Oficina Rítmica Viva

OFICINA RÍTMICA VIVA

Prof. César Braga



  • O que é?

A Oficina Rítmica Viva é uma iniciativa do Conservatório Municipal de Patos de Minas que vem oferecer aos participantes uma oportunidade de experimentações rítmicas de modo prático e aplicado por meio de percussão corporal e instrumentos musicais.

Um dos objetivos é desenvolver a consciência e fisiologia do ritmo, visando a busca do significado musical do ritmo através movimento corporal, palmas e voz.

Além disso, visa “a busca de novas relações que permitam uma realização MUSICAL do ritmo e o afloramento da SENSIBILIDADE em equilíbrio com o racional." (GRAMANI; CUNHA, 2016, p. 194).

Também, objetiva um olhar para as questões rítmicas que está para além da leitura e execução da divisão rítmica.

Por fim, formar uma comunidade que compartilha dessa visão criando música por meio de exercícios corporais rítmicos em roda e criações coletivas.

  • Por que fazer uma oficina de rítmica?

Nota-se uma lacuna entre a teoria e prática quando se diz respeito ao estudo do ritmo. Além disso, muito se fala em harmonia e melodia, leitura, repertório, técnica, mas pouco tempo estudo é dedicado ao treinamento ativo do ritmo.

Essa oficina vem preencher este espaço, oferecendo algo além da teoria e percepção rítmica visando a leitura de partitura, fornecendo uma forma de imbuir-se de ritmo, a fim de aflorar a sensibilidade musical.

  • Como Funciona?

Nos encontros, os participantes realizarão experiências rítmicas por meio de exercícios e desafios polimétricos e polirrítmicos, uma vez que o foco está na execução e performance de estímulos musicais presentes na literatura especializada, como exemplo, nos cadernos Rítmica e Rítmica Viva de José Eduardo Gramani.

Essas execuções, primeiramente com percussão corporal, serão levadas aos instrumentos de prática dos executantes, tomando um caráter criativo, sendo o ritmo elemento catalisador das questões melódicas e harmônicas. Em outras palavras, vamos incorporar estruturas rítmicas e, partindo delas, faremos experiências instrumentais.

Os alunos não são obrigados a tocar instrumentos, podendo apenas desfrutar as execuções rítmicas com o corpo (palma, voz, pés e regência), sendo que este estudo por si já auxilia aqueles que enfrentam dificuldades rítmicas.

  • Quem pode participar?

A Oficina Rítmica Viva é destinada a pessoas que já possuem algum conhecimento musical prévio, leitura básica e prática instrumental. Vocalistas também são bem-vindos.

A oficina Rítmica Viva está aberta a toda a comunidade e não somente a alunos do conservatório. Um certificado de participação anual será emitido àqueles que obtiverem mais de 70% de presença.

Haverá um processo de seleção dos participantes, que será realizada por meio de análise de questionário eletrônico respondido pelos candidatos, havendo quinze vagas para cada horário (no total de trinta vagas).

  • Quando vai acontecer?

Haverá um encontro PRESENCIAL semanalmente com duração de 50 minutos, às terças-feiras em dois horários, 7h10 e 8h00. O início das aulas será na primeira semana de março (1/03/2022) e a vigência dos encontros seguirá o calendário escolar do Conservatório Municipal.

As inscrições (candidatura) vão acontecer entre 14 a 20 de fevereiro de 2022. Para se inscrever, basta preencher o formulário de candidatura abaixo:

https://forms.gle/VrjDHiyGcKnza8nB7

A Lista de selecionados será divulgada no dia 24 de fevereiro de 2022 no Site do conservatório (https://sites.google.com/patosdeminas.mg.gov.br/conservatorio) e nas mídias sociais do Conservatório @conservatoriopatos ((Facebook e Instagram).

O início das atividades vai ocorrer no dia 08 de março de 2022.

  • Quem é o professor?

César Braga (1979) é professor de piano popular no Conservatório Municipal, pós-graduado latu sensu em Música-Improvisação pela UninCor e mestrando acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Uberlândia (PPGMU-UFU), com pesquisa em aspectos rítmicos do séc. XX aplicados ao piano popular, sob orientação do Prof. Dr. Cesar Traldi.