Educação Visual

ANO LETIVO 2023-2024

PROJETO MINANTE


A CASA (DA) ÁRVORE

O principal objetivo deste projeto é aliar a consciencialização ecológica e ambiental à vertente artística. É também levar os alunos a pensar acerca da importância que o Património Natural da zona do Minante tem e orientá-los para uma necessidade de preservação do mesmo. As árvores são pequenos ecossistemas que, como tal, albergam uma série de espécies e por essa razão devem ser preservadas. As árvores mais antigas, como é o caso do Carvalho que “adotamos”, já viveram o suficiente para criar um “mini” ecossistema que se vai tornando mais complexo à medida que o tempo passa. Quantos mais anos, mais histórias guardam e a sua idade pode ser extensa. Pretende-se que os alunos criem esta consciência aliada à importância de preservar estas espécies autóctones que albergam tantas outras espécies de seres vivos. Somado a isto, desenvolver a vertente artística com a exploração de técnicas de pintura e desenho, que não sejam lesivas para o ambiente (como a utilização de pigmentos naturais ou tintas à base dos mesmos e matéria prima recolhida na natureza como por exemplo as espécies vegetais infestantes). Deseja-se representar o “sangue” da árvore que corre através das suas veias, que são as raízes, propagando-se por toda a árvore de forma a alimentá-la e a torná-la capaz de albergar as ditas espécies, personificadas em rodelas de acácias com representações de cada uma, devidamente selecionada por cada aluno e que ficará agregada ao troco da árvore.




DECORAÇÕES DE NATAL NO NOSSO AGRUPAMENTO

Ao longo deste período letivo os docentes de Educação Visual e Educação Tecnológica orientaram os alunos no sentido de criar elementos que, em conjunto, ofereceram a toda a comunidade um ambiente natalício, assinalando um momento tão desejado por todos. Com isto, os alunos tiveram a oportunidade de reconhecer que o gosto se desenvolve e forma através da prática sistemática de experiências culturais diversificadas, quer seja nos âmbitos da fruição, quer da experimentação e a importância do património cultural e artístico como valores indispensáveis para uma maior capacidade de participação e intervenção nas dinâmicas sociais e culturais. Realça-se a participação das famílias na construção dos presépios.


AULA DE EDUCAÇÃO VISUAL NA GALERIA AZUL


Na segunda semana de novembro, os alunos dos oitavos anos (A, C e D) da EBARS, na aula de Educação Visual, foram visitar a Galeria Azul. Tiveram a oportunidade de conhecer a obra de alguns artistas contemporâneos e analisar os processos de construção do trabalho de cada um. Escutaram, atentamente, a responsável pela galeria, Helena Coutinho, que lhes apresentou com todo o pormenor, os processos de representação, utilização da cor, texturas, linhas, etc no trabalho de cada artista.

Esperamos que esta partilha possa ser estendida às famílias dos nossos alunos, já que a galeria fica aqui tão perto (Rua Conde de Madimba), junto à Igreja das Marinhas e que, com isso, os ditos discentes possam partilhar com as famílias o que ouviram nesta aula.

 


ANO LETIVO 2022-2023


Visita de Estudo ao Porto

No passado dia 10 de maio, os alunos do 7º ano deste agrupamento de escolas tiveram a oportunidade de visitar a cidade do Porto com o intuito de usufruir de dois momentos artísticos, visual e dramático (trabalho de articulação entre as disciplinas de Português e Educação Visual). Na parte da manhã, os alunos puderam visitar a exposição patente no Museu de Serralves, com especial destaque para a artista Carla Filipe, e ainda a instalação “Micro |Macro” de Kyoji Ikeda. Da parte da tarde assistiram à peça de teatro “Leandro, o rei da Helíria”, no auditório de Perafita/ Lavra interpretado pelo grupo de teatro O Sonho.


REAL OU IMAGINÁRIO?

No final deste 2º período os alunos do 9º ano, nas aulas de Educação Visual, realizaram algumas experiências fotográficas com o objetivo de iludir o nosso cérebro.

Aqui ficam alguns dos exemplos conseguidos.

Agora, vamos lá ser imaginativos para tentar perceber como estas imagens foram produzidas.


                        TAPETES FLORIDOS

No último dia de aulas do 2º período todas as turmas do agrupamento elaboraram um tapete florido na EBARS e na EBF.

Este trabalho foi o resultado do espírito colaborativo e de companheirismo que tantas vezes testemunhamos nos nossos alunos.

Resultou de uma articulação entre as disciplinas de EMRC e Educação Visual e teve como principal objetivo a promoção de hábitos de apreciação e fruição dos diferentes contextos culturais.

A mensagem que passa na imagem reproduzida pretende, não só salientar o momento que todos os anos temos o prazer de vivenciar e que é a Páscoa, como também assinalar o encontro que se avizinha e que contará com a participação de Jovens de todo o mundo. Jovens que, certamente, darão continuidade à comemoração de momentos que passam de geração em geração.


As Máscaras do Mundo - EBF

A exposição “As Máscaras do Mundo” em amostra na Escola Básica de Forjães apresenta uma viagem dos alunos dos 7º, 8º e 9º anos às diferentes culturas do mundo.

A mostra é composta por trabalhos de alunos, elaborados com recurso a diferentes materiais recicláveis. 

A máscara transversalmente  adquiriu uma renovada relevância, materializando-se sob diversas aparências. Com fins de entretenimento, propaganda, ativismo ou até na representação de diferentes movimentos culturais. A máscara, o disfarce ou a imitação representa o espelho de uma sociedade multicultural.


