21/10/24 - 14h00m

Abertura solene com a Dra Ayla Sant'Ana da Silva


Pesquisadora no Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTIC) desde 2013 e atualmente docente permanente do Programa de Pós-graduação em Bioquímica da UFRJ (Conceito CAPES 7). Graduou-se em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e obteve seu mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Bioquímica da UFRJ, ambos em parceria com o National Institute of Advanced Industrial Science and Technology (AIST), do Japão, onde trabalhou por cerca de 2 anos. 

Foi agraciada com  o Prêmio Petrobras de Tecnologia por sua dissertação de mestrado e o Prêmio Capes de Tese em 2014, em Biotecnologia, por sua tese de doutorado, sendo no ano seguinte laureada com o Prêmio Gilberto Velho de Teses da UFRJ, como melhor tese na categoria "Ciências Tecnológicas e da Natureza". 

Tem experiência na área de microbiologia, biocatálise e biotecnologia, com ênfase em biotecnologia industrial, atuando principalmente no desenvolvimento de processamentos microbianos ou quimioenzimáticos de biomassas vegetais no contexto de biorrefinaria para a produção de combustíveis e bioprodutos renováveis. Atualmente, desenvolve projetos visando o aproveitamento de biomassas ainda pouco exploradas, como resíduos de frutos amazônicos. 

Foi uma das 12 selecionadas na primeira Chamada de apoio à pesquisa científica do Instituto Serrapilheira em 2019 e agraciada com a bolsa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ em 2023 e 2024. Além disso, recebeu o Prêmio Elos da Amazônia em 2021 e foi selecionada no Edital Jovem Cientista Mulher do Estado do Rio de Janeiro em 2023.


Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/4476123801492144