Sou IMA nos150 anos FMA

Sobre as Filhas de Maria Auxiliadora


No decurso de mais de 150 anos, o sistema pedagógico de Dom Bosco, que as filhas de Maria Auxiliadora aplicam desde a sua fundação, tem dado frutos de bondade, gratuidade, misericórdia e amor de Jesus.

As FMA são mulheres consagradas que, vivendo em comunidade e estando no meio do povo, manifestam um amor a Deus e a Nossa Senhora Auxiliadora, traduzidos pela santidade, trabalho e dedicação. Na simplicidade e na alegria vivem o serviço educativo aos jovens, cultivam uma dedicação missionária e exercem uma cidadania ativa no território e na cultura de hoje.

Uma chave importante que traduz e explica a tradição educativa do Instituto é a vida de Maria Domingas Mazzarello. Um dos critérios educativos de grande importância para ela foi a prioridade da pessoa: através de sua adesão pessoal ao projeto de Deus, queria levar todas as jovens ao encontro único com Jesus. A mensagem educativa de Maria Domingas Mazzarello caracteriza-se pela educação ao trabalho e à laboriosidade. A obra educativa é como a doação de sua vida, doação de si no amor, com alegria serena e contagiante que se torna pedagogia da alegria e com grande abertura à colaboração.

Como parte da obra FMA, queremos celebrar os 150 anos da Instituição com histórias de vidas das Irmãs e de alunos, ex-alunos, colaboradores e famílias que fazem e/ou fizeram parte dessa trajetória.


Ó Nossa Senhora Auxiliadora, sois exemplo de simplicidade e de humildade coração, servidão e mansidão, nossa advogada e intercessora. Intercedei junto a Deus para que os homens compreendam o vosso caminho, que leva ao céu, para que vencendo o egoísmo e o orgulho, possam construir um mundo melhor e conquistem os povos para o reino de Cristo pelos carismas salesianos: o amor, a caridade, a alegria, a fé, a justiça e a paz. De um sonho inspirador, surge a missão de educar e evangelizar. Fazei com que os homens compreendam a mensagem do Evangelho e sejam atraídos a viverem o ideal cristão – bom cristão, honesto cidadão.

Protegei as Filhas de Maria Auxiliadora, que tudo deixaram para dar testemunho e continuar na missão educativa e evangelizadora. Nos momentos difíceis, protegei-os e consolai os seus corações coroando o seu trabalho com abundantes frutos espirituais. Abençoai também todos os nossos professores que, com amorevollezza, colaboram nessa maravilhosa missão, concretizando o sonho e o chamado de Dom Bosco e Madre Mazarello. Elas, com amorevolleza, nos formam, nos acolhem e nos trazem alegria.

Somos eternamente gratos pela sua presença em nossas vidas, na nossa escola, Nossa Senhora Auxiliadora, por isso iremos e deveremos sempre coroá-la.

Prof. Rodrigo Jubé - Arte