Calendário Acadêmico 2021

IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Construção do Calendário Acadêmico 2021 com participação da comunidade.


Última atualização em 17/03/2021Atualizado por João Paulo Rezende

Como o calendário será construído?


Os calendários acadêmicos devem ser construídos com participação de toda a comunidade escolar. O processo de construção prevê as seguintes etapas:

Etapa 1 - 19/02/2021 - As Diretorias de Ensino e Desenvolvimento Educacional (DEN e DDE), seguindo as orientações da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), elaboram a versão preliminar para o calendário e apresentam à comunidade acadêmica;

Etapa 2 - Até 24/02/2021 - A comunidade acadêmica analisa a proposta e aprova ou não a versão preliminar apresentada pela DEN e DDE;

Etapa 3 - Os calendários são encaminhados para os órgãos colegiados para aprovação:

I - Colegiado Acadêmico (CADEN) - Reunião em 02/03/2021;

II - Câmara de Ensino (CAMEN) - Envio em 03/03/2021;

III - Colegiado de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE);

IV - Conselho Superior (CONSUP).


A mediada que o processo for caminhando você pode acompanhar os resultados nessa página em ordem cronológica do evento mais recente para o mais antigo. Para facilitar a navegação, você pode usar os links do índice a seguir.

Índice

Etapa 3.2 - Os Calendário retornam à tramitação nos colegiados

Acesse os calendários alterados conforme aprovado pela comunidade em 17 de março de 2021 nos links abaixo

(Para saber como foi a votação da comunidade nas propostas de alterações nos calendários role a página ate a seção 3.1 ou clique aqui)

Calendário dos Cursos Superiores Ingressantes

Calendário dos Cursos Superiores Veteranos

Calendário dos Cursos Técnicos

CEPE - Colegiado de Ensino Pesquisa e Extensão

18/03/2021 - Aconteceu a reunião e as três propostas de calendário foram todas aprovadas sem alterações.

CADEM - Colegiado Acadêmico

18/03/2021 - Aconteceu a reunião e foram apresentadas as propostas de calendários alteradas após consulta à comunidade. Foram todas aprovadas sem alterações.

Etapa 3.1 - CAMEN devolve calendário para nova participação da comunidade

No vídeo abaixo, o Diretor de Ensino da campus Inconfidentes, Prof. João Paulo Rezende, explica os motivos da devolutiva dos calendários e a metodologia de participação.

Calendário 2021 IF.mp4

Veja as propostas de calendário e envie sua contribuição

até as 17h00 de 16/03/2021 - terça-feira.

Calendário 2021 - Cursos Técnicos - Após CAMEN

Calendário 2021 - Cursos Superiores Veteranos- Após CAMEN

Calendário 2021 - Cursos Superiores Ingressantes - Novo

Formulário para envio de contribuições


Assembleia para aprovação dos calendários

17/03/2021 - 09h00

Link da transmissão no Youtube: https://youtu.be/51pK1ZzJJV4

Link da reunião no Meet (Limitada a 250 pessoas): https://meet.google.com/spm-yxpm-muo

A partir das contribuições encaminhadas, serão elaboradas novas propostas de calendários. As contribuições e as propostas serão apresentadas em assembleia geral e a votação será feita por meio de formulário eletrônico.


Vote nas propostas apresentadas na assembleia

até as 22h00min do dia 17/03/2021

Link para formulário de votação: https://forms.gle/nsauomZbBRXNRi2MA

Na assembleia realizada no dia 17/03/2021 a comunidade apresentou propostas de alterações nas versões preliminares dos calendários. No link acima elas são apresentadas e a comunidade pode votar aprovando ou reprovando cada uma delas.


Resultados da Votação

Para cada uma das propostas apresentadas a comunidade respondeu a questão "Você concorda com a alteração sugerida?" O Formulário recebeu 57 respostas, sendo 46 professores, 5 técnicos administrativos, e 6 estudantes. Veja a seguir o resultado da votação.

Proposta de alteração 1: Redução do número de dias destinados aos exames finais de cinco para três e uso de sábados letivos para aplicação dessas avaliações nos calendários dos cursos técnicos e superiores veteranos (não se aplica aos calendários dos cursos superiores ingressantes).

Proposta 1 Aprovada

Calendário dos Superiores Veteranos

Calendário dos Técnicos

Proposta de alteração 2: Tornar recesso os dias 11, 13 e 14 de outubro.

Proposta 2 Aprovada

Calendário dos Superiores Ingressantes

Calendário dos Superiores Veteranos

Calendário dos Técnicos

Proposta de alteração 3: Reiniciar aulas em 10 de janeiro de 2022 e empurrar as férias para fevereiro.

Proposta 3 - Reprovada

Observação: Na proposta 3 houve empate nas votações dos calendários dos cursos superiores ingressantes e veteranos, mas a proposta foi recusada no calendário dos cursos técnicos. Esse último resultado desempatou a votação, pois é necessário que o período de férias coincida nos três calendários.

Calendário dos Superiores Ingressantes

Calendário dos Superiores Veteranos

Calendário dos Técnicos

Etapa 3 - Aprovação pelos colegiados

CAMEN - Câmara de Ensino

12/03/2021 - Aconteceu a reunião da CAMEN e os calendários foram devolvidos para nova consulta à comunidade, reiniciando assim os trâmites. A exposição dos motivos e a metodologia para a participação da comunidade podem ser acompanhadas na seção acima (Etapa 3.1).

Mesmo com o retorno à comunidade, as versões apresentadas à CAMEN foram aprovadas e ficou decidido que, se a comunidade desejar fazer novas alterações, poderá apresentar diretamente ao CEPE na reunião do dia 19/03/2021.

CADEM - Colegiado Acadêmico

04/03/2021 - Aconteceu a reunião onde os calendários foram aprovados. As versões com as correções apontadas pelo CADEM encontram-se abaixo. Essas versões foram encaminhadas à CAMEN.

Calendário 2021 - Cursos Técnicos - Após CADEM

Calendário 2021 - Cursos Superiores - Após CADEM

Etapa 2 - Aprovação pela comunidade

Forma de participação

A versão preliminar do calendário foi apresentada à comunidade em 19 de fevereiro de 2021.

A comunidade tem até o dia 24 de fevereiro de 2021 para aprovar ou sugerir alterações no calendário por meio de um formulário próprio disponível no link abaixo.

Participe da construção do calendário. Clique aqui e registre sua contribuição.

Toda a comunidade pode participar (Estudantes, pai/mãe ou responsáveis pelos estudantes, docentes, técnicos administrativos, colaboradores terceirizados e pessoa sem vínculo direto com o IFSULDEMINAS).

O participante pode aprovar a proposta que está sendo apresentada, ou recusar e apresentar sugestões de alteração. Se a maioria aprovar a proposta inicial, ela será encaminhada diretamente para o Colegiado Acadêmico - CADEM. Caso contrário, serão elaboradas novas propostas com base nas sugestões e estas serão apresentadas à comunidade para nova votação.

Se a proposta inicial para os calendários for recusada, as novas propostas, elaboradas com base nas contribuições da comunidade, serão apresentadas no dia 25 de fevereiro de 2021 e submetidas a votação eletrônica a se encerrar no dia 26 de fevereiro de 2021 às 17h00.

Os calendários aprovados pela comunidade serão enviados para apreciação do CADEM em 02 de março de 2021 e para a CAMEN em 03 de março de 2021.

Relatório de participação

O relatório a seguir apresenta o resultado da votação acerca da aprovação ou reprovação da versão preliminar dos calendários acadêmicos 2021 e coleta de contribuições da comunidade.

Participação

Foram registradas 67 respostas ao formulário de consulta sobre às versões preliminares do calendário, sendo 13 professores, 39 estudantes, 9 técnicos administrativos 5 pais ou responsáveis e 1 colaborador terceirizado. Não houve participação de pessoas sem vínculo direto com o IFSULDEMINAS, campus Inconfidentes.

Todos os participantes puderam votar e registrar sua contribuição tanto para o calendário dos cursos técnicos quanto para o calendário dos cursos superiores. As votações apresentaram um alto número de abstenções, mas isso é considerado normal, pois estudantes de cursos de graduação normalmente se abstém de votar em no calendário dos cursos técnicos e vice versa.

