NENHUM DE NÓS É TÃO BOM, QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!...

       SEMANA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O AUTISMO 

08 a 12 de abril

VIDEO-2024-04-17-20-48-19.mp4

Palestra de sensibilização aos alunos

Ação de formação- "Consciencialização para o  Autismo", direcionada aos docentes do Agrupamento

Fish Chefe


Rodrigo Costa, aluno do 9FA e a frequentar a Valência Especializada do Espectro do Autismo, participou no concurso "Fish Chefe" com duas colegas da turma - Matilde Marques e Mafalda Almeida. Confeccionaram "Dourada com batata assada" e obtiveram o honroso 5° lugar na final. Que alegria a do nosso querido Rodrigo que adora cozinhar!

DIA DAS EXPRESSÕES


No dia 20 de março, os  alunos da EBARS e EBF, vivenciaram  uma manhã   de  diversão e partilha, num ambiente de  escola diferente.

Integrado no PAA do Departamento de Expressões e de Educação Inclusiva,  aliando a arte, o desporto e a diferença, os discentes tiveram a oportunidade de jogar, andar de bicicleta, ver curtas metragens, participar em palestras, usufruir de experiências sensoriais e construir os nossos famosos tapetes floridos.

Como verdadeira escola do Minho, não faltaram os  tambores, na EBF, e o folclore, na EBARS, com o nosso “Regadinho”, contando com a participação dos docentes, vestidos a rigor.

Foi uma manhã  FANTÁSTICA, cheia de animação!!!!!

VID-20240320-WA0097 (2).mp4
IMG_1143 4.MOV
Dia das Expressões.mp4

Conhecer Para Intervir   

As alunas do curso Técnico de Ação Educativa do 3º ano da Escola Profissional de Esposende (EPE) estiveram na nossa escola, no dia 19 de fevereiro, acompanhados pela professora e coordenadora de curso Sara Cepa, para conhecerem as diferentes valências de apoio a crianças e jovens com PEA – Perturbação do Espectro do Autismo. Tomaram conhecimento do perfil de funcionalidade de cada aluno – interesses/limitações -, visitaram os diversos espaços onde a equipa multidisciplinar – docentes, técnicos especializados e assistentes operacionais – intervém de diversas formas promovendo sempre a autonomia dos alunos e a sua qualidade de vida, em parceria com a família e a comunidade educativa. Observaram a dinâmica da Valência Especializada que permite a cada aluno desenvolver ao longo do dia variadíssimas competências em diversos espaços: Sala 1 (do desenvolvimento cognitivo), Sala 2 (da psicomotricidade), Casa Funcional (das atividades da vida diária) e Sala de Snoezelen (da estimulação sensorial/ relaxamento).

As docentes de Educação Especial da Valência Especializada do 2º e 3º ciclos – Natália Serra e Sílvia Antunes – aproveitaram a visita das alunas da EPE para desafia-las a criar diversos jogos ludodidáticos, desafio esse SUPERADÍSSIMO. No dia 12 de março, a docente Natália Serra dirigiu-se à EPE, a convite da coordenadora de curso Sara Cepa, para receber os oito jogos ludodidáticos elaborados, após a apresentação dos mesmos, pelas alunas.

Natália Serra

Futebol para Todos

“No futebol há balizas, não há barreiras!”

 

O projeto Futebol para Todos, ao qual pertencem os alunos da EB de Forjães com medidas adicionais, tem desenvolvido, semanalmente, um conjunto de atividades/exercícios físico-práticos que visa colmatar as dificuldades específicas de cada aluno, como por exemplo:

·         O relacionamento entre pares;

·         A promoção da linguagem e comunicação;

·         O aumento do contacto ocular;

·         A partilha conjunta de experiências em campo;

·         O respeito pelas regras impostas;

·         O foco ao nível da atenção/concentração;

·         O desenvolvimento da motricidade global / da destreza física;

·         O vestir e despir o equipamento bem como o calçar a chuteiras;

·        

Para além disso, a Direção que comanda este projeto, nos últimos dois dias de aulas do 2º período, proporcionou aos nossos alunos duas experiências únicas e fantásticas:

·      Assistir ao jogo da nossa Seleção contra a Suécia, em Guimarães (21 de março);

·    Participar numa caça aos ovos (de chocolate) no campo de futebol do FSC (Forjães Sport Clube) com a companhia do Forjinha, a mascote do clube que eles tanto gostaram.

