O FormLUES é uma plataforma desenvolvida no contexto do Projeto de Pesquisa Aplicada para Integração Inteligente Orientada ao Fortalecimento das Redes de Atenção para Resposta Rápida à Sífilis, apelidado de "Sífilis Não" pelo Ministério da Saúde. Ele compõe um conjunto de sistemas que inclui a plataforma LUES e a Comunidade de Práticas (CdP).
A plataforma permite a criação de formulários dinâmicos que podem ser aplicados para que os apoiadores do projeto "Sífilis Não" respondam e compartilhem suas informações relevantes ao projeto. Tais formulários podem ser aplicados à instâncias específicas de municípios específicos ou para todos os municípios. Os resultados das respostas aos questionários podem ser visualizados de forma gráfica ou convertidos em documento PDF ou Excel.
Para cadastrar um Formulário na plataforma, o usuário deve clicar no botão [Formulários] e em seguida clicar em [Criar], preencher os campos do formulário ( Finalidade, Título e Descrição ), e por fim clicar no botão [Salvar].
Após salvar, o usuário será direcionado para a página de criação de blocos. Essa etapa consiste em cadastrar as perguntas do formulário.
Após a criação do bloco, o usuário poderá criar perguntas de 12 tipos diferentes. Ele deve também preencher os campos informando o enunciado da pergunta, a descrição e se ela é obrigatória ou não.
Após cadastrar o formulário com os blocos e perguntas desejadas, o coordenador pode visualizar estes formulários através do menu [Formulários] e depois clicar em [Listar]. Feito isso, será apresentada uma tela com os formulários criados, bem como as opções de editar, deletar, duplicar ou aplicar formulário a depender se o formulário está em edição ou disponível para aplicação.
Para criar uma aplicação de um formulário podemos utilizar 2 meios. O primeiro, através da página de listagem de formulários mostrada acima, clicando no botão [Aplicar] para o formulário desejado. O segundo meio é através do menu [Aplicações] e clicar em nos botões de [Criar] .Na apresentação abaixo, esses dois métodos são exemplificados.
Para criar uma aplicação por município, o coordenador pode utilizar quaisquer um dos meios apresentados acima. Em ambos os casos, será apresentado um formulário para essa criação. Caso o usuário tenha partido da página de formulários, o campo Formulário já aparecerá automaticamente preenchido para a criação da aplicação. O coordenador deve preencher o restante dos campos inserindo a descrição, o período e selecionando os municípios para a aplicação. Para selecionar os municípios, aparecerá opções de selecionar por municípios específicos, por UF, ou selecionar todos os municípios. Depois, basta clicar no botão Salvar para criar a aplicação que será mostrada na página de aplicações geradas. Esse processo é mostrado na apresentação abaixo.
O processo de criar aplicação para o público externo é bastante semelhante ao processo anterior. Ao selecionar a opção de criar esse tipo de aplicação, é apresentado um formulário para preencher com dados do formulário desejado, a descrição da aplicação e o período de aplicação. Depois, basta clicar em Salvar para criar a aplicação que será mostrada na página de aplicações geradas para o público externo. Esse processo é mostrado na apresentação abaixo.
O menu utilizado para criar as aplicações também pode ser utilizado para exibi-las.
Basta clicar em [Aplicações] e depois em Listar no submenu de aplicações por município. Na tela que aparece, serão listadas as aplicações, cada uma possuindo as opções de realizar download das instâncias em Excel, de Visualizar as instâncias, de editar a aplicação e de visualizar as respostas da aplicação de forma gráfica. Esse processo é mostrado na apresentação abaixo.
Basta clicar em [Aplicações] e depois em Listar no submenu de aplicações para público externo. Na tela que aparece, serão listadas as aplicações de forma bastante semelhante à tela anterior de aplicações por município, com a diferença que, nesta, cada aplicação possui um botão de ação a mais que permite visualizar e copiar o link para a aplicação. Veja na apresentação abaixo esse processo.
Basta clicar em [Aplicações] e depois em Listar no submenu de aplicações para atividade. Serão apresentadas as aplicações bem como as mesmas opções que também são mostradas na tela de aplicações por município. Na apresentação abaixo esta semelhança é evidenciada.
As seguintes ações estão presentes em todas as listagens de aplicações.
É possível realizar o download das respostas de uma aplicação, para cada instância que ela foi aplicada, utilizando o botão de download nas páginas de listagem de aplicações. Na apresentação abaixo é mostrado um exemplo do Excel baixado e a ação a ser realizada para obtê -lo.
Para visualizar as instâncias as quais foi realizada uma aplicação basta utilizar o botão de visualização nas páginas de listagem de aplicações. Na página apresentada são listadas as instâncias, os apoiadores responsáveis por responder à aplicação naquela instância e o status pra cada resposta. Além disso, para cada instância, existem botões que permitem a visualização das respostas no sistema, em PDF e em Excel, bem como a opção de editar o período de aplicação do formulário na instância. Essas páginas são exemplificadas na apresentação abaixo.
Para visualizar as respostas de uma aplicação em forma de gráficos basta clicar nos botões de gráfico nas páginas de listagem de aplicações. A página exibida irá apresentar gráficos divididos com as respostas para a aplicação, permitindo uma visão geral das respostas. Um exemplo dessa funcionalidade é exibida na apresentação abaixo.