos e atividades previstas no caput deste artigo, deverão adotar as seguintes medidas cumulativamente:

I - disponibilizar na entrada do estabelecimento e em outros lugares estratégicos de fácil acesso, álcool gel 70% para utilização de funcionários e clientes;

II - higienizar, quando do início das atividades e após cada uso, durante o período de funcionamento, as superfícies de toque (carrinhos, cestos, cadeiras, maçanetas, corrimão, mesas e bancadas), preferencialmente com álcool gel 70%;

III - higienizar quando do início das atividades e durante o período de funcionamento, com intervalo máximo de 3 (três) horas, os pisos e banheiros, preferencialmente com água sanitária;

IV - manter locais de circulação e áreas comuns com os sistemas de ar condicionados limpos (filtros e dutos) e, obrigatoriamente, manter pelo menos uma janela externa aberta ou qualquer outra abertura, contribuindo para a renovação de ar;

V - manter disponível kit completo de higiene de mãos nos sanitários de clientes e funcionários, utilizando sabonete líquido, álcool gel 70% e toalhas de papel não reciclado;

VI - fazer a utilização, se necessário, do uso de senhas ou outro sistema eficaz, a fim de evitar a aglomeração de pessoas dentro do estabelecimento aguardando atendimento.

Art. 3º No caso específico de aumento injustificado de preços de produtos de combate e proteção ao COVID-19, será cassado, como medida cautelar prevista no parágrafo único do artigo 56, da Lei Federal nº 8.078, de 1990 (Código de Defesa do Consumidor), o Alvará de Funcionamento de estabelecimentos que incorrerem em práticas abusivas ao Direito do Consumidor, desde que devidamente comprovadas.

Parágrafo único. A penalidade prescrita no caput deste artigo será imposta sem embargo de outras previstas na legislação.

Art. 4º O não cumprimento de quaisquer das medidas estabelecidas no presente Decreto, caracterizar-se-á como infração à legislação municipal e sujeitará o infrator às penalidades e sanções aplicáveis, bem como posterior comunicação ao Ministério Público do Estado Paraná.

Art. 5º As medidas previstas neste Decreto poderão ser reavaliadas a qualquer tempo.

Art. 6º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação e vigorará enquanto perdurar o estado de emergência nacional pelo COVID-19.

Pinhais, 21 de março de 2020.

19 de Março de 2020 - Parques, bosques e praças de Pinhais estarão fechados a partir desta sexta-feira

Uma nova medida foi adotada pela Prefeitura de Pinhais para evitar a aglomeração de pessoas em espaços públicos, seguindo recomendações de órgãos de saúde. A partir desta sexta-feira (20), parques, bosques e praças do município serão fechados por tempo indeterminado.

A decisão está entre as ações que visam evitar a propagação do contágio pela Convid-19. Com isso, o Parque das Águas, ParCão, os dois Bosques, academias ao ar livre e praças, seguem fechados ao público.

O isolamento social está entre as principais medidas de contenção, portanto, mesmo que estes ambientes sejam abertos, há um grande número de frequentadores. Ainda, fechá-los não deve ser visto como prejuízo neste período, uma vez que a ideia central é que nos desloquemos de nossas casas somente em casos de extrema necessidade.

Reforçamos que este é um momento em que toda a sociedade precisa estar unida para vencer esta pandemia. Com isso, a Prefeitura de Pinhais segue adotando medidas no sentido de contribuir para tão em breve este problema esteja cessado.

19 de Março de 2020 - Secretaria de Desenvolvimento Econômico também realizará atendimentos não presenciais

A partir da próxima segunda-feira (23) os atendimentos prestados à população de Pinhais pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico também serão realizados de maneira não presencial. A decisão foi tomada para evitar a reunião de pessoas, tendo em vista a pandemia pelo Coronavírus.

Confira quais canais estarão disponíveis em cada departamento:

Departamento de Agricultura e Abastecimento

Armazém da Família

Fará por tempo indeterminado o atendimento limitando o acesso de no máximo duas pessoas de cada cadastro, com o limite de 20 pessoas fazendo compras no ambiente da loja. Recomenda-se que idosos fiquem em casa. Neste momento, será permitido o acesso de cadastrados na situação de acompanhantes sem a presença dos titulares do cadastro.

A partir do dia 23 de março, o atendimento no cadastro do Armazém da Família para o projeto Horta no Quintal de Casa, cadastros e renovações do Armazém da Família de Pinhais serão realizados mediante agendamento pelo telefone 3912-5782.