Foi tão bom ver pais e filhos a torcer pela seleção e tão gratificante ver a alegria estampada no rosto dos nossos alunos ao abraçar o Forjinha.

Convidamos toda a gente a gritar:

“No futebol há balizas, não há barreiras!”

 

Futebol para Todos - Caça ovos com Forjinha.mp4
Futebol para Todos_ Portugal VS Suécia.mp4

É Natal nos CAA do AEARS!"...

Entra o mês de dezembro e instala-se uma grande euforia nos Centros de Apoio à Aprendizagem do Agrupamento (valências  Especializadas do Espectro do Autismo e Multideficiência  incluídas). Ouvem-se canções natalícias; proferem-se, com regularidade, as palavras “Pai Natal” e “presentes”; visualizam-se histórias de Natal, quer em livros quer no computador; realizam-se várias atividades práticas – recortes, colagens, construções manuais, …

Esta euforia toda envolveu, em algumas atividades desta quadra natalícia, não só a comunidade educativa, os amigos, os familiares… bem como os amigos dos amigos. 

As  árvores de natal  são a prova de que:

- com pouco se faz muito;

- com o coração se faz objetos lindos;

- com materiais reciclados, tornamo-nos amigos do ambiente;

- com trabalho colaborativo, tudo se torna mais fácil;

- com amor, amizade, ajuda, união, solidariedade, harmonia, … construímos uma Árvore de Natal cujo tema é LIBERDADE.

Na EBF, a partir de um convite do departamento de Línguas – responsável pela organização do jantar de Natal -, os alunos com medidas adicionais   desenvolveram um conjunto de atividade para embelezar a sala do restaurante onde docentes e assistentes operacionais celebraram o Natal:Arranjos de Natal colocados no centro de cada mesa;Estrelas vermelhas e brancas como suporte para os guardanapos; Pinheirinhos verdes e vermelhos, espalhados pela sala do restaurante;Sabonetes em formato de floco de neve, azuis e cheirosos, para presentear docentes e assistentes operacionais;Pombas, esferovite (neve), palavras alusivas à época natalícia e balões para criar um espaço para as fotografias. Os alunos ainda:Construíram algumas decorações natalícias e expuseram-nas em locais estratégicos, na escola;Confecionaram bolachinhas, bombons, pizzas, …

Já os alunos da valência Especializada do Espectro do Autismo 2º e 3º ciclos, no dia em que saíram para ver o presépio em Forjães, como já é hábito, foram surpreendidos pelo Pai Natal que trouxe alguns miminhos …

Também na EBARS e Estabelecimentos do 1º ciclo, se desenvolveram dinâmicas  de uma escola  em época natalícia, desde sessões de teatro;  idas a espetáculos; festas de natal na escola; elaboração de enfeites de natal; decoração da sala de aula e  espaços escolares; entre outras tantas atividades...


Natal, não é uma data… É o tempo dos nossos alunos sonharem…                                                                                                                                                                                                  

VIDEOS EBF

video EBF -Natal.mp4
Video EBF 2 Natal.mp4

                Atividades de encerramento do ano letivo 2022/2023 

EBARS e EBF

FESTA DA ESPUMA

EBF


ÚLTIMO DIA DE AULAS, COM AS FAMÍLIAS


Dia 14 de junho, último dia de aulas para os nossos alunos do 2° e 3° ciclos, foi dia de emoções fortes...

Convívio como nunca aconteceu... cada aluno presente esteve acompanhado pelo pai ou pela mãe... e claro, pelo professor Rui, pelas professoras e assistentes operacionais...

Obrigada à Rio Neiva - Associação Defesa do Ambiente pela disponibilidade, pela dedicação, pela qualidade das instalações...

Aproveitamos muito bem cada segundo juntos!

