Ah, a vida de pai e mãe! Um turbilhão de emoções, responsabilidades e, claro, muita correria. Conciliar trabalho, casa, vida social e os cuidados com os filhos pode parecer uma missão impossível, principalmente quando o assunto é alimentação. Afinal, queremos oferecer o melhor para nossos pequenos, mas o tempo, muitas vezes, parece nosso maior inimigo.
Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), 78% dos pais brasileiros relatam dificuldades para manter uma alimentação saudável para seus filhos devido à falta de tempo.
De acordo com o Guia Prático de Alimentação da Criança de 0 a 5 anos SBP (2023), os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis. O Conselho Federal de Nutrição (CFN) ressalta que uma alimentação adequada nessa fase pode reduzir em até 65% o risco de obesidade infantil e doenças crônicas na vida adulta.
Vamos ser sinceros: aqueles alimentos cheios de embalagens coloridas e personagens infantis, que prometem praticidade, são verdadeiras armadilhas. Ricos em açúcares, sódio e ingredientes artificiais, comprometem a saúde infantil a longo prazo. A praticidade, nesse caso, tem um preço alto demais. Estudos recentes alertam que o consumo regular de alimentos ultraprocessados está diretamente ligado ao aumento de 42% nos casos de obesidade infantil nos últimos 10 anos. Estes alimentos, além de pobres em nutrientes, contêm níveis alarmantes de açúcares, sódio e conservantes artificiais.
A boa notícia é que existe uma solução prática e nutritiva para pais ocupados: a comida saudável congelada! Pesquisas demonstram que o congelamento adequado preserva até 90% dos nutrientes dos alimentos. Refeições naturais congeladas podem ser uma excelente alternativa para famílias contemporâneas, desde que sigam os padrões de qualidade e segurança alimentar.
A SBP destaca alguns benefícios comprovados da alimentação congelada de qualidade⁷:
Preservação de vitaminas e minerais
Manutenção do valor nutricional
Praticidade sem comprometer a saúde
Redução do desperdício de alimentos
Com ela, é possível oferecer refeições balanceadas e saborosas, sem abrir mão da praticidade e do tempo com a família. Imagine ter à disposição um cardápio variado, com ingredientes frescos e selecionados, pronto em minutos? É a praticidade que você precisa com a qualidade nutricional que seus filhos merecem.
O segredo para uma rotina alimentar tranquila é o planejamento. O Guia Prático de Alimentação da Criança de 0 a 5 anos SBP sugere algumas estratégias práticas:
Organização semanal do cardápio
Estoque estratégico de refeições congeladas
Combinação com alimentos frescos
Variedade de sabores e texturas
Reserve um momento da semana para organizar o cardápio e as refeições. Com a comida saudável congelada, você pode criar um estoque de opções nutritivas e deliciosas, facilitando a sua vida nos dias mais corridos.
Transforme a hora da refeição em um momento especial em família. Estudos da Academia Americana de Pediatria, referendados pela SBP, indicam que crianças que fazem refeições em família têm 35% menos chances de desenvolver transtornos alimentares e apresentam melhor desempenho escolar.
Mesmo com a praticidade da comida congelada, crie um ambiente acolhedor, conversem e compartilhem histórias.Essas memórias afetivas são tão importantes quanto a nutrição em si.
Uma alimentação saudável na infância é um investimento para a vida toda. Com planejamento e as escolhas certas, é possível oferecer o melhor para seus filhos, mesmo na correria do dia a dia. A comida saudável congelada é uma aliada poderosa nessa jornada, permitindo que você equilibre praticidade e nutrição, sem abrir mão dos momentos preciosos em família.
Referências:
Guia Prático de Alimentação da Criança de 0 a 5 anosSBP - https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Guia_de_alimentac__a__o_e_nutric__a__o_-_versa__o_fami__lias_compressed.pdf
Ministério da Saúde - Diretrizes e recomendações do guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_recomendacoes_guia_alimentar_criancas.pdf
Impacto do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde de crianças, adolescentes e adultos: revisão de escopo - https://www.scielo.br/j/csp/a/57BygZjXKGrzqFTTSWPh8CC/
5 Dicas para otimizar a rotina por meio do congelamento de alimentos - https://www.fsp.usp.br/sustentarea/2023/04/21/5-dicas-para-otimizar-a-rotina-por-meio-do-congelamento-de-alimentos/
Micro-ondas e Congelamento: existem desvantagens para as vitaminas e minerais? - SBP - https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/21593c-GPA_-_Micro-ondas_e_Congelamento.pdf
A frequência de refeições familiares compartilhadas está relacionada à saúde nutricional de crianças e adolescentes? - https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC3387875/