O esclarecimento de dúvidas em relação a normas técnicas realizado aos comerciantes pelo Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM POA) será feito apenas pelo telefone 3912-5176 por tempo indeterminado.

Departamento de Geração de Empregos e Renda

Agência do Trabalhador

Lembramos que, a partir desta quinta-feira (19) o atendimento presencial na Agência do Trabalhador está suspenso. Para informações sobre vagas, o trabalhador pode obter o atendimento pelas plataformas digitais, como pelo Aplicativo SINE Fácil, CTPS Digital e a página http://empregabrasil.mte.gov.br. Já a habilitação ao seguro desemprego poderá ser feita pelo app Carteira Digital de Trabalho ou no portal http://empregabrasil.mte.gov.br ou ainda no www.gov.br/trabalho.

Em caso de e dúvidas entre em contato pelo telefone 3912-5688 ou nos seguintes e-mails: agencia.trabalhador@pinhaispr.gov.br ou agenciapinhais@gmail.com.

Departamento de Indústria e Comércio

Sala do Empreendedor

Atendimentos pelos telefones: 3912-5683 ou 99124-7197 (WhatsApp). E-mail: saladoempreendedor@pinhais.pr.gov.br

Consulta Comercial

Atendimentos pelos telefones: 3912-5651 ou 99124-7197(WhatsApp). E-mail: consulta.comercial@pinhais.pr.gov.br

Banco do Empreendedor

Atendimentos pelos telefones:3912-5647/ 99206-4160 ou 99124-7197 (WhatsApp). E-mail: aroldobb@pinhais.pr.gov.br ou katreen.marcal@pinhais.pr.gov.br

Departamento de Eventos e Turismo

Atendimentos serão realizados exclusivamente via WhatsApp ou por ligações telefônicas pelos números : 9888-4889, 3912-5091 ou 3912-5634.

Informações e dúvidas podem ser enviadas para os e-mails:

eventos@pinhais.pr.gov.br;turismo@pinhais.pr.gov.br; feiras@pinhais.pr.gov.br

Centro de Empreendedorismo e Artesanato (CEART)

Telefone 3912-5826 e e-mail: ceart@pinhais.pr.gov.br.

19 de Março de 2020 - Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer suspende atividades esportivas e de lazer

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel) informa que todos os eventos e atividades esportivas e de lazer estão suspensos em atendimento ao Decreto 250/20 que dispõe sobre as medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus.

As aulas de ginástica ou iniciação esportiva estão suspensas desde a última quinta-feira (18), com previsão de retorno para o dia 13 de abril. A suspensão também vale para todos os eventos de lazer e competições esportivas, neste caso por tempo indeterminado.

Além disso, a utilização dos espaços esportivos (campos de futebol, quadras e ginásios) para jogos e/ou eventos está proibida.

O retorno dos eventos e competições ocorrerá em momento oportuno e será divulgado por meio do site da Prefeitura de Pinhais. A Semel reforça que esta fase deve ser de responsabilidade e união entre toda a sociedade, a fim da preservação da saúde e do bem comum.

Serviço

Os polos funcionarão das 8h às 12h e das 13h às 17h, para atendimento via telefones (41)3912-5640 e 3912-5241, ou e-mail centrocultural@pinhais.pr.gov.br.

19 de Março de 2020 - #fiqueemcasa

Toda nossa solidariedade aos profissionais de saúde. Eles são a linha de frente no combate a essa pandemia do Coronavírus e estão se esforçando ao máximo para enfrentar e vencer essa batalha.

O isolamento social está entre as principais medidas de contenção, portanto faça sua parte, fique em casa e ajude o vírus não se espalhar.


19 de Março de 2020 - Postos de atendimento do Detran, Junta Militar, Ouvidoria da Saúde e Geral estão fechados

Mais uma medida foi adotada pela Prefeitura de Pinhais nesta quinta-feira (19) para proteger a população diante da pandemia. Os postos de atendimento do Detran, Junta Militar, Ouvidoria Geral e Ouvidoria da Saúde estão fechados para evitar aglomerações.

A Ouvidoria da Saúde atende pelo e-mail ouvidoria.saude@pinhais.pr.gov.br, telefone, via ligação e Whatsapp, 3912-5353 e também via formulário no site https://pinhais.atende.net/#!/tipo/pagina/valor/279.