RUMO AO FUTURO

 

Não podia faltar ...  Aproveitamos todas as oportunidades para partilhar com quem quiser ouvir a canção que se criou no ano em que o nosso primeiro grupo de alunos foi finalista do 9°ano, no ano letivo  2019/20... 

Há quem diga que nunca ouviram nada igual... tão encantador... tão sentido... tão emocionante...

Ouçam e cantem...com alegria, afinados ou desafinados!

 


VIDEO-Rumo ao futuro.mp4

EBARS

BAILE DE FINALISTAS

A  aluna Diana Miquelino ,do  9MC, concluiu com êxito mais um ciclo de ensino,  e como tal teve direito a baile de finalistas  que se realizou  no dia 9 de junho na quinta do Souto em Curvos. Este foi, sem dúvida alguma ,mais um  dos momentos de INCLUSÃO que se vivem no agrupamento.  Marcante para a Diana e para toda a comunidade educativa!...

VIDEO-2023-06-10-14-57-17.mp4

O FINALISTA

Na passada quarta-feira, dia 7 de junho, último dia de aulas para os alunos do 9º ano, surpreendemos o nosso finalista Paulo Martins (da SEEA) com uma festa surpresa. Fomos todos surpreendidos com a chegada da mãe do Paulo, que quis juntar-se a nós e participar no culminar de uma importante etapa no percurso académico do seu filho.

Para além de sandes, batatas fritas, pipocas, gomas, sumos,... a mãe do nosso Rodrigo Fernandes ofereceu um lindo e delicioso bolo. O nosso finalista teve direito a cartola, a faixa, às três pancadas na cartola, a confetis e a um diploma onde vem destacado a sua dedicação ao estudo e ótimo desempenho. Toda a comunidade participou na confeção das lembranças oferecidas ao Paulo: uma caixa repleto de fotos, registos dos 5 anos na EB de Forjaes e mensagens de docentes e nao docentes que comprovam a educação, a responsabilidade, o empenho, a dedicação, a grande evolução do nosso finalista. 

Todos assistimos a um vídeo sobre o Paulo (ao longo dos 2° e 3° ciclos) e cantamos o nosso hino "Rumo ao futuro".

A festa terminou num ambiente de grande emoção - a despedida.

"Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós." (Antoine de Saint-Exupery )


HIPOTERAPIA

Encontro entre escolas 

No dia cinco de maio decorreu no Centro Hípico do Norte o encontro das escolas dos concelhos com os alunos que frequentaram a Hipoterapia ao longo do ano letivo. A Hipoterapia é uma técnica terapêutica que utiliza o cavalo com o objetivo de, através do acompanhamento de uma equipa de profissionais especializados, promover mudanças tanto a nível físico, social como psíquico. O ambiente estimulante e descontraído onde esta atividade se desenvolve, tornam o cavalo um agente facilitador, bem como um promotor de vivências fundamentais para o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas, comunicativas e psicossociais.

Resultado do trabalho desenvolvido, elaboramos um pequeno registo (vídeo) do muito que se fez ao longo do ano, com a envolvência de alunos, assistentes operacionais e a técnica que os acompanha.

Aproveitamos para agradecer a toda a equipa do CHN pelo trabalho que desenvolve, há já alguns anos com as crianças e jovens com necessidades específicas do nosso agrupamento, em parceria com o município. 

CHN Encontro entre escolas .MOV

"Surf para Todos"

Mais uma vez, à semelhança do ano anterior, no dia 30 de maio, um grupo de alunos, com necessidades especificas, das  Escola Básica António Rodrigues Sampaio e da Escola Básica de Forjães, realizaram  a atividade de bodyboard- “Surf para Todos”. A experiência teve lugar na praia do Cabedelo, em parceria  com a Associação Surf Clube de Viana do Castelo.O bodyboard trabalha competências como segurança dentro de água (conforto), saber interpretar a onda e as suas mecânicas. É uma modalidade com grandes  benefícios em diferentes áreas, em especial ao nível físico, pois  trabalha competências de mobilidade aquática (aquacidade), força e flexibilidade, assim como  ao nível emocional, para a  ajuda na superação do medo do mar e na conecção com o mesmo.Esta pode ser uma das experiências mais completas e naturais no oceano. Uma coisa é certa: a diversão é garantida!... E, foi lindo ver a alegria com que alguns se aventuraram no mar, apropriando-se deste como se já fizessem parte do mesmo. Outros porém, enfrentaram medos (medo da água, das ondas,...) e receios próprios de crianças de tenra idade, mas no final todos  viveram um dia cheio de aventuras, conquistas, alegria e partilha.

De sorrisos rasgados completamos o dia com um almoço nas instalações do Surf Clube, seguindo-se um passeio, muito animado e com cânticos à mistura, pelos passadiços que envolvem a zona. 

Terminado o dia regressamos às escolas, e  como seria de esperar, depois de um dia repleto de atividade física, os índices de  energia ja começavam a faltar....Logo que entramos no autocarro foram vários os "dorminhocos" que se recostaram para descansar!...

Sem dúvida alguma, este foi um dia magnifico que ficará na lembrança de todos.

O nosso agradecimento  a todos os envolvidos, em especial à organização da Associação Surf Clube, pelo dia fantástico que nos proporcionou, assim como à junta de freguesia de Marinhas que disponibilizou o transporte. Bem hajam e muito obrigada!...



Surf- 22/23.mp4

Transição entre ciclos


 

No dia 25 de Maio, alguns alunos do nosso Agrupamento, das escolas EBF e EBARS, foram conhecer a Escola Secundária Henrique Medina (ESHM) que os vai receber a partir do próximo ano letivo.

Chegados à Secundária, fomos recebidos pela coordenadora da educação especial, que prontamente nos mostrou a escola e as dinâmicas que aqui se estabelecem, incluindo os nossos alunos nas mesmas. O sorriso constante dos alunos, ao longo da manhã e hora do almoço, foi revelador da alegria que sentiram neste contexto de ensino. Não temos dúvidas que esta é uma escola secundária de referência para os alunos com necessidades específicas, que certamente dará continuidade à caminhada destes jovens adolescentes.

A estes jovens que fizeram parte do nosso agrupamento, um bem-haja pelas aprendizagens alcançadas e que esta nova etapa (já de gente crescida!...) continue a ser pautada por sucessos.

Vamos ter saudades vossas... pois vocês foram e sempre serão “os nossos meninos”!...

 

Visita de estudo à Quinta do Santoinho


No dia 19 de maio, os alunos que frequentam a SEEA (sala especializada de ensino estruturado) do 2º e 3º ciclos tiveram mais um dia de aprendizagens diversificadas em contexto externo à escola, desta vez na Quinta de Santoinho. Trata-se de um "empreendimento idealizado e concebido pelo empresário António Cunha, … numa antiga quinta da família, recriando as tradições e costumes do Alto Minho”, na freguesia de Darque, concelho de Viana do Castelo.

Os alunos, as professoras e as assistentes operacionais foram muito bem-recebidos pela D. Rosa Portela - técnica de turismo -, uma senhora encantadora, sensível, amável, carinhosa e que cativou de imediato a atenção do Luís, por falar inglês.  Visitaram grande parte do património cultural de raras peças da Fundação Santoinho: por um lado, o museu dos transportes onde viram veículos antigos - desde autocarros, automóveis, uma locomotiva do século XIX, carruagens de 1ª e de 2.ª classe do Caminho de Ferro, um coche do século XVII, carros de bois e de cavalos; por outro lado, a variada coleção de alfaias e utensílios do campo, de tanques, lagares, pias e figuras em granito, de espigueiros originários de todos os concelhos de Viana do Castelo. A equipa da SEEA entrou no espaço “Santoinho” onde só faltaram as tradicionais músicas e danças folclóricas e as típicas sardinhas e o delicioso caldo verde. O grupo não comeu sardinhas nem caldo verde, mas deliciou-se com uma refeição (do agrado de todos) oferecida pelo Sr. Joaquim, do restaurante típico “O Espigueiro”.

Esta visita foi sugerida e organizada pela Michelle, mãe do aluno Richard.

A equipa da SEEA agradece a todos os intervenientes desta experiência e garante que chegou à escola de coração cheio.

