30 anos da Escola Superior do MPPE
30 anos da Escola Superior do MPPE
O conhecimento transforma pessoas.
Pessoas transformam a sociedade.
Atingindo a idade Balzaquiana, a Escola Superior do Ministério Público (ESMP) completa trinta anos de existência em 14 de dezembro de 2025.
Tal qual a personagem literária, a ESMP celebra a maturidade e a experiência que ela traz. Criada em 14 de dezembro de 1995, por meta de gestão do Procurador-Geral de Justiça, José Tavares, teve como primeiro diretor, Roberto Benjamin.
A primeira mulher diretora foi Anamaria Campos Torres no ano de 1999, e o mais longevo foi Silvio Tavares que comandou a ESMP de 2017 a 2023. Ao todo foram 15 (quinze) gestões, sendo 09 (nove) exercidas por mulheres.
A ESMP, em 2006, recebeu premiação do Conselho Nacional do Ministério Público pela criação do MBA em Gestão do Ministério Público na categoria Profissionalização da Gestão.
O programa de Estágio se consolidou pela supervisão de excelência e oportunidade para mais de 390 (trezentos e noventa) estudantes de todo o Estado.
No período de 2000 a 2010, a ESMP promoveu cursos, atividades e seminários em todas as Circunscrições do MPPE, interiorizando suas ações.
Entre 2011 e 2020, sediou diversos encontros de âmbito nacional: 02 (duas) edições do Congresso Nacional de Direito Consensual, V Encontro Nacional do MP, IX Encontro Nacional Congresso Nacional do MP Consumidor e IX Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público.
Em 2021, firmou parceria com a fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) oferecendo vagas no mestrado profissional em saúde pública para Membros e Servidores do Ministério Público de Pernambuco.
O programa de Residência Jurídica, a partir de Resolução do Conselho Nacional do Ministério Público, em 2024, foi criado, permitindo que, através de processo seletivo, 15 (quinze) pós-graduandos ou graduados há menos de 05 anos pudessem exercer atividade jurídica supervisionada junto a Promotores e Procuradores de Justiça.
Ainda nesse ano, após credenciamento junto a Secretaria Estadual de Educação, a ESMP, transformando-se em Escola de Governo, está autorizada a criar, promover e administrar cursos de pós-graduação em suas dependências, abarcando público externo e interno.
Por fim, no ano de 2025, sob a diretriz prioritária institucional do Procurador-Geral de Justiça, José Paulo Cavalcanti Xavier Filho, à ESMP foi entregue nova sede, com instalações modernas e confortáveis, incluindo Estúdio EAD, no prédio anexo ao Centro de Arte e Cultura Rossini Alves Couto.
O programa de residência jurídica foi ampliado de 15 (quinze) para 113 (centro e treze) vagas com residentes lotados entre Procuradorias e Promotorias de todas as circunscrições do Estado.
A Revista Jurídica da Escola Superior do MPPE teve a 01ª edição lançada com dossiê temático sobre a defesa dos Direitos da Infância e Juventude.
Acordos de Cooperação Técnica foram firmados com o Ministério Público do Maranhão (ESMP-MA), Ministério Público da Paraíba (ESMP/CEAF-PB), Ministério Público do Paraná (ESMP/CEAF-PR) e Escola da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ELEPE).
Ofertadas 84 (oitenta e quatro) vagas para cursos de pós-graduação, sendo 50 (cinquenta) para o MBA em Políticas Públicas e Direitos Humanos, 30 (trinta) para o Mestrado Profissional em Direito e Inovação da UNICAP e 04 (quatro) vagas para o Programa de Pós-Graduação em Mestrado e Doutorado Acadêmico da UNICAP.
Nos cursos, seminários, congressos e outras atividades, em 2025, foram capacitadas 3.911 pessoas entre Membros, Servidores e Colaboradores.
Vida longa à ESMP e gratidão a cada corpo e mente que contribuiu para este crescimento.
Carolina de Moura Cordeiro Pontes
Promotora de Justiça
Diretora da Escola Superior do Ministério Público
PLANO FRONTAL, DA ESQUERDA PARA DIREITA.
1 - PRIMEIRO DIRETOR DA ESCOLA SUPERIOR, PROCURADOR ROBERTO EMERSON CÂMARA BENJAMIM.
2 - PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA JOSÉ TAVARES (PALETÓ CLARO).
Fonte: Assessoria Ministerial de Comunicação Social - MPPE
Fonte: Assessoria Ministerial de Comunicação Social - MPPE
Às vésperas de completar 30 anos de atividade, a Escola Superior do Ministério Público - ESMP passa a funcionar em uma sede própria, caracterizando um marco em sua história. Para consolidar esse momento, na cerimônia de inauguração da sede da ESMP, foi prestada homenagem (in memoriam) à Procuradora de Justiça Maria Helena Nunes Lyra, passando o seu nome a incorporado o da ESMP.