A Pastoral Vocacional para o processo de Associação nos leva a sonhar com novas comunidades lassalistas que assegurem o futuro da missão lassalista. Essas comunidades necessitam de pessoas com um profundo sentido da vocação, que seja vivificante e contribua para a vitalidade das obras educativas. Sonhamos que em cada obra educativa haja ao menos uma “comunidade de referência”64, capaz de sustentar a missão lassalista. Seria uma comunidade na qual os Irmãos e Associados se comprometam a serem sinais do Reino de Deus em sua localidade. Para os mais necessitados, essas comunidades seriam um ponto de referência para aquilo que as sustenta, a presença de Deus. No começo do Instituto, a comunidade dos Irmãos era esse sinal. Nos dias de hoje está surgindo uma nova forma de comunidade lassalista, que entendemos como expressão de fidelidade criativa.
Esse sonho já é uma realidade entre nós. A semente já está semeada, mas não em todas as partes.
Já está presente em e entre:
- Fraternidades Signum Fidei65.
- Fraternidades Educativas La Salle”66 na França.
- Comunidades de Voluntários Lassalistas que partilham fé, comunidade e serviço por um período específico de tempo.
- Comunidades atuais compostas conjuntamente de Associados e Irmãos, ou somente de Associados em várias Províncias.
- Comunidades intercongregacionais, com a participação de Leigos que estão surgindo em alguns lugares.
- Grupos como a “União de Catequistas”.
- O compromisso dos Jovens Lassalistas.
Mesmo assim, como foi indicado anteriormente, esse sonho já está surgindo, mas não ainda se realizou plenamente. Isso porque lhe falta:
- O necessário planejamento e implementação da formação lassalista em nível de Instituto e de Província.
- A facilitação das estruturas da Associação em nível de Instituto e de Província.
- Uma equipe de Pastoral Vocacional responsável pela Associação em cada Província.
- Um sólido acompanhamento vocacional67 em cada Província e comunidade.
- Uma estrutura em nível internacional que facilite a comunicação e a coordenação entre toda a Família Lassalista.
- A existência dessa “nova comunidade”, à qual nos referimos anteriormente, em cada obra educativa.
Na parábola das dez virgens (cf. Mt 25, 1-13), Jesus fala das cinco mulheres prudentes que tomaram uma reserva de azeite e das cinco insensatas que acreditaram que o que tinham era suficiente para elas. Como na parábola, a missão lassalista tem futuro se formos proativos, sábios e criativos para alimentar essa nova comunidade à qual o Espírito Santo parece nos mover através da vocação dos Associados Lassalistas.
64 Cf. citação 1: Ir. Pedro Gil. https://youtu.be/HuHg9Boos30.
65 Cf. Signum Fidei, Estilo de vida.
66 Cf. Texto inspirador (2011).
67 Irmão Robert Schieler. “Se apresse: Associação para a Missão Lassalista”. Dezembro de 2017, pág. 26.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE UM PLANO VOCACIONAL PARA O PROCESSO DE ASSOCIAÇÃO
1. Há planos de formação na Província e na Região para fomentar essa vocação para o processo da Associação.
2. As comunidades de Irmãos acolhem os Leigos no processo de Associação.
3. O Instituto e cada Província proporcionam estruturas para o processo da Associação.
4. Em cada Província há uma equipe responsável pela Pastoral Vocacional da Associação.
5. Cada Província e comunidade assegura o acompanhamento vocacional para o processo da Associação68.
6. Dentro de cada ministério educativo existe essa nova comunidade lassalista.
7. Nas Províncias há Lassalistas que expressaram seu compromisso público através do processo de Associação e se convertem em protagonistas dessa Pastoral Vocacional.
8. A nível internacional, existe uma estrutura que facilita a comunicação e a coordenação entre toda a Família Lassalista.
68 Irmão Robert Schieler. “Se apresse: Associação para a Missão Lassalista”. Dezembro de 2017, pág. 26.