VIDEO-2023-05-26-19-33-33.mp4

Visita ao Zoo Sto. Inácio


No dia 16 de maio, os alunos com necessidades específicas da EB Forjães e da EBARS visitaram o Zoo Sto. Inácio, em Avintes. Durante este dia, tiveram a oportunidade de observar e conhecer alguns hábitos e curiosidades sobre diversos animais provenientes dos 5 continentes, desde búfalos, tigres, macacos-ursos, pinguins, entre outros. Também foram confrontados com diversos desafios, todos eles superados, como por exemplo, fazer a viagem de autocarro de uma hora e meia com um comportamento exemplar, respeitar a vez do outro no parque infantil, não perturbar o descanso dos animais, etc. Tratou-se de uma experiência gratificante, tanto a nível da aquisição/consolidação de conhecimentos sobre o reino animal como ao nível da interação entre os diversos participantes. 

Um momento único que ficará nas suas memórias!


"UM RIO PARA TODOS"

Canoagem.

No âmbito do projeto " Um Rio para Todos",desenvolvido no AEARS,  há já alguns anos que os alunos com necessidades específicas da EBARS e da EBF têm a oportunidade e a sorte de frequentar a Associação Rio Neiva. Este é mais um ano  em que, graças à colaboração da ACARF no transporte, e a cedência das instalações e equipamento da Associação Rio Neiva,  os alunos da EBF frequentam a valência de canoagem, todas as quartas feiras de manhã.Há realmente muito a dizer sobre o quanto importante é para os nossos alunos andar de canoa - contacto com a natureza, enfrentar medos, aprender a pagaiar num rio que transmite segurança ao aluno porque a maior parte das vezes tem pouca profundidade (água pelos joelhos), desenvolver competências ao nível da lateralidade, da partilha, da confiança no outro, ...

Mas,se todas as quartas são realmente especiais, esta última foi mega especial graças à descoberta de um pássaro morto e à presença da bióloga  da Associação... dois dos nossos alunos tiveram a oportunidade de aprender como se conservam animais para, a longo prazo, poder observá-los e analisar certas características, próprias de cada um... Para a semana vamos então saber mais sobre a espécie do pássaro encontrado...


Entretanto, o Luís e o Paulo descobriram ainda que a bióloga não tem uma bola escondida na barriga, mas sim um bebé que se vai chamar... 


UM BEM HAJA À ASSOCIAÇÃO RIO NEIVA E À  ACARF!...


DIA DA MÃE

Mãe


Mãe! São três letras apenas

As desse nome bendito:

Três letrinhas, nada mais...

E nelas cabe o Infinito

E palavra tão pequena

(confessam mesmo os ateus)

É do tamanho do Céu!

E apenas menor que Deus...


Mario Quintana

56b30eb2-ff2c-4b60-91b6-6057bd01d93b.MP4
8e9b7503-f9d7-488c-8ead-3efd753dec64.MP4
e1fe5880-7697-44ba-a44d-5cbceb6f97b7.MP4

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

Special Olympics

       Centro Hípico do Norte

28 de março

0938E773-75AA-4EF0-AA75-4A5FBA927380.mov
CHN.mov

DIA MUNDIAL DA TRISSOMIA 21

"Como as aves, as pessoas são diferentes em seus voos, mas iguais no direito de voar"


21 de Março/2023


Mais uma vez o Agrupamento de Escolas Antonio Rodrigues Sampaio deu asas à imaginação,  e  um pouco por todos os estabelecimentos de ensino  foram realizadas atividades alusivas ao Dia.Foram vários os alunos, professores e assistentes operacionais que  sairam de casa com meias de cores e feitios diferentes, aderindo assim à iniciativa  ‘Lots do Socks’ (‘Muitas Meias’), no sentido da  consciencialização para a Trissomia 21.Para além desta iniciativa também penduraram meias descasadas em diferentes estendais  ou locais de destaque das escolas.Tiveram ainda a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o direito à diferença, à inclusão, ao  respeito,... assistindo a palestras, pela AMAR 21.


O nosso muito obrigada a todos os envolvidos nas atividades. 


Juntos Somos AEARS!...



Um bocadinho do que de muito bom e bem se faz no AEARS!...