A Ouvidoria Geral do município fará atendimento via telefone 3912-5659 ou pelo site da prefeitura pinhais.pr.gov.br – Ouvidoria.

A Junta Militar já realiza o alistamento online pelo site www.alistamento.ev.mil.br, porém a emissão da 2ª via do certificado, que ainda é realizada pessoalmente, está suspensa por tempo indeterminado.

Os postos de atendimento do Detran em todo o Estado estarão fechados. Os serviços serão realizados de maneira digital pelos seguintes canais: site (http://www.detran.pr.gov.br/), aplicativo Detran InteliGente ou telefone 0800 643 7373 ou 3361-0154. O Detran-PR afirma que todos os atendimentos agendados estão cancelados e todos os prazos e serviços serão prorrogados, sem prejuízos aos cidadãos.

19 de Março de 2020 - Campanha de Vacinação Contra a Gripe inicia no dia 23 de março

No dia 23 de março terá início a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza) de 2020, em Pinhais. Neste primeiro momento, somente idosos e trabalhadores da área de saúde serão imunizados por estarem no grupo prioritário, uma vez que estão mais expostos ao novo coronavírus, também chamado de Sars-Cov-2.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que as pessoas com mais de 60 anos serão os primeiros a serem vacinados por estudos mostrarem que estão mais suscetíveis às complicações do novo coronavírus. Importante ressaltar que isso não significa que a vacina evita o ataque do Sars-Cov-2.

O que ocorre é que ao proteger os idosos do vírus influenza (causador da gripe) evita-se uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria um eventual ataque do novo coronavírus. A vacinação também ajuda a diferenciar entre gripe e a Covid-19, a doença desencadeada pelo Sars-Cov-2. Portanto, quem recebeu a dose, porém apresenta sintomas como tosse e falta de ar, provavelmente não é o vírus influenza que os está causando.

Visando reduzir os riscos de disseminação do COVID 19 em Pinhais, a Campanha de Vacinação contra a Influenza acontecerá fora das Unidades de Saúde da Família conforme locais abaixo, em quadras cobertas, mas com ambiente aberto:

  • Escola Municipal Aroldo de Freitas – Rua Pedro Fanor, 517, bairro Emiliano Perneta

  • Escola Municipal Chafic Smaka – Rua Nilo Peçanha, 76, bairro Jardim Amélia

  • Escola Municipal Clementina Cruz – Rua Guilherme Weiss, 597, bairro Estância Pinhais

  • Escola Municipal Felipe Zeni – Rua Corbélia, 329, bairro Alto Tarumã

  • Escola Municipal Frei Egídio Carlotto – Ruas Crescêncio Batista, 6151, bairro Atuba

  • Escola Municipal Guilherme Ceolin – Rua Cassiano Ricardo, 834, bairro Vargem Grande

  • Escola Municipal José Brunetti Gugelmin – Rua Malásia, 385, bairro Pineville

  • Escola Municipal Lírio Jacomel – Rua Azaléa, 144, bairro Jardim Karla

  • Escola Municipal Marins de Souza – Avenida Juriti, 168, bairro Jardim Claudia

  • CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados - Rua Rio Trombetas, bairro Weissópolis

  • Centro da Juventude – Rua Ataulfo Alves, s/nº, bairro Maria Antonieta.

Outras fases da vacinação

A Secretaria de Estado da Saúde informa que a segunda fase inicia a partir do dia 16 de abril e abrangerá professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Já a terceira e última fase terá início no dia 9 de maio, abrangendo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, que neste ano também fazem parte do grupo prioritário.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

18 de Março de 2020 - Canal exclusivo para sanar dúvidas sobre Coronavírus está disponível para a população de Pinhais

Evitar a aglomeração de pessoas é uma das medidas mais prudentes a serem tomadas diante da pandemia pelo novo Coronavírus/ Covid-19. Portanto, a Prefeitura de Pinhais orienta a população para que evite procurar as Unidades de Saúde e que, apenas em caso de apresentar sintomas, entre em contato via ligação ou mensagem telefônica.

Para tanto, um canal exclusivo para atender dúvidas sobre o Coronavírus estão disponíveis os números (41) 98814-6838 e (41) 98742-6383 todos os dias das 7h às 19h. Serão atendidas tanto ligações como mensagens via Whatsapp. Para evitar que as linhas congestionem pedimos que o contato seja feito somente em caso de extrema necessidade.

