Laboratório de Processos de Separação com Membranas e Polímeros
O Laboratório de Processos de Separação com Membranas e Polímeros (PAM) foi criado em 1968, sendo o primeiro a realizar atividades experimentais no Programa de Engenharia Química e na COPPE. Desde então, diversas atividades vêm sendo desenvolvidas tanto na área acadêmica como tecnológica. As linhas de pesquisas são voltadas para o desenvolvimento de membranas com melhores propriedades de transporte e investigação de novos polímeros, assim como a investigação das variáveis de diversos processos de separação com membranas com diferentes aplicações. Alguns sistemas sob investigação consistem na separação de gases, como olefinas/parafinas, O2/N2, membranas resistentes às incrustrações e bioincrustrações para utilização em osmose inversa e nanofiltração, desenvolvimento de polímeros condutores para célula a combustível, além do projeto e execução de biorreatores acoplados a membranas e reatores com membranas catalíticas.
Para o desenvolvimento destas atividades, o Laboratório conta com pessoal especializado no estudo das membranas e suas aplicações, tendo como principais responsáveis os Professores Cristiano Borges, Cláudio Habert e Frederico Kronemberger, que possuem comprovada experiência no setor. Além disso, o laboratório conta com uma infra-estrutura muito sólida para a caracterização e avaliação da performance das membranas produzidas.
Através de diversos projetos de pesquisa conveniados ou contratados por empresas, foi possível a consolidação de uma reputação que capacita o PAM a atuar em modernos processos que envolvem a tecnologia de membranas. A cooperação com grupos de pesquisa nacionais e internacionais tem sido constante e amplia o estudo das aplicações dos processos com membranas em indústrias petroquímicas, fármacos, alimentícia e de bebidas e, sobretudo, nas áreas de tratamento de efluentes.
O PAM integra o Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ.