Sobre mim...

Breve apresentação

Pessoa por inteiro. Pai de 3 crianças,, companheiro numa relação amorosa desde 1993, nascido no Funchal há quase meio século. Facilitador, empreendedor e mentor evolucionário. Co-fundador do The Stretch Consultancy, da Fundação Nova Terra e de mais de 12 aventuras entre empresas, associações e cooperativas, entre as quais Safira, darwin e Comunidade de Empreendedores Evolucionários João Sem Medo. Deformado em engenharia informática pelo IST em 1994, fez mestrado em sistemas distribuídos (internet) e passou pelo doutoramento em engenharia e desenho organizacional. Desde 2005 tem desenvolvido competências em 'método empreendedorismo', 'liderança colaborativa e participativa', 'desenvolvimento humano'.


Breve Biografia

  • 1971 - Nasce no Funchal, Madeira (estuda em Extrenacto Nobrega, EP Bartolomeu Perestrelo, Ep da Levada e Dr. Angelo Augusto da Silva; frequenta o Conservatório de Musica do Funchal e joga andebol no Marítimo como infantil e juvenil)
  • 1986 - Muda-se para Palmela/ Setúbal aos 15 anos (estuda na ES da Bela-Vista, ES N.1; joga andebol no Vitória de Setúbal como juvenil e Junior; participa em várias associações culturais em Setúbal e é lider estudantil no secundário)
  • 1990 - Entra no IST para estudar Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores e muda-se para Lisboa; é líder estudantil, associativo durante o curso
  • 1993 - Inicia relação com Cristina David
  • 1994 - Termina a Licenciatura e inicia estudos para mestrado em sistemas distribuídos orientado pelo Paulo Verissimo e co-orientado pelo Pedro Mendes; é líder estudantil de estudantes pós-graduados; entre o último ano do curso e os primeiros anos da Safira dá aulas em vários contextos: monitor no IST, escolas profissionais e cursos profissionais acumulando mais de 5000 horas de formação
  • 1996 - Nasce a Safira (registada em Abril de 1997) co-fundada pelo Marco de Abreu e Pedro Penedo
  • 2005 - Sai da Safira e funda a darwin
  • 2006 - Nasce o primeiro de 3 filhos
  • 2007 - inicia os estudos para phd em engenharia e desenho organizacional no IST com a orientação do José Tibolet e co-orientação do Rodrigo Magalhães
  • 2009 - Nasce o segundo filho
  • 2010 - Nasce, como spin-off da darwin: Homeostase, SIA, darwinLabs, allia, iamin; Nasce a ONE Perfect Movement e a Beta-i, associações onde participa
  • 2011 - Fecha a darwin e co-funda o João Sem Medo e o all-desk (cancela o phd)
  • 2013 - Nasce o terceiro filho
  • 2018 - Sai da João Sem Medo e de todos os projectos empresariais
  • 2019 - Co-fundador The Stretch Consultancy. Membro da equipa de criação da Fundação Nova Terra. Colaboração com a Rebundance.

Apresentação mais longa

Nasci na cidade do Funchal, na verde e montanhosa ilha da Madeira, onde recebi a dádiva de poder crescer num local mágico, rodeado do esplendor da natureza e pelo poderoso oceano Atlântico no horizonte. Sou o primeiro filho e o primeiro neto de uma grande família. Um dos meus avós era agricultor, o outro polícia. O regime fascista, a revolução de Abril, a mentalidade de ilhéu e o contexto familiar marcaram profundamente o meu mundo interior, assim como a mudança para Palmela, uma pequena vila histórica entre Lisboa e Setúbal, no alto das montanhas, com o oceano como horizonte e no meio de campos agrícolas, aos 15 anos.

Nasci em 1971 no ano Chinês do Porco. No eneagrama sou ‘diplomata’ (eneotipo 9), uma energia que suporta a emergência do ‘novo’. No Ki das 9 estrelas 288 (solo em triplo). Pratico meditação desde 2012, um regime alimentar 100% a base de plantas e por agora, vivo perto da natureza, em Belas, uma pequena vila, entre Lisboa e Sintra, com a esposa e 3 crianças.

A minha jornada profissional envolve engenharia de software, consultoria em internet, gestão, estratégia, facilitação, mentoria e empreendedorismo.

Sou apaixonado por ligar ‘tudo com tudo’, ver ‘the big picture’, colocar em contexto, dar a visão sistémica, ver o que não é visível, incluir, dar voz, interligar, aprender e desenhar para aprender, suportar cada pessoa a descobrir a sua beleza interior, os seus dons, a florescer, a ‘cumprir-se!’ como diz Agostinho da Silva.

Em 2005 iniciei uma jornada que me fez comprometer com as causas da sustentabilidade, transformação organizacional, inovação social, empreendedorismo evolucionário, iniciativas ‘grass­root’, activação de comunidades, desenho cultural e muitas outros contextos. Em 2010 nasceu a Comunidade de Empreendedores Evolucionários, João Sem Medo.

Por agora e desde 2019 sou co-fundador do The Stretch Consultancy, um projecto de consultoria para ajudar as organizações europeias a fazerem a sua evolução natural. Colaboro também com a rebundance.

Desde 2019 integro da equipa que esta a criar a fundação Nova Terra, uma fundação que tem como missão transformar a relação que os seres humanos tem com o Planeta Terra: de proprietários para guardiões - a Terra só a Terra pertence.


