Família Lassalista,

Neste tempo que estamos vivendo, em que abrimos mão das interações com o próximo em prol de um bem maior, queremos incentivar, mesmo distantes fisicamente, a celebração desta Semana Santa. Assim, preparamos um roteiro especial de reflexão e partilha para ser realizado durante a Semana. Dessa forma, poderemos viver intensamente, juntos em oração, a Páscoa de Jesus Cristo.

Confira quais materiais você precisa ter em mãos para realizar o roteiro:

Bíblia

Pães

Suco de Uva

Velas

OBS.: Outros materiais de sua escolha podem ser usados para adornar o ambiente.

Confira a mensagem do Coordenador Provincial de Pastoral e Pastoral Vocacional, Ir. Éder Polido.

Abaixo, sugerimos uma ordem de atividades para você e sua família seguirem. Disponibilizamos, ainda, um conteúdo extra com leituras complementares que podem ser lidas a cada dia da Semana Santa. Caso você não consiga ler no dia exato, não tem problema, pois as leituras ficarão disponíveis para visualização durante toda a Semana. Desejamos uma ótima reflexão a todos!

1. Reflexão Inicial

Estamos nos aproximando da Páscoa, a grande festa da ressurreição de Jesus. Este período nos convida a uma reflexão. Assista com os seus familiares o seguinte vídeo e reflita com base nos tópicos abaixo:

  • O que este vídeo nos faz lembrar?

  • O que este vídeo tem a ver com a páscoa de Jesus?

  • Imaginemos como esta história continuaria e partilhemos uns com os outros.

  • Você já passou por situação parecida, em que abriu mão do que não tem para dar ao outro?

>> Momento para dialogarem e refletirem sobre as perguntas e o vídeo <<

2. Leitura Bíblica

Para refletir:

Assim como o menino no vídeo, Pedro e o outro discípulo correm em busca do Cristo, pois ele já não estava no sepulcro. Eles corriam atrás do que era precioso a eles, do que eles acreditavam. Aqueles que correm, tanto no vídeo como no texto bíblico, não são aqueles que irão doar algo, mas sim receber, mas para isso tiveram uma atitude. A atitude do menino foi tentar devolver o sapato a outra criança, a dos discípulos de buscar a Cristo que não estava mais morto no sepulcro.

(Jo 20,1-9)

Passo a passo para a reflexão:

Passo 1: A Páscoa nos ensina que àquilo que pode ser o fim, é apenas o começo. Qual o tamanho da sua fé? Tens a coragem de correr atrás do que acreditas?
Passo 2: Elabore uma prece ou um pedido a partir dessa reflexão e partilhe com os demais. (Tempo de silêncio e partilha das preces)
Passo 3: Abençoemos o pão e o suco de uvas estendendo as mãos: “Senhor Deus, abençoe este pão e este suco, fruto da terra e do trabalho humano, alimentos que nos recordam a paixão de Jesus Cristo, em nome do pai, do filho e do Espírito Santo. Amém”.
Passo 4: Façamos juntos a oração do Pai-nosso.
Passo 5: Cada um serve-se de pão e suco e juntos encerram a oração cantando a canção "Ninguém te ama como eu".

3. Conteúdo Extra (Leituras Diárias Complementares)

Compartilhe o seu momento de reflexão com a sua família nas redes sociais usando a #SEMANASANTALASSALISTA na postagem.

Em caso de dúvidas ou problemas para acessar algum dos documentos, entrar em contato com o Setor de Pastoral da Rede La Salle pelo e-mail: pastoral.provincia@lasalle.org.br

Viva Jesus em nossos corações! Para Sempre.