PROGRAMAÇÃO

1º dia - 20/10/2021

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DO CLUBE DE MATEMÁTICA

Emersson Rodrigues - Instituto Federal de Pernambuco Campus Pesqueira

14:00 as 15:30

RESUMO DA PALESTRA


SOBRE O PALESTRANTE


SOLUÇÃO DA EDP DO DISCO

Cleuber Eduardo do Nascimento Silva - Instituto Federal Fluminense Campus Centro

16:00 as 17:30

RESUMO DA PALESTRA

Consiste na solução de EDP do disco com determinadas condições de contorno e sua modelagem usando o Software Mathematica.


SOBRE O PALESTRANTE

-- Experiência na área de matemática aplicada

-- Experiência em Olimpíadas de Matemática

-- Licenciatura em Matemática - Universidade Federal Fluminense

-- Mestrado em rede Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro

-- Professor Efetivo - Instituto Federal Fluminense - Campos Centro

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Comissão Organizadora do EMIP 2021 e convidados

18:30 as 19:30

TECNOLOGIAS DIGITAIS NO FUTURO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Verônica Gitirana - Universidade Federal de Pernambuco

19:30 as 21:30

RESUMO DA PALESTRA

A integração das tecnologias digitais no Ensino da Matemática tem sido um desafio para todos que fazem a Educação Matemática. A palestra discutirá as potencialidades da tecnologia digital hoje e no futuro, os desafios para a integração desta no ensino e o lócus das possíveis inovações na Educação Matemática.


SOBRE O PALESTRANTE

Professora associado IV da Universidade Federal de Pernambuco no CAA - Campus Acadêmico do Agreste, Pós-doutora (com Bolsa de Estágio Sénior da CAPES) junto ao IFÉ (Institute Français d?Éducation) da ENS-Lyon na França, em 2017-2018, pesquisando na área de recursos docente para o ensino da matemática

2º dia - 21/10/2021

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Participantes do EMIP 2021

14:00 as 15:30

UMA APLICAÇÃO DO DESIGN THINKING COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI
Mauricio Teixeira Lacerda
Erika Carla Alves Canuto da Costa.

INTRODUÇÃO À MODELAGEM MATEMÁTICA DE EPIDEMIAS
Maria Fernanda da Rocha Morais
João Antônio Miranda Gondim.

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO AGRESTE PERNAMBUCANO
Luiz Felipe Lima Barbosa

A IMPORTÂNCIA DA PROGRAMAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Júlio Lombaldo

16:00 as 17:30

RESUMO DA PALESTRA

Atualmente as linguagens de programação estão cada vez mais acessíveis e abertas, isso mostra um pouco para onde podemos seguir. A programação específica e aplicada a docência tem sido mais explorada e tem se mostrado extremamente benéfica para o ensino das ciências exatas. A programação na matemática está mais ao nosso alcance do que podemos imaginar.


SOBRE O PALESTRANTE

Pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pertencente a linha de pesquisa específica em Matemática Aplicada com publicações de nível internacional sobre matemática em reatores nucleares que abrangem diversos tipos de características, sendo elas: Geometria, Discretização em Energias, espalhamento isotrópico e anisotrópico, Cinética de Nêutrons e Reatores Multi-Região. Isso resume um pouco da linha de pesquisa escolhida por nós dessa área não "renovável", como dizem ser nossa energia, e de certa forma sustentam a continuação da nossa pesquisa na UFRGS formando um dos grandes grupos existentes em cooperação com outros professores do departamento de Matemática e com a Engenharia Mecânica.

OLIMPÍADAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA

Rogério da Silva Cavalcante e Thiago Vedovatto - Instituto Federal de Goiás Campus Goiânia

19:00 as 21:00

RESUMO DA PALESTRA

Atualmente nos deparamos com diversas olimpÍadas do conhecimento (matemática, fÍsica, quÍmica, biologia, robótica, astronomia entre tantas outras) e pode-se dizer que a matemática está na vanguarda desse movimento, e o que torna algumas olimpÍadas de matemática muito interessantes sao suas questoes que além de desafiadoras estimulam o raciocÍnio lógico, a criatividade, observação de padrões, a capacidade dedutiva, o entendimento e aplicação de conceitos e ideias matemáticas entre outras habilidades.demonstrando assim que as olimpÍadas como por exemplo: OBMEP (OlimpÍada de Matemática das Escolas Públicas e Privadas) OMIF (Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais) dentre outras, podem ser aliadas no ensino e aprendizagem de matemática.

