Sobre o Curso
Curso gratuito de autoconhecimento que ensina técnicas para o despertar da consciência. Baseado nos ensinamentos do Esoterismo Gnóstico Cristão (ensinamentos praticados nos círculos esotéricos do cristianismo primitivo), revelados por Samael Aun Weor em sua vida e obra, e sintetizados por VM. Rabolú, na coordenação da escola Gnóstica Cristã de Autoconhecimento(1950-2000). O objetivo de tal ensinamento é entregar os mapas para o ser humano trilhar o caminho de seu real propósito. Nosso curso é um trabalho conscientivo, humanitário e gratuito, realizado e mantido pelos próprios realizadores e voluntários, não estando ligado a nem uma instituição financiadora, politica ou religiosa.
Benefícios em Fazer o Curso
O curso busca levar os participantes ao entendimento do processo espiritual, social e geológico pelo qual está passando a humanidade, e nosso papel diante disso. Para isso são estudadas técnicas para trilhar o caminho do autoconhecimento, entregando técnicas para que a pessoa recupere certas capacidades internas. O objetivo primeiro é que a pessoa, por meio das práticas propostas, adquira a autoconsciência de seus processos psicológicos, e que de posse desta consciência, sobre si mesmo, consiga se ajudar em todos os aspectos e capacitar-se para ajudar a guiar os demais.
Curso Básico (Primeira fase).
Primeira fase:Três meses, com total de 25 aulas online, com duração de 1 hora, transmitidas pelo google meet ao vivo(Não fica gravado). Dias de aula online: Segundas e quintas-feiras das 19:30 às 20:30. Material: O aluno deve ter caderno e caneta para fazer seus apontamentos. OBS: Material complementar (vídeos, audios e PDFs), será enviado após cada aula no grupo de whatsApp.
Plataforma Online (Área de Alunos): Acesso às aulas iniciais gravadas do curso em andamento e outros materiais.
Plantão tira dúvidas: Permanente, via formulário disponível no grupo do whatsaap e na sala de aula virtual. Para ter acesso as respostas do plantão tira duvidas o aluno deve entrar no Grupo de whatsapp.
Custo: Totalmente Gratuito.
Segunda fase (Aprofundamento): Somente para quem concluiu com aproveitamento máximo a primeira etapa.Tempo Indeterminado. Uma aula e dois estudos interativos por semana.
Custo: Totalmente Gratuito.
Alguns aspectos que são abordados no curso:
O que significa vigiai e orai ( Como fazer um trabalho interno de auto superação com ajuda Divina, para despertar a consciência).
De onde vem o sofrimento humano e como se originou (influências psicológicas, sociais e espirtuais).
Quem somos. Qual o real motivo de nossa existência. Por que estamos aqui. Para onde vamos.
Que trabalho temos que fazer para ajudar e sermos ajudados no processo planetário de Hercólubus.
Público alvo:
Pessoas que buscam respostas profundas que ainda não encontraram em outros ensinamentos.
Pessoas que desejam saber o motivo de sua existência e o significado íntimo (esotérico) das escrituras.
Pessoas que desejam se tornar melhores seres humanos, superar barreiras internas e servir ao próximo, para seu real propósito.
Pessoas que buscam entendimento para os fatos anômalos da atualidade; sejam eles geológicos, sociais, psicológicos ou espirituais.
Como o ensinamento estudado no curso pode ajudar nos eventos referentes ao planeta Hercólubus?
Ao ler o livro Hercólubus ou Planeta Vermelho ( Disponivel na web), você irá entender melhor muitos dos eventos que estão ocorrendo no planeta. Nas palavras do astrônomo Carlos Munhôs Ferrada "a humanidade não está preparada para isso..." Disse que um evento dessa magnitude afetaria a humanidade em sua existência e subsistência. A respeito dos eventos vindouros, VM. Rabolú na condição de guia espiritual consciente, explicou que deve haver um preparo a nível de consciência, para que possamos receber ajuda dos irmãos maiores. Para isso apontou a necessidade de realizar um trabalho interior para o melhoramento psicológico, para que aprendamos a nos guiar e ser guia dos demais, que é o tema central do plano de ajuda. Sucede que quando a pessoa inicia um trabalho sobre seu interior, a primeira coisa que acontece é a percepção de seu real nível de consciência ou psicológico, fato que lhe permite colocar o pé no chão, e seguir escalando a partir dai. Sem o autoconhecimento e os mapas do Real Propósito a capacidade de visão fica limitada aos conceitos e preconceitos, na maioria adquiridos ou distocidos por interesses sociais. É como se estivéssemos com um óculos colorido, vendo assim tudo daquela cor. Despertar é um processo gradativo, de ir tirando a venda dos olhos. Mas tudo começa por primeiro ver a nós mesmos, tal qual somos, e não como gostaríamos de ser. Esse ver a si mesmo implica em reconhecer de forma direta, o quanto somos manipulados, por forças internas e externas, alheias ao nosso real objetivo nesse mundo.
Os eventos finais de nossa civilização são marcados pelo engano. Nem só por maldade fracassa uma pessoa, mas a falta de consciência pode nos levar a muitas escolhas equivocadas. Existem forças em ação, incumbidas de levar toda a humanidade ao abismo. "Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá". Ef. 5:14
Significado da palavra Gnose e ensinamento Gnóstico: Gnose, do grego Gnosis, é uma palavra que significa "Conhecimento". Etimologicamente, conhecimento sobre qualquer coisa, seja física, filosófica ou espiritual. Lembrando que para os gregos o conceito de conhecimento estava atrelado diretamente a vivência ou experimentação,(Diferente de doxa, que significava crença comum ou opinião sobre algo parcialmente desconhecido), daí surgiram os termos diagnose ou diagnóstico. Assim, sintetizando, o termo Gnose significa conhecimento advindo da experimentação ou vivência prática integral. Mais tarde o termo foi sendo utilizado pelos primeiros cristãos(Dicípulos de Jesus), para denotar a vivência espiritual, pois nos circulos esotéricos do cristianismo se entendia que o espírito de Deus é a causa das causas, (a Gnose do Universo), sendo por isso, encontrado frequentemente nos envangelhos apócrifos e na história das primeiras comunidades cristãs, resgatadas por pesquisadores. É importante frisar que a Gnose como movimento filosófico não existia na época. O termo "Gnósticos" foi um desvio cunhado mais tarde, na época da inquisição, sendo assim designada toda pessoa ou grupo que pensassse diferente do convencionado pelas autoridades religiosas. Em 1950 surge Samael Aun Weor, resgata o termo Gnose em seu significado profundo, utilizando-o na denominação da Escola Gnóstica de autoconhecimento (1950-2000), O Movimento Gnóstico Cristão Universal. Tal escola ensinou de forma pública e didática, os ensinamentos esotéricos do cristianismo primitivo, sintetizado nos; Três Fatores da Revolução da Consciência. Assim, o ensinamento gnóstico é o ensinamento ou mapas sobre nosso Real Propósito. A ciência sintética do retorno consciente ao Absoluto, causa e motivo de nossa existência e de toda a busca espiritual humana.
Ministrantes do Curso
Bolívar Sassi e Leonice Pogere Sassi
Socioterapêutas