Uma iniciativa do projeto MídiaMakers em prol do letramento midiático de crianças e jovens, em parceria com as Chicas Poderosas e Google Innovators.

Clique aqui para conhecer e utilizar os materiais criados.

Na era da informação é papel da escola ensinar as crianças e jovens a ler, escrever e participar do ambiente digital.

Devemos orientá-los para o uso produtivo, ético e responsável da rede, de modo que possam ter voz ativa em nossa sociedade e saibam utilizar esse ambiente não só a favor do seu crescimento pessoal, mas também para a construção coletiva de uma sociedade melhor.

Nesse contexto, saber encontrar e avaliar a qualidade da informação é um letramento essencial, desde a escola. Hoje fala-se muito em como combater as chamadas “fake news”, mas há uma escassez de recursos em português sobre o assunto, voltados para a educação básica.

Sabemos que os professores de todo o Brasil precisam do apoio desses recursos para que consigam tratar do tema em sala de aula. Decidimos reunir talentos da educação, do jornalismo e do design para criá-los.

Nosso crowdfunding foi um sucesso! Obrigado por sua ajuda!

Como funciona um mediathon?

Com muita troca com os palestrantes e mentores das Chicas Poderosas, BBC, Escola de Dados, Lupa Educação, Nexo/Edu, Nova Escola e Google Innovators, os participantes trabalharam em equipes multidisciplinares de educadores, designers e jornalistas para criar materiais gratuitos que apoiam o ensino de busca e avaliação da informação em salas de aula de todo o Brasil.

PARCEIROS