IEMAC

Instituto de Estudos da Macaronésia

MACARONÉSIA


Região insular que engloba os quatro arquipélagos do Atlântico Norte situados próximo da costa da Europa e de África. O termo vem do grego e significa Ilhas Afortunadas, tendo sido cunhado pelos geógrafos antigos para designar as ilhas a oeste do estreito de Gibraltar. No período renascentista o estudioso açoriano Gaspar Frutuoso faz também uma abordagem integrada dos quatro arquipélagos que denota "uma visão globalizante do Atlântico" e o reconhecimento nesse contexto do "mundo insular" próprio que é Macaronésia.
Os arquipélagos da Macaronésia têm características geológicas e ecossistemas semelhantes, além de partilharem a condição ultraperiférica em relação aos continentes em que se inserem. A singularidade das condições ecológicas e o seu isolamento convertem-nos em centros de biodiversidade dos mais importantes do mundo, com espécies vegetais consideradas espécies relíquia.
O clima ameno, a estabilidade social e política e a posição estratégica privilegiada dos quatro arquipélagos, no cruzamento de rotas marítimas para as Américas e o Oceano Índico, fazem da Macaronésia uma das regiões mais promissoras da zona atlântica, seja no que refere a trocas comerciais e prestação de serviços, seja no que refere ao patrulhamento de águas e combate aos tráfegos ilícitos, seja ainda no que diz respeito a operações de busca e salvamento, entre outras esferas possíveis de intervenção.

AÇORES

MADEIRA

CANÁRIAS

CABO VERDE