As contribuições encaminhadas podem ser observadas na íntegra na tabela abaixo bem como as respectivas respostas proferidas pelas direções de ensino e desenvolvimento educacional do campus. Junto a tabela, também é apresentado um relatório qualitativo que classifica as contribuições em dois grupos, aquelas que dizem respeito a organização do calendário e àquelas que dizem respeito a outras assuntos.

Cursos Superiores

A versão preliminar dos cursos superiores foi aprovada por 48% (32) dos participantes em comparação 36% (24) votos contrários e 16% (11) abstenções.

A tabela a seguir apresenta os votos para a versão preliminar do calendário dos cursos superiores especificados por categoria de participantes.

Cursos Técnicos

A versão preliminar dos cursos técnicos foi aprovada por 45% (30) dos participantes em comparação 21% (14) votos contrários e 34% (23) abstenções.

A tabela a seguir apresenta os votos para a versão preliminar do calendário dos cursos técnicos especificados por categoria de participantes.

Análise qualitativa

As Direções de Ensino e Desenvolvimento Educacional analisaram as as questões, sugestões e comentários encaminhados apresentados como resposta ao formulário de participação e produziu o seguinte relatório.

Grupo 1 - Questões diretamente relacionadas ao calendário

  1. Por que as aulas do primeiro semestre não se iniciam no começo de março?

  2. Por que as férias em julho não serão mantidas?

  3. Por que foi adotado um grande número de sábados letivos?

  4. Por que o calendário não é finalizado em dezembro de 2021, para evitar maiores prejuízos aos alunos?

  5. Por que não manter as aulas em janeiro 2022, ao invés de manter um período de férias?

Grupo 2 - Questões relacionadas ao retorno das atividades presenciais e adoção do ensino híbrido

  1. Quando será o retorno presencial?

  2. Pode haver atividade híbrida?

  3. Por que mesmo com a existência da vacina as atividades de ensino presencial não podem retornar?

As contribuições que foram enviadas podem ser acompanhadas na planilha a seguir:

Etapa 1 - Apresentação dos calendários

Versão preliminar elaborada pelas Diretorias de Ensino e Desenvolvimento Educacional

Apresentação

A construção do calendário deve considerar o contexto atual em que tem se desenvolvido o ensino no IFSULDEMINAS. Nesse sentido, foram considerados as Portarias MEC nº 1030/2020, nº 1038/2020 e nº 1096/2020, que orienta as Instituições públicas de Ensino Superior (IES) e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) quanto ao ano letivo de 2020 e 2021. Nos referimos ainda ao planejamento da finalização do segundo semestre letivo de 2020 e início do ano letivo de 2021 no âmbito do IFSULDEMINAS, de acordo com as deliberações do Colégio de Dirigentes e diálogo com os Diretores de Desenvolvimento de Ensino e Diretores de Ensino dos campi.

  • O ano letivo de 2020 deve ser encerrado de forma remota até 19 de março de 2021. A partir dessa data, os campi já podem planejar o calendário 2021;

  • As aulas presenciais nos campi, de modo integral e pleno, continuam suspensas por tempo indeterminado;

  • O início do ano letivo de 2021 ocorrerá por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão não presenciais ou remotas;

  • Quando as aulas presenciais ou híbridas forem possíveis, devem ser observados os seguintes três critérios:

1) Autorização do retorno presencial das atividades educacionais pelas autoridades locais, por meio de decreto do Poder Público Municipal ou autoridade sanitária local;

2) Protocolo de Biossegurança a ser aprovado pelo campus no CADEM;

3) Autorização do Diretor Geral;

  • Fica mantida, até segunda ordem, a exigência do cumprimento dos 200 dias letivos para o ano de 2021;

  • Fica autorizado a extensão do calendário letivo 2021 até o limite máximo de 28 de fevereiro de 2022;

  • As propostas de calendários contêm muitos sábados letivos para que seja possível o cumprimento dos 200 dias letivos, contudo a proposta é que as atividades previstas aos sábados sejam realizadas de forma remota e assíncrona (sem aulas no Meet).

Calendários Acadêmicos 2021 - Versão preliminar

Clique aqui e acesse as versões preliminares dos calendários. O arquivo contém duas páginas, a primeira com o calendário para os cursos técnicos integrados e a segunda para os cursos superiores e subsequentes.