Ressalta-se que a população evite comparecer às unidades para procedimentos eletivos, como por exemplo, a coleta de exames preventivos ginecológicos ou consultas médicas de rotina. As pessoas devem ir às USFs somente em último caso.

“Se a pessoa estiver com febre, tosse ou falta de ar e nos últimos 14 dias esteve em viagem internacional ou em cidades com transmissão sustentada, como por exemplo São Paulo ou Rio de Janeiro ou teve contato com caso confirmado de Covid-19, deve solicitar, via telefone, orientações da equipe da Secretaria de Saúde”, explica Viviane Maysa Tomazoni, diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde.

Serviço

Em caso de dúvidas entre em contato com a Secretaria de Saúde de Pinhais pelos telefones: (41) 98814-6838 e (41) 98742-6383 todos os dias das 7h às 19h. Lembrando que serão atendidas tanto ligações como mensagens via Whatsapp.

17 de Março de 2020 - Prefeitura de Pinhais alerta para cuidados em relação ao Coronavírus

Com o intuito de evitar a proliferação do Coronavírus, a Prefeitura de Pinhais ressalta que a população deve evitar comparecer às Unidades de Saúde da Família para procedimentos eletivos, como por exemplo, a coleta de exames preventivos ginecológicos ou consultas médicas de rotina. As pessoas devem ir às Unidades de Saúde somente em caso de real necessidade. Esta medida tem a finalidade de evitar aglomerações para não colocar em risco a sua saúde.

“Algumas pessoas estão procurando as unidades solicitando exames de sangue para testar o Coronavírus, porém informamos que as coletas só serão realizadas após análise da equipe de saúde. Se estiver com febre, tosse ou falta de ar e nos últimos 14 dias esteve em viagem internacional ou cidades com transmissão sustentada, exemplo São Paulo ou Rio de Janeiro ou, com contato com caso confirmado de Covid-19, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa”, explica a diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde, Viviane Maysa Tomazoni.

Medidas de Prevenção do Ministério da Saúde

Medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las. Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool 70% - pode ser Gel ou Líquido, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Ainda de acordo com o Ministério, utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Serviço

Em caso de dúvidas entre em contato com a Unidade de Saúde do seu bairro pelos telefones:

USF Ana Nery- Telefones: (41) 3912-5397 / 3912-5215.

USF Esplanada- Telefones: (41) 3912-5356 / 3912-5346.

USF Jardim Karla Telefone: (41) 3901-5827 e 3901-5824.

USF Maria Antonieta Telefone: (41) 3912-5364 / 3912-5354.

USF Perdizes Telefone: (41) 3912-5359 / 3912-5349.

USF Perneta Telefone: (41) 3912-5357 / 3912-5334.

USF Tarumã Telefone: (41) 3912-5351 / 3912-5361.

USF Tebas Telefone: (41) 3912-5358 / 3912-5370.

USF Vargem Grande Telefone: (41) 3912-5353.

USF Vila Amélia Telefone: (41) 3912-5365 e 3912-5347.

USF Weissopolis Telefone: (41) 3912-5352 e 3912-5348.

17 de Março de 2020 - Aulas são suspensas na rede municipal de ensino de Pinhais

A Prefeitura de Pinhais informa que para prevenir o Coronavírus tomará as seguintes determinações na área da educação:

As aulas da rede municipal de ensino serão mantidas até a próxima quinta-feira (19), com presença facultativa. Conforme o calendário escolar, dia 20 de março (sexta-feira) é feriado municipal e a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de março, às aulas estarão suspensas por tempo indeterminado. As aulas do cursinho Pré-vestibular Mais Pinhais também estão suspensas, por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira (17).

As medidas seguem o decreto do Governo Estadual do Paraná. A Secretaria Municipal de Educação seguirá as orientações das autoridades locais de saúde que está preparada para tomar novas medidas, caso necessário.

A recomendação e orientação dos profissionais da saúde, como medida preventiva, é que neste momento alunos, e todas as pessoas, façam o isolamento social, não apenas no ambiente escolar, mas em quaisquer lugares com aglomerações de pessoas, como: shoppings, cinemas, parque, entre outros.

O atual momento exige atenção e colaboração por parte da população para enfrentar este problema, preservando e zelando pela saúde de todos.

16 de Março de 2020 - Prefeitura de Pinhais cancela eventos para evitar aglomerações

Como forma de prevenir a transmissão do Coronavírus a Prefeitura de Pinhais decidiu cancelar os eventos que iriam fechar a programação de aniversário do município. A medida é necessária neste período emergencial e obedece à orientação do Ministério da Saúde para que aglomerações sejam evitadas.

