A CAM é uma Comissão assessora da diretoria do IME cuja a principal atribuição é dar acolhimento às vítimas de discriminação de gênero, de assédio moral e sexual e de violência contra a mulher, quando essas ocorrências envolverem pessoas da comunidade do IME ou tenham ocorrido em suas dependências.
Essas discriminações tornam a convivência mais difícil e provocam nas mulheres a sensação de desrespeito e de não pertencimento. A criação de uma Comissão de Acolhimento da Mulher contribuirá para o combate institucional à violência contra a mulher, à desigualdade de gênero e aos efeitos da cultura patriarcal na academia.
A Comissão é formada por duas professoras, duas funcionárias e duas alunas, eleitas por seus pares.
As mulheres que procurarem a comissão poderão, se quiserem, indicar com qual ou quais de seus membros desejam conversar.
A Comissão é formada por duas professoras, duas funcionárias e duas alunas, eleitas por seus pares.
Conheça a gestão atual:
Professoras
Estefani Moraes Moreira (estefani@ime.usp.br)
Gisela Tunes da Silva (tunes@ime.usp.br)
Funcionárias
Ana Carla de Souza (anacarla@ime.usp.br)
Maria das Graças Silva de Lima (graca@ime.usp.br)
Alunas
Larissa Alves (larissa.rachel.alves@usp.br)
Maite Donina da Silva (donina.maite@usp.br)
Email da CAM
cam@ime.usp.br
As mulheres que procurarem a comissão podem, se quiserem,
indicar com qual ou quais de suas membras desejam conversar.
Precisa de ajuda?
Escreva para cam@ime.usp.br
ou diretamente para alguma das membras acima.
Criado em 2016, o Escritório USP Mulheres tem como objetivo propor e implementar iniciativas e projetos voltados à igualdade de gêneros no âmbito da Universidade de São Paulo. Para tal finalidade, o Escritório é o responsável pela coordenação do relacionamento entre a administração da Universidade, a comunidade de docentes, discentes, servidores técnicos e administrativos, e o público em geral que frequenta os campi da USP.
O vídeo faz parte do Projeto “Micromachismos Cotidianos no Ambiente do IME-USP”, contemplado pelo 3º Edital de Direitos Fundamentais e Políticas Públicas da USP. Os dados foram feitos com base em uma pesquisa de opinião realizada no 1º Semestre de 2018.
A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli - USP) lançou no Dia Internacional da Mulher (08/03/2017), o vídeo “USP: Aqui Não”, produzido pela instituição, que trata do tema "Abuso na Universidade". Nele, alunas contam casos de situações machistas, de assédio e violência sexual vivenciados por elas ou por colegas em salas de aula, festas ou até mesmo no cotidiano da USP.
INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Rua do Matão, 1010 – CEP 05508-090 – São Paulo – SP (como chegar)