21 de março-síndrome de Down.mov
WhatsApp Video 2023-03-21 at 17.54.16.mp4
WhatsApp Video 2023-03-21 at 19.08.06.mp4
JI Pinhote.mov
Trissomia 21.mp4

"Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória"( Henry Ford)

SESSÕES DE SENSIBILIZAÇÃO- PEA

Sensibilização para a PEA

Como habitualmente acontece, anos após anos, na EB de Forjães, já decorreram as palestras de sensibilização para a PEA - perturbação do espectro do autismo - dirigidas aos 5°anos e ao 1° ciclo e realizadas pelos docentes das salas especializadas em espectro do autismo (SEEA) e pelas técnicas especializadas do CRI (centro de recursos à inclusão). Foram palestras bastante dinâmicas e gratificantes, com muitas perguntas e curiosidades por parte dos alunos. Para o ano há mais!!!! 

Ano letivo 2022/2023

video-output-7569354F-9D33-42B7-8A3B-0225B859AAC7.mov

Batismo de Surf

01/06/2022

Livro “Juntos, fazemos a diferença!”

 

"Não se perde uma criança para o autismo. Perde-se uma criança porque a que se esperou nunca chegou a existir. Isso não é culpa da criança autista que, realmente, existe e não deve ser o nosso fardo." - autista Jim Sinclair, 1993, ao referir-se às famílias com crianças autistas. A meu ver, esta mensagem encaixa-se perfeitamente no contexto escolar.

Diariamente, os docentes enfrentam desafios diante dos alunos com necessidades especiais. Cabe-lhes procurar entender cada aluno para intervir nas diferentes situações com que se deparam, construindo assim uma escola que atenda adequadamente a alunos com características, potencialidades e ritmos diferentes de aprendizagem.

A Margarida é uma aluna autista, integrada na turma a tempo inteiro, na escola básica de Forjães e carece de um acompanhamento individualizado constante por parte dos docentes bem como da mãe. Ela apresenta várias limitações associadas à perturbação do espectro do autismo ao nível da socialização, da linguagem, da autoestima, da autonomia e do seu desempenho laboral.

O grande objetivo da criação do livro “Juntos, fazemos a diferença!” foi criar na Margarida um bem-estar emocional que aumentasse a sua autoestima, levando-a a níveis mais elevados de envolvimento e de bem-estar, sendo estes facilitadores do processo ensino-aprendizagem. Aproveitei uma das suas duas potencialidades - o desenho - para promover a oralidade e a escrita. A Margarida aceitou logo o desafio porque teria a oportunidade de elaborar um conjunto de desenhos para acompanhar a história; ela não pensou de todo nas dificuldades que poderia vir a sentir aquando da construção da mesma. Juntas, decidimos que iríamos construir uma história cujo tema principal teria a ver com o projeto do agrupamento - Rotas do Oceano - onde se priorizam atividades em prol da preservação do ambiente, em particular o ambiente marítimo. A construção da história decorreu ao longo dos dois primeiros períodos, uma vez por semana, em sessões de tutoria. Inicialmente, prevaleciam os monólogos (da minha parte), mas, passo a passo, deram lugar a alguns diálogos e até a uma ou outra discussão enriquecedora. Houve uma articulação constante com a mãe, no sentido de partilharmos as ideias, as formas de agir com a Margarida numa ou outra situação e de transmitirmos o empenho e as dificuldades da Margarida ao longo da execução das tarefas propostas. Semanalmente, a Margarida levava uma tarefa para realizar sozinha... Não foi fácil, não! Ela está muito habituada a ser ajudada pela mãe, pelos professores, pelos pares... Semanalmente, ela levava para casa perguntas às quais teria de responder para que na próxima aula, construíssemos, juntas, um pouco da história.

Inicialmente, criamos o livro em suporte digital no programa StoryJumper, de fácil manuseamento e bastante intuitivo; depois, mandamos imprimir dois exemplares numa gráfica, um para oferecer à autora, o outro para ser o suporte, quiçá, para outro projeto.

