Contando contos...
Contando contos...
"Não contamos histórias porque somos humanos, mas somos humanos porque contamos histórias ."
Autor desconhecido
Introdução
Com a leitura compartilhada do livro "A flor de Lirolay e outros contos da América Latina”, de Celina Bodenmüller e Fabiana Prando, os grupos viajaram por contos de vários países, alguns para rir e outros para sentir um pouco de medo, em cada conto um pouco da cultura dos países retratados.
Os contos não tem autoria definida, são contos populares, que passaram de geração em geração. Alguns foram reconhecidos pelos grupos, são parecidos com contos que já ouviram em algum lugar...
E qual a diferença de contos e histórias? Os contos costumam ter poucos personagens, retratam um mundo de fantasia e são narrativas curtas.
Como imaginação é o que não falta, os estudantes criaram contos, em duplas.
Todos tiveram o mesmo roteiro: a escolha dos personagens principais, o local da aventura, qual seria o conflito e o desfecho.
Depois da produção da ficha de roteiro, digitaram e começaram o processo de revisão de texto.
Esse processo foi demorado: criar o título, colocar pontuação, travessão na fala dos personagens, uso da letra maiúscula quando necessário, trocar palavras repetidas. Eram muitas as tarefas! Foram realizadas com calma, durante as aulas, com trocas entre as crianças e as professoras, sempre tomando o cuidado para não alterar a ideia do texto dos alunos e alunas.
Com os textos prontos, tiveram um encontro com a Cristiane, coordenadora de tecnologia educacional, para conversar sobre o site. Para identificar os autores e autoras, cada estudante criou seu Avatar na foto virtual de cada grupo.
A última etapa foi a ilustração da história com um desenho feito pelos (as) autores (as).
O resultado é essa maravilhosa coletânea. Aproveitem a leitura!
"Quem conta um conto aumenta um ponto."
Ditado popular
Beijos cheios de saudades.
Darlis e Fabíola