Lê mais aqui:
https://cnapef.wordpress.com/2023/10/16/projeto-europeu-do-epetd-reforca-o-papel-fundamental-da-educacao-fisica/
Pode o exercício físico trazer benefícios cognitivos?
A aptidão física tem sido reconhecida como fator facilitador para reduzir o risco de saúde física e mental, estando também documentado o seu impacto no bem-estar
Lê mais aqui:
JOGOS OLÍMPICOS
Acabamos de entrar num ano especial, num ano olímpico, um evento que ocorre a cada 4 anos em diferentes países, e este ano vai ser em França, 32 anos após a sua última edição.
Apesar da longa história destes jogos, que completam este ano os seus 128 anos desde a sua primeira edição na era moderna, é curioso que grande parte da população não saiba o que são ou como foram criados. Por isso, chegou o momento de esclarecer todas as dúvidas. Os jogos olímpicos não são muito recentes, na verdade, já existem desde a Grécia Antiga, cerca de 776 antes de Cristo. Naquela altura, os jogos eram realizados em honra de Zeus, no santuário de Zeus, em Olímpia, considerado o pai dos Deuses naquela época. Além disso, não podiam participar os estrangeiros, os escravos, nem as mulheres, tendo por isso um público bastante reduzido comparando com os dias de hoje. Por ter poucos jogadores, os desportos praticáveis também eram bastante reduzidos, passando por corridas, lutas e o pentatlo, composto pelo lançamento de discos, de dardos e o salto em comprimento. Mas como nada dura para sempre, em certa altura esta tradição fechou as portas, tendo passado a marca de incríveis 1000 anos, com início em 776 a.C. e fim a 395 d.C.
Parecia o fim, mas uma tradição como estas não se podia perder. Foi a pensar nisto que o pai das olimpíadas modernas, Charles Freddye Pierre, inaugurou a 6 de abril de 1896 a primeira edição dos jogos olímpicos da era moderna. Algo que se prolongou até hoje, mesmo com algumas pausas devido a guerras e outros conflitos. A dinâmica era parecida, realizam-se jogos para declarar um vencedor, nada de muito complexo, mas algumas alterações felizmente ocorreram. Em primeiro, todos podem participar, não existem grandes restrições de idade, género ou estatuto social. Além disso, este evento é global, diversos países aderem, e todas as edições ocorrem num país diferente, apesar de haver algumas repetições. Com a grande dimensão de atletas, normalmente cada ano acrescenta novos desportos, como exemplo temos este ano, onde teremos a estreia do Breaking e da Canoagem Slalom Extremo.
Apesar destas mudanças significativas, estes jogos podiam ser mais abrangentes, foi a pensar nisso que criaram 2 versões novas. Em 1924 nasceram os Jogos olímpicos de inverno, duram cerca de 12 dias e abrem portas aos entusiastas de jogos no gelo, tendo por isso um leque mais abrangente. Além disso, também surgiram em 2010 os jogos olímpicos da juventude, focados para jovens entre 15 e 17 anos, com uma duração mais curta de 10 dias, de maneira a abranger mais pessoas, mesmo que ainda não tenham alcançado a maior idade.
Chegaremos este ano à XXXIII edição destes jogos, um marco simplesmente incrível e memorável no futuro, já que quando nada une o mundo, o desporto une com apenas 5 anéis.
João Queirós Magalhães- 11ºA