A exposição pode também ser visitada digitalmente no link:

https://www.artsteps.com/view/63e28605c0a4cb48a0462da6



DECORAÇÕES DE NATAL

Os alunos do 2º e 3º ciclos da Escola Básica de Forjães, nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica participaram, com grande entusiasmo e espírito natalício, na atividade “Decorações de Natal” com várias propostas criativas privilegiando materiais reutilizáveis. Os trabalhos estão expostos em diversos espaços da escola.

    POSTAIS DE NATAL

No dia 09 de dezembro, durante o período da aula de Educação Visual, os alunos dos 8º anos foram distribuir postais de boas festas a toda a comunidade educativa, com mensagens de compaixão e paz. Este trabalho foi desenvolvido ao longo do 1º período, nas aulas de Educação Visual.

A Arte nos Fungos

2022-2023

Durante o início do mês de novembro, os alunos dos 7º e 8º anos tiveram a oportunidade de ver a exposição “A Arte nos Fungos” que faz parte de um projeto, desenvolvido nas aulas de Educação Visual e Ciências Naturais e que contou com a colaboração da Associação Assobio.

Esta exposição, dividida em duas partes, uma dedicada à importância dos cogumelos na natureza e a outra dedicada à mostra de imagens do trabalho de alguns artistas que se  consagraram pela conceção de obras a partir da forma e significado dos cogumelos, contou com a colaboração de Jorge Silva (representante da Associação Assobio) e Carla Cardoso (professora de Educação Visual das referidas turmas).

O objetivo deste projeto visa alertar os alunos para a importância dos cogumelos na manutenção de uma floresta sã e como a natureza pode ser um ponto de partida para a exploração de trabalhos plásticos.

Ainda neste âmbito, a turma B do sétimo ano, teve a oportunidade de ir à floresta conhecer alguns destes cogumelos. Todos os alunos tiveram a oportunidade de, no contexto da sala de aula de Educação Visual, fazer esporadas de cogumelos (técnica de impressão natural dos esporos dos cogumelos numa folha de cartolina).

Este tema irá acompanhar as próximas atividades de Educação Visual, articulando com outros projetos do agrupamento (Eco Escolas e PRESSE).


ANO LETIVO 2021-2022

TAPETES FLORIDOS

Retomou-se a atividade Tapetes Floridos, que habitualmente acontece no último dia de aulas do 2º período tendo sido, este ano letivo, no dia 8 de abril de 2022, e contado com a participação de todas as turmas do agrupamento dos 2º e 3º ciclos.

Esta atividade tem como principais objetivos refletir sobre as manifestações culturais do património local e estabelecer uma articulação entre as disciplinas de Educação Visual e EMR.

 Este ano letivo apostou-se na realização de um único tapete de aproximadamente 3 metros e meio por 3 metros, concebido em trabalho colaborativo por todos os alunos.

 Nesta atividade os alunos tiveram oportunidade de manifestar sentido de comprometimento, respeitando o trabalho individual, a par e de grupo, de cooperar com os seus pares na partilha de saberes para a superação conjunta de dificuldades e questionar as diferentes circunstâncias culturais de modo a perceber o seu contributo para uma ação cívica, junto da comunidade.

No final desta atividade, na EBARS, tivemos um momento de reflexão pela Paz no mundo e o prazer de ouvir duas alunas do 7ºA do ensino articulado a tocar o hino da Ucrânia, de ouvir várias alunas do 7ºB a recitar um poema de Sophia de Mello Breyner sobre a paz e de ouvir um diálogo entre mãe e filho expresso pela voz de dois docentes que espelhou a dura realidade da guerra na Ucrânia.


ILUSIONISTAS DA VISÃO

Brincando com o que parece estar longe e perto, nas aulas de Educação Visual, os alunos do 9º ano da EBARS, com o pretexto de refletirem acerca de como fazemos a leitura visual do que observamos e como podemos ser "ilusionistas da visão", realizaram experiências fotográficas(recorrendo à utilização da câmara do smartphone).

Pretendeu-se, desta forma, conduzir os alunos à "reinvenção de soluções para a criação de novas imagens relacionando conceitos, materiais, meios e técnicas" ( em aprendizagens essenciais EV 3º ciclo).


VISITA DE ESTUDO AO PORTO

Na passada segunda-feira, dia 07 de março de 2022, os alunos do 9º ano da EBARS foram visitar o Museu Militar e ver a Exposição de Joan Miró patente na casa de Serralves. Pretendeu-se com esta visita articular conteúdos abordados nas aulas de Educação Visual e História, enriquecer os alunos com experiências visuais, estimulando hábitos de apreciação e fruição de diferentes contextos culturais e também conduzir os mesmos para o reconhecimento da importância do património cultural e artístico.

EXPOSIÇÃO 

"GEOMETRIA NO OCEANO"

A exposição “Geometria no Oceano” que esteve patente na biblioteca da EBARS, está inserida no projeto “A Rota dos Oceanos, conhecer e explorar o mar de Esposende” e surge pela necessidade de se reunir um conjunto de seres do mar, as conchas, que servem de sustentação para a apropriação e reflexão da unidade temática construções geométricas, Património natural e O Museu e a coleção, abordadas nas aulas de Educação Visual nos 2º e 3º ciclos.


Na sequência da Exposição foram realizados os seguintes trabalho, em contexto de sala de aula.......

Geometria no Oceano 7º ano

Módulo/Padrão - 8º ano

Espaços Marítimos - 9º ano