E o impacto dessas olimpíadas no chão da escola é a busca por parte dos(as) professores(as) de uma atualização constante na apresentação da matemática, não só em termos de formalismo e rigor, mas sob o ponto de vista histórico, de aplicações e conexões entre assuntos diversos dentro da própria matemática, uso de tecnologias etc, enfim o desenvolvimento de metodologias tornando-a mais prazerosa e significativa. Fazendo com que os(as) alunos(as) adotem outra postura ao estudarem, buscando entendimento, compreensão e aplicação de conceitos, desenvoltura na resolução de problemas, uso de técnicas e demonstrações percebendo o quanto essa área do conhecimento é rica e bela.

SOBRE OS PALESTRANTES

Rogério da Silva Cavalcante: Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2006), especialização em projetos sócio-ambientais e culturais pela Universidade Federal de Goiás (2009) e mestrado profissionalizante (PROFMAT) em matemática pela Universidade Federal de Goiás (2018) e Sociedade Brasileira de Matemática. Atualmente é professor do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia, já lecionou na rede municipal de Goiânia e na rede estadual de Goiás possui experiência no ensino de matemática nos níveis fundamental, médio, modalidade EJA. Entusiasta da educação como a maior ferramenta na transformação do ser e da sociedade.

Thiago Vedovatto: Licenciado em Matemática, possui mestrado e doutorado em Estatística. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (campus Goiânia) desde Agosto de 2013. Com passagens e projetos desenvolvidos em várias universidades como UFG, UFSCar, UnB, UFPE, USP e UFC.

3º dia - 22/10/2021

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Participantes do EMIP 2021

14:00 as 15:30

O ENSINO DE FRAÇÃO COM O AUXÍLIO DO MATERIAL DIDÁTICO TANGRAM EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS
Thatiany Rodrigues Ferreira,
Vitória Alves Tavares, Marta
Andrea de Lima Silva
Érick Macêdo Carvalho

JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS PARA AUXILIAR O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL
Danilo Costa de Oliveira
Fernando Gabriel Gomes Viana
Antônio Marcos da Silva Souto
Helder Antero Amaral Nunes.

A NORMALIDADE ONDE (NÃO) SE ESPERA: ESTUDO E APLICAÇÕES DA CURVA NORMAL PARA O NOVO ENSINO MÉDIO
Anderson Rodrigo Oliveira da Silva

ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL INTERDISCIPLINAR: uma proposta de formação para professores do ensino técnico
Camila Mendonça Morais
Verônica Gitirana
Rosilângela Lucena.

O USO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTAS PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NOS TEMPOS ATUAIS

Eriky César Alves da Silva - Instituto Federal de Pernambuco Campus Barreiros

16:00 as 17:30

RESUMO DA PALESTRA

A palestra tem como objetivo apresentar diversos softwares matemáticos, os quais podem ser utilizados pelo professor para ensinar conteúdos matemáticos. Esses softwares abordam conceitos sobre aspectos algébricos, geométricos, como, por exemplo, o GeoGebra. Serão expostas também algumas experiências com estudantes em sala de aula antes e durante a pandemia.

SOBRE O PALESTRANTE

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor do IFPE - Campus Barreiros e leciona em turmas de Ensino Médio, da Licenciatura em Química e da Especialização em Matemática. Tem interesse em Formação de Professores de Matemática, Laboratório de Matemática, Jogos Matemáticos, Resolução de Problemas Matemáticos, Matemática para o Ensino Superior e Lógica Matemática.

500 DIAS E A PLATAFORMA GEOGEBRA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS

Ricardo Braz - Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, lmente nos seguintes temas: ensino, ensino da matemática, aprendizagem, Plataforma GeoGebra e aprendizagem. Diretor do Instituto GeoGebra no Rio Grande do Norte, Editor chefe Revista GeoGebra e Coordenador grupo de pesquisa: Plataforma GeoGebra no Ensino de Matemática e Tecnologia

19:00 as 21:00

RESUMO DA PALESTRA

O descobrimento da Plataforma GeoGebra em 500 dias, traz a representação de suas potencialidades e desafios nas Ciências Naturais e na Matemática. Com este enfoque iremos abordar nossa palestra. Apresentando por meio de problemas do mundo real a relação pedagógica e os desafios enfrentados no ensino da matemática.


SOBRE O PALESTRANTE

Doutor em Matemática no Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências e Matemática no Departamento de Matemática na UFRN, Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Graduado em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). Com experiência na área de Matemática, com ênfase em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, ensino da matemática, aprendizagem, Plataforma GeoGebra e aprendizagem. Diretor do Instituto GeoGebra no Rio Grande do Norte, Editor chefe Revista GeoGebra e Coordenador grupo de pesquisa: Plataforma GeoGebra no Ensino de Matemática e Tecnologia. Número ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5913-2380