Na semana de consciencialização do autismo, todos os alunos e docentes do agrupamento tiveram a oportunidade de ver e ouvir a história da Margarida "Juntos, fazemos a diferença!" na versão vídeobook. Os alunos da turma da Margarida bem como a outra turma do sexto participaram no lançamento do mesmo na biblioteca da escola; a Margarida assumiu muito bem o papel de autora do livro, muito feliz perante o interesse dos colegas em saber alguns pormenores. Só faltou mesmo a sessão de autógrafos!

                                                                             Professora de Ed.Especial Natália Serra, tutora da aluna



VideoBook-Juntos-fazemos-a-diferena.mp4

DIA MUNDIAL  DA CONSCIENCIALIZAÇÃO PARA O AUTISMO

O Dia Mundial da Consciencialização para o Autismo é assinalado a 2 de abril, data definida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O seu objetivo é consciencializar os cidadãos para a temática e incentivar à inclusão das pessoas com autismo na sociedade. 

No nosso agrupamento (AEARS), não só porque tem uma sala especializada que atende alunos com autismo, na EBF,  mas também porque é nosso dever, enquanto educadores, formar cidadãos agentes de mudança-mudança de mentalidades e de atitudes-, arregaçamos as mangas e, em colaboração com toda a comunidade escolar, celebramos esta data nos diferentes estabelecimentos de ensino, no dia 4 de abril (segunda-feira).

Tendo como pano de fundo o slogan do nosso cartaz ”quando todos ajudam, as peças encaixam-se!”, foram  propostas um conjunto de atividades a toda a comunidade escolar, de acordo com a faixa etária de cada ciclo. De entre as atividades realizadas, destaque-se o vestir azul em todos os estabelecimentos de ensino, desde os mais pequenos aos mais graúdos; a pintura de um mural alusivo ao autismo, na EBF; a elaboração o laço azul e posterior colocação do mesmo em locais de destaque, nas escolas do 1º ciclo; a decoração da árvore temática, na EBARS; a interpretação do Hino inclusivo pelos alunos; a caça ao tesouro; a criação de painéis temáticos com trabalhos elaborados pelos alunos, entre outras.

Num dia repleto de atividades, mais uma vez repensamos atitudes e comportamentos para com as pessoas com autismo, consciencializando para o respeito e aceitação da  diferença.


IMG_4034 (1).MOV

Hino Inclusivo

video-1649101278 (1).mp4

Hino Inclusivo 

IMG_4034.MOV

Sentir a Inclusão

video-1649101239.mp4

Comunicação Alternativa 

video-1649101310.mp4

Caça ao tesouro

video-1649101340.mp4

Comunicação Alternativa

Dia Mundial da Trissomia 21


VIDEO-2022-03-21-11-17-48.mp4

St. Patrick`s Day

O nosso Agrupamento decidiu prestar uma homenagem a St. Patrick, padroeiro da Irlanda – atividade promovida pelo grupo de Inglês. O centro de apoio à aprendizagem com ensino estruturado (CAAEE) da escola básica de Forjães “juntou-se à festa” e, em trabalho colaborativo, desenvolveu uma série de atividades para que fosse uma celebração memorável.



"Meninos de todas as cores",  de Luisa Ducla Soares. 

Na semana da leitura, de 21 a 25 de fevereiro,  os alunos com necessidades especificas, para além de participarem em todas as  atividades  programadas, integrados nas respetivas turmas, foram presenteados com a visita de alguns alunos  à  sala  da multideficiência,  onde o conto " Meninos de todas as cores"  lhes foi apresentado com eloquência e dedicação num verdadeiro espirito de inclusão.

Visita ao CEA.

No passado dia 14 de janeiro, os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem,  foram visitar a exposição "Oceanário"  do Centro de Educação Ambiental. Foi uma experiência bastante  enriquecedora, que proporcionou aos alunos uma viagem pelo oceano!...

3 de dezembro    

  Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Na Escola Básica de Forjães...

VÍDEOS- DL 54/2018 de 6 de julho

Abordagem Multinível



Acomodações  Curriculares/Adaptações Curriculares Não Significativas-Significativas

Acomodações Curriculares- Exemplos 


Rodriguinho_jan_21_HQ.pdf