Portanto, não serão realizados os seguintes eventos previstos:

Ação Socioambiental e Cãominhada, que seriam realizados na próxima terça-feira (17). Já a 4ª edição do Festival da Cerveja que ocorreria no sábado (28), foi adiada e uma nova data será marcada. Além disso, o Mutirão da Saúde que também aconteceria no dia 28 será adiado.

Em relação aos eventos particulares, a Prefeitura reforça que a orientação é não realizá-los, ao menos nesse período de maior risco de transmissão do vírus. “Não havendo a necessidade é melhor evitar promover estes tipos de ações que reúnem um grande número de pessoas. Há motivo para certas precauções e esta é uma delas”, ressalta a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho.

16 de Março de 2020 - Primeiro caso de Coronavírus em Pinhais

Prefeitura de Pinhais informa que foi confirmado o primeiro caso de Coronavírus em Pinhais.

O paciente de 27 anos foi diagnosticado com o Covid-19 por meio de exame realizado em laboratório particular.

A Secretaria de Saúde do município acompanha o caso e já está tomando todas as providências necessárias.

O paciente está em isolamento domiciliar e a família já foi submetida a exames para verificar uma possível contaminação.

Neste momento a Prefeita de Pinhais, Marli Paulino está reunida junto com a Secretaria Municipal de Saúde para passar novas informações e orientações em breve.

16 de Março de 2020 - Reunião Emergencial é realizada em Pinhais e tem Coronavírus como tema

Nesta segunda-feira (16) a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde convocou uma reunião emergencial para falar sobre as medidas preventivas à transmissão do Coronavírus. Importante ressaltar que, neste primeiro momento, as atividades nas unidades escolares do município estão mantidas, no aguardo por um posicionamento do Ministério da Educação e/ou Governo do Estado. Na terça-feira (17) será tomada decisão sobre a suspensão ou não das aulas. Já as atividades no Centro de Convivência do Idoso de Pinhais já foram suspensas desde a semana passada.

Para a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, neste momento é importante que todas as orientações sejam repassadas de forma efetiva para a população. “Nos reunimos para que todos entendam as demandas que estão vindo e saber quais ações devem ser feitas para diminuirmos o impacto. Tudo deve ser feito com responsabilidade e respeito com os moradores de Pinhais”, salienta.

A secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, salienta que a orientação é que as pessoas evitem aglomerações. “É importante que precauções sejam tomadas e uma delas é a questão de reunir muitas pessoas em um mesmo local. Empresas que possam possibilitar que o trabalho seja feito de casa são orientadas para que façam isso como medida preventiva”, ressalta.

Também estiveram presentes, os secretários municipais, de Desenvolvimento Econômico, Emerson Bento; de Educação, Andrea Franceschini; de Administração; Heuler dos Reis Giovannetti; de Assistência Social, Rosângela Batista Duarte; o procurador geral do município, Edson Galdino e o representante da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais, Ivaldo de Sá Barreto.

Prevenção

A Prefeitura alerta que o momento não é de pânico, mas os cuidados com a saúde precisam ser mantidos, como: manter a higienização adequadas das mãos, evitar espirrar ou tossir próximo de outras pessoas, evitar colocar as mãos na boca, nariz ou olhos. Os sintomas iniciais são: febre associada a sintomas respiratórios. Caso a pessoa tenha histórico de viagens em locais de transmissão 14 dias antes do início dos sintomas, ou contato com caso suspeito, também deve ficar atenta.

12 de Março de 2020 - Prefeita convoca reunião para orientações sobre prevenção do coronavírus

Na manhã desta quinta-feira (12) a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, convocou reunião com secretários municipais para conversar sobre a pandemia do coronavírus. O objetivo do encontro foi debater com os gestores sobre o grave problema que o vírus está causando no mundo.

A Prefeitura alerta que o momento ainda não é de pânico, mas os cuidados com a saúde precisam ser mantidos, como: manter a higienização adequadas das mãos, evitar espirrar ou tossir próximo de outras pessoas, evitar colocar as mãos na boca, nariz ou olhos. Os sintomas iniciais são: febre associada a sintomas respiratórios. Caso tenha histórico de viagens em locais de transmissão 14 dias antes do início dos sintomas, ou contato com caso suspeito, também deve ficar atento.