Informações do Suporte > Catálogo de Serviços > Relatório em Planilha
Consiste na criação, ou alteração, de relatórios em formato de planilha. O relatório é disponibilizado no AUTOKIT. Desta forma, o relatório poderá ser extraído sempre que necessário com poucos cliques. O exemplo abaixo mostra sete relatórios exibidos no AUTOKIT.
Por ser em formato de planilha, este tipo de relatório é composto por linhas e colunas, no qual cada coluna corresponde à informação desejada e a linha, a um registro. A figura abaixo mostra um exemplo de relatório.
Para criar ou alterar um relatório, abra um chamado no Portal de Suporte do tipo Solicitação de Tarefas. Veja as instruções.
Para auxiliar você na especificação das informações necessárias para a criação do relatório, criamos um modelo de planilha que poderá ser preenchido com as informações desejadas e anexada ao chamado. Clique aqui para obter uma cópia da planilha para preenchimento das informações.
1. Nome do Relatório (Preenchimento obrigatório)
Nome do relatório. Este é o nome que será exibido no AUTOKIT. Exemplo: Indicadores Judiciais.
2. Nome das colunas (Preenchimento obrigatório)
Nome das colunas que serão exibidas no relatório, conforme mostra a imagem abaixo. O nome poderá ser o mesmo do campo de origem, ou o nome que você escolher.
3. Origem da Informação/Campo do Sistema (Preenchimento obrigatório)
Tão importante quanto o nome da coluna, a origem da informação é que determina de onde o dado será exibido. Nos casos onde o nome da coluna é o mesmo que o campo do sistema é fácil supor a origem do campo. Mas podem existir campos em que a origem do dado não é clara.
Exemplos de situações onde a origem da informação não é evidente:
Campos para exibição de soma de valores: em que campos do sistema estão cadastrados cada valor que deve ser considerado na soma?
Quando existe relação de um para muitos: uma pasta pode ter um ou vários Responsáveis cadastrados. Como o relatório deverá exibir cada Responsável cadastrado em uma pasta?
4. Exemplos de registros (Preenchimento opcional)
Apesar de ser uma informação opcional para solicitação de relatório, informar uns registros de exemplo auxilia no entendimento da
5. Ordenação de exibição (Preenchimento opcional)
Caso você queira ordenar a exibição dos registros, basta informar qual a coluna que deverá ser o critério de ordenação.
Exemplos:
Se o relatório possuir uma coluna que indique o número da pasta, ordenar pelo número da pasta de forma crescente.
Se o relatório possuir uma coluna que indique o prazo final da tarefa, ordenar pelo prazo final de forma decrescente (exibir tarefas com prazo final mais recente primeiro)
Se nenhum critério de ordenação for informado, os registros serão exibidos em ordem aleatória, definido pelo banco de dados do sistema.
6. Filtro fixo (Preenchimento obrigatório)
No sistema, para obter os registros desejados, é necessário aplicação de filtros para obter o resultado esperado. Para a criação de relatório também é necessário informar os filtros que devem ser considerados pelo relatório para que sejam exibidos os dados esperados.
7. Filtro variável (Preenchimento opcional)
Ao executar o relatório, é possível exibir uma tela com alguns campos para preenchimento que, após acrescentados, irão filtrar os dados exibidos no relatório. É possível determinar quais campos serão exibidos para filtro.
8. Descrição do relatório (Preenchimento opcional)
Descrever a finalidade do relatório pode auxiliar no entendimento da solicitação, além de possibilitar à equipe da Percept a sugestão de melhorias, assim como determinar
a origem de cada dado.
Para alterar um relatório existente, basta informar o nome do relatório (exatamente como ele é exibido no AUTOKIT) e qual a alteração deve ser feita:
Alteração no nome
Inclusão ou remoção de colunas - Neste caso, informar o nome da coluna e a origem do dado.
Inclusão ou remoção de algum filtro fixo
Inclusão ou remoção de alguma filtro variável