TecnoAgro

SUMÁRIO

BEM-VINDO AO 

NOSSO SITE

Olá, somos a equipe TecnoAgro e aqui mostraremos as partes do nosso projeto de irrigação. Ele se baseia em sistema chamado Pivô de irrigação central e nosso objetivo principal é construir um sistema que consiga economizar pelo menos 10% a mais de água do que um Pivô comum.


 A seguir, temos o nosso ISHIKAWA, no qual a causa descrita é o gasto de água desnecessário na irrigação da plantação. Dentre os problemas mostrados, está a questão do método, que, no caso, o Pivô irriga irregularmente o terreno. Para resolvê-la , pensamos em criar um Pivô elétrico micro controlado, onde, através de um sensor de umidade, ele identificará se tal parte da plantação está úmida o suficiente. Caso não esteja, ele realizará o processo de irrigação e, em seguida, irá se dirigir até a outra área da plantação. 

Em seguida, temos o Canvas do projeto, onde mostramos justificativas, premissas, custos e Stakeholders externos como agricultores, trabalhadores da zona rural e empresas do ramo da agricultura. 

Um dos objetivos na montagem do protótipo era fazer com que ele, não só andasse, mas virasse e desviasse de obstáculos, então foi colocado sensores de proximidade e servos motores para que o pivô consiga fazer movimentos um pouco mais complexos. Aqui está o protótipo feito no AUTODesk Tinkercad.

 Aqui, vemos o código feito na linguagem c++, para fazer a comunicação entre os arduínos e os demais componentes.

Código atual:

Código anterior:

  Por fim, temos o Fluxograma, ilustrando as etapas, sequências e decisões do processo de funcionamento do protótipo.

Integrantes da Equipe TecnoAgro:

Jonatas da Silva Lima.


Kauê Lima Martins da Silva.


Luís Inácio Araujo.


Tiago Alves de Souza.


Wesley Ferraz dos Santos.