Facilitação evolucionária

Uso um conjunto vasto de ferramentas. Todas elas apelam a um propósito integral e evolucionário, explorando e construindo nos indivíduos e nos colectivos a capacidade mente-­coração-­vontade. Desenho processos para indivíduos e organizações.

Mentor evolucionário

Como mentor, tenho colaborado com indivíduos e organizações, criando momentos, tensões evolucionárias e suportando a evolução para um ‘novo’, para novos sistemas de valores que permitem o florescimento de indivíduos e colectivos. Focado na manifestação de todo o potencial e suportando o caminho que indivíduos e colectivos fazem. Desenvolvimento humano, liderança participativa e método empreendedorismo tem sido as áreas principais.

Empreendedor evolucionário

Sou empreendedor desde 1996. Quando me vi como racionalista/ modernista nasceu a Safira (www.safira.pt). Na darwin vi-me como pós-modernista. Na João Sem Medo observei-me como integral. E é como integral que vejo nascer 'The Stretch Consultancy' e a Fundação Nova Terra.


-------

Safira (grupo empresarial: 1 SGPS, 1 S.A. e 2 LDA): começou com uma boutique especializada em consultoria tecnológica para sistemas transacionais na internet (e.g. internet banking) e integração com sistemas centrais (middleware); entrou em outras áreas de negócio como IT Managament (Support and Operations) e formação especializada (desenvolvimento software, gestão de projecto); na segunda década, focou-se em BPM e foi vendida a KPMG no Reino Unido; fui co-fundador e sai no ano de 2005. Modelo de bootstrapping e mais tarde por investimento suportado em plano de negócios.

darwin (LDA): boutique especializada na consultoria para sistemas de informação que pudessem suportar as fundações de negócio digitais - gestão, processos e tecnologia; criada em 2005, evoluiu para um modelo auto-organizado que em 2010/2011 deu origem a vários spin-offs e ao fecho da darwin. fui fundador. Modelo de bootstrapping.

homeostase Outsourcing (LDA): boutique especializada no outsourcing de pessoas para contexto de gestão de sistemas e operações; um dos spin-off da darwin. fui co-fundador e participei como sócio e membro do board até 2018. Hoje liderada pelo co-fundador Paulo Costa. Spin-off da darwin.

homeostase Intelligence (LDA): boutique especializada em big data usando a tecnologia SPLUNK; um dos spin-off da darwin. fui co-fundador e participei como sócio e membro do board até 2018. Hoje liderara pelo co-fundador Rui Aires. Spin-off da darwin.

homeostase, organização de comuns: experimentação para criação de uma organização de comuns baseada na homeostase outsourcing e homeostase intelligence durante o anos de 2017 que não veio a acontecer.

iamin (LDA): boutique especializada consultoria digital; um dos spin-off da darwin. fui co-fundador e participei como sócio e membro do board até 2016. hoje liderada pelo sócio André Casado. Modelo de bootstrapping.

darwinLabs (LDA): boutique especializada na consultoria na plataforma Outsystems; um dos spin-off da darwin. fui co-fundador e participei como sócio e membro do board até 2014. hoje liderada pelo co-fundador Pedro Santos. Modelo de bootstrapping.

SIA (LDA): software house para desenvolvimento de uma plataforma de gestão do conhecimento; fui co-fundador; liderada pelo Paulo Carvalho. Modelo seguido foi de investimento baseado nos fundos europeus para apoio a inovação e empreendedorismo tecnológico; foi qualificada mas não obteve fundos. Operação encerrada.

ALLIA (LDA): boutique especializada no sistema de informação para recuperação de crédito e gestão de contencioso; um dos spin-off da darwin. fui co-fundador e participei como sócio e membro do board até 2014. hoje liderada pelo co-fundador José Mendes. Modelo de investimento corporativo por plano de negócios.

All-Desk (LDA): airbnb para espaços de escritório; fui co-fundador; liderada pelo co-fundador Pedro Santos; seguiu o modelo de seed and venture capital; finalista da edição do MIT/ISCTEE em 2012; operação encerrada.

One Perfect Movement (associação): associação para inovação e transformação social; fui co-fundador; experimentação no domínio das 'organizações abertas', grassroot, auto-organizadas; Nasceu suportada pelo Movimento Manifesto; deu origem ao projecto João Sem Medo. Operação encerrada.

Beta-i (associação): associação para a promoção do empreendedorismo em particular empreendedorismo tecnológico; participei como membro e mentor até 2016.

João Sem Medo (cooperativa): iniciador do Centro de Empreendedorismo que mais tarde evoluiu para Comunidade de Empreendedores; João Sem Medo foi um laboratório para experimentação de estilos de vida pós-modernistas e integrais, permitindo a emergência de novos conceitos de empreendedorismo e liderança, conjugando desenvolvimento humano, com liderança participativa, como método empreendedorismo no que ficou conhecido como empreendedorismo evolucionário. Experimentação para criação de uma organização de comuns; foi um centro/ laboratório de inovação social transformativa entre 2011 e 2018. Sai da comunidade em 2018.

Nova Terra (fundação): desde 2019, membro da equipa de constituição da Fundação Nova Terra, um projecto que resulta da experiência Terra Livre da Filipa Simões e do Claudian Dobos; visa adquirir terrenos para retirá-los dos mercados imobiliários especulativos e devolver a 'propriedade' ao Planeta Terra; os Seres humanos aparecem como guardiões e não como proprietários e tem o dever ético de cuidar de toda a Vida e permitir as novas gerações terem um Planeta com condições para a Vida. Estima-se que a fundação tenha o seu primeiro ano de actividade em 2021.