A eletricidade é um ramo da física que estuda a interação entre as partículas atômicas carregadas eletricamente.
A carga elétrica pode ser positiva (+) ou negativa (-)
Os elétrons são partículas móveis, que giram em torno do núcleo do átomo, carregadas negativamente (-) .
Os prótons são partículas fixas, localizadas no centro do átomo, carregadas positivamente (+).
Objetos com carga negativa têm EXCESSO de elétrons. Corpos com carga positiva tem FALTA de elétrons.
Cargas iguais se repelem e diferentes se atraem.
Na figura ao lado, temos um átomo com 3 prótons, 3 elétrons e 3 nêutrons.
Os prótons e nêutrons são fixos no núcleo atômico, e os elétrons giram pela eletrosfera, ao redor do núcleo.
Os metais possuem grande eletrosfera, e os elétