Catálogo das Demandas Apresentadas pelos Movimentos Sociais ao MPPE 






Com o objetivo de promover a interação do Ministério Público de Pernambuco com os movimentos sociais engajados na defesa dos Direitos Humanos no Estado, o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania - CAO  Cidadania - promoveu dois encontros com os movimentos sociais - da cidade e do campo. Dos encontros foi gerado um catálogo das demandas apresentadas, detalhado neste documento, que servirá de base para a atuação do MPPE.  


Metodologia da Atividade

sobre suas principais demandas.

Resumo das demandas

Eixo Campo  -  15/03/2023 


Clique na seta ao lado do texto para visualizar o conteúdo completo 

Segurança Alimentar e Nutricional / Sustentabilidade
Promover a Segurança Alimentar e Nutricional - SAN com foco nas demandas da zona rural, tais como geração de renda e valorização do modo de vida camponês, segurança hídrica para os povos e comunidades tradicionais, fiscalização do uso de agrotóxicos, operacionalização da Política Estadual de Agroecologia e seus instrumentos de monitoramento e fiscalização dos impactos da produção de energias renováveis para as populações locais e na natureza. 

Saúde
Garantir o acesso à assistência médica aos povos e comunidades tradicionais no seus territórios

Educação
Efetivar a Educação Quilombola de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação, com foco na adequação dos professores, incluindo políticas afirmativas para membros das Comunidades, renovação da Comissão Estadual de Educação Escolar Quilombola e valorização da identidade das populações do campo.

Trabalho e Empregabilidade
Promover o acesso a trabalho e renda no campo e a garantia dos direitos dos trabalhadores, por meio da fiscalização da conformidade da atuação de cooperativas e de contratos de terceirização. 

Assistência Social
Garantir o acesso aos serviços da Assistência Social aos povos e comunidades tradicionais.  

Infraestrutura
Acompanhar a conclusão de obras para o abastecimento de água, saneamento básico, habitação e de vias de acesso nas comunidades campesinas e tradicionais, bem como projetos para a destinação do lixo.  

Acesso à Terra
Proteger os direitos de posse de camponeses e povos tradicionais, combatendo despejos ilegais, acompanhando conflitos agrários e as Comissões de Conflitos do TJPE, bem como atuando nos episódios de violência no campo e na incidência junto ao Poder Público na promoção de construção de alternativas para famílias em vias de despejo.  

Combate à Violência e Proteção dos Direitos Humanos  
Combater a violência e proteger os Direitos Humanos por meio da indução da retomada da Comissão Estadual sobre Conflitos Agrários, do estabelecimento de procedimentos para tratamento de violências contra pessoas acampadas e ameaçadas de despejo, da efetividade do acompanhamento de denúncias de violência contra defensores/as de direitos humanos e integrantes de povos e comunidades tradicionais e do cumprimento das recomendações do Relatório da Comissão Nacional de Direitos Humanos sobre os conflitos agrários na Zona da Mata.  

Democratização e Acesso ao Sistema de Justiça 
Promover a democratização e o acesso ao Sistema de Justiça a partir da garantia do acesso ao MPPE, da formação especializada de agentes públicos, da celeridade na resolução das demandas e da viabilidade de acompanhamento eficiente pelos demandantes, bem como da criação de espaços de escuta sistemática permanente.   

Resumo das demandas

Eixo Cidade  -  16/03/2023


Clique na seta ao lado do texto para visualizar o conteúdo completo 

Segurança Alimentar e Nutricional
Promover a Segurança Alimentar e Nutricional através do fomento da Rede Socioassistencial do Estado e incentivo à programas sociais vigentes no Estado de Pernambuco.

Saúde
Promover Políticas de Saúde Pública voltadas para as pessoas vulnerabilizadas, como a população LGBT, vivendo com HIV e privadas de liberdade, considerando especificidades e interseccionalidades.

Segurança Pública
Promover o fortalecimento da Segurança Pública no Estado, assegurando o cumprimento de iniciativas de Direitos Humanos com foco na prevenção e combate à violência policial e o acolhimento de pessoas ameaçadas de morte.

Combate ao Racismo
Promover o combate ao racismo no ambiente urbano por meio do fortalecimento de mecanismos institucionais, especialmente no que tange à intolerância religiosa, à educação e à construção de políticas públicas estaduais e municipais.

Defesa dos Direitos de Povos e Comunidades Tradicionais em Contexto Urbano
Fomentar a promoção de acesso aos direitos fundamentais de povos e comunidades tradicionais no contexto urbano.

Defesa dos Direitos das Mulheres
Combater as diferentes formas de violência e desigualdades de gênero, por meio de reforço das redes de proteção e apoio às mulheres, monitoramento dos aparatos institucionais de acolhimento das vítimas de violência, bem como aqueles relativos às ações preventivas e educativas da população, com a indução de políticas públicas de melhoramento da renda e dos meios para a plena atividade profissional das mulheres, com destaque para as mulheres negras e periféricas.

Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Fomentar a atuação do Ministério Público de forma a contemplar a defesa das crianças e adolescentes no âmbito da segurança pública, igualdade racial, saúde e educação, por meio do fortalecimento da rede socioinstitucional nas esferas municipal e estadual.

Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência
Fortalecer as redes de saúde, educação e assistência social para o atendimento adequado das necessidades específicas das pessoas com deficiência e de seus cuidadores, bem como promover a quebra das barreiras comunicacionais, atitudinais e de transporte de forma abrangente. 

Defesa dos Direitos da População LGBT
Combater a violência e a discriminação contra pessoas LGBT, apoiar a efetivação de políticas para o segmento e a reestruturação do Conselho Estadual.  

Defesa dos Direitos das Pesssoas Privadas de Liberdade
Fiscalizar o cumprimento da Lei de Execuções Penais, das Diretrizes da Corte Interamericana e da garantia dos direitos humanos no cárcere e definir um canal de acesso direto e efetivo ao MPPE para o tratamento da violação de direitos.  

Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua
Monitorar a Política Estadual de Inclusão da População em Situação de Rua, estimulando o trabalho intersetorial e garantindo o acompanhamento da efetividade das demandas colocadas ao MPPE.  

Habitação e Urbanismo
Fomentar a atuação ministerial no sentido de promover a habitação e o urbanismo adequados às sociovulnerabilidades, atentando em suas intervenções para a busca de soluções focadas na minoração dos riscos sociais dos envolvidos e, eventualmente, decorrentes das situações de desocupação e conflitos fundiários urbanos.  

Chuvas e Desastres
Fomentar a articulação entre Estado e Municípios para esforços em prol da construção e efetividade de políticas públicas ambientais, socioassistenciais e de infraestrutura para prevenção e mitigação de desastres causados pelas chuvas.  

Outras Demandas Específicas
Viabilizar o acesso à Justiça, a celeridade na resolução das demandas encaminhadas ao Ministério Público e o acompanhamento eficiente pelos demandantes.   

CAO Cidadania 

(81) 99668.1478

caopjdc@mppe.mp.br