Interfones para condomínios são equipamentos indispensáveis para facilitar a comunicação, seja entre condôminos e a portaria ou mesmo entre os próprios condôminos. Os interfones para condomínios são primordiais para a segurança, por meio deles a comunicação entre o porteiro e os condôminos é facilitada assim como a entrada de prestadores de serviços e visitantes.

Aqui estão listados os tipos de sistemas de interfones para condomínios existentes no mercado:

No sistema digital existe uma central, semelhante ao PABX, que possui muitas funcionalidades, como chamada em espera, ligações entre apartamentos, entre outros. No sistema digital os pontos se comunicam de maneira direta, havendo a possibilidade da liberação de entrada por meio do porteiro eletrônico. A diferença, que torna o sistema digital mais prático, é a possibilidade da comunicação direta entre apartamentos. Dessa maneira, não é necessário nenhum contato primeiramente com a portaria, uma vez que o interfone para condomínios com sistema digital é integrado por meio de uma central de interfones.

Com o lançamento recente de centrais digitais com apenas 16 ramais este sistema tornou-se quase sempre o mais indicado salvo algum problema de infra estrutura pré existente.

Esse sistema de interfone para condomínios é também conhecido como porteiro coletivo e permite a comunicação entre os pontos internos e o exterior do condomínio ou a portaria, com o objetivo de identificar visitantes e prestadores de serviço e liberar a sua entrada.

Quando não existe portaria o sistema é montado sobre um conjunto de placas e botões, instalados na parte externa do edifício, sendo mais apropriado para condomínios com poucos apartamentos.

Para condomínios maiores o sistema depende de uma mesa com botões para cada unidade e a comunicação entre condôminos também é possível, mas, só pode ser feita por intermédio da portaria. É o sistema mais comum mas com o lançamento recente de centrais digitais com 16 ramais esta se tornando cada vez mais obsoleto.

O PABX é um equipamento que permite realizar e receber chamadas de vários ramais simultaneamente. Além da possibilidade de atender as ligações internas e externas, ou seja, funciona também como um telefone comum. Esse tipo de sistema é muito utilizado por empresas, de pequeno ou grande porte, e por condomínios de uso misto.

Com o crescimento da procura por portarias virtuais este sistema vem ganhando força no mercado pois a comunicação com a central é feita através de uma linha externa.

Interfones para condomínios com sistema sem fio

O sistema de interfone sem fio possui praticamente as mesmas características funcionais do sistema digital, trazendo mais facilidade para a instalação, que não vai exigir o custo de fios, tubulações e outros acessórios necessários. Apesar de ter essas vantagens, são necessários alguns cuidados, pois a comunicação é feita utilizando a rede celular GSM, o que torna o produto ainda mais flexível, pois o usuário pode atender os visitantes, mesmo que não esteja em casa, através de seu celular.O custo de instalação, em alguns casos, pode não compensar pelo alto preço dos equipamentos alem de gerar custos com a rede celular.

O sistema de interfones com vídeo possui praticamente as mesmas características funcionais do sistema digital, trazendo a vantagem do vídeo, no sistema IP as funcionalidades são ainda maiores como a função siga-me que permite a visualização e abertura dos portões via Smart fones.

Com preços ainda proibitivos, aqui listamos os dois sistemas mais comuns.


VÍDEO PORTEIRO IP SVIP 1000 INTELBRAS

Composto por produtos desenvolvidos com tecnologia de ponta e design diferenciado, o SVIP 1000 garante mais conforto e segurança para os condôminos. Esse sistema de vídeo IP é o mais moderno e completo do mercado, além de todas as funções de um videoporteiro coletivo, o SVIP 1000 possui características inovadoras como: chamada de áudio e vídeo com possibilidade de abertura de fechaduras via smartphone, liberação de acesso usando chaveiro com tecnologia RFID, acesso a câmeras IP, mensagens de áudio e vídeo e muito mais.

VÍDEO PORTEIRO COLETIVO HDL

Através de apenas quatro fios entre as unidades, já é possível atender a um visitante e vê-lo, sem a necessidade de ir até o portão / porta.Os vídeos porteiros eletrônicos oferecem ainda recursos adicionais, tais como a possibilidade de se acionar uma segunda câmera (câmera auxiliar), uma ou duas fechaduras elétricas, portão automático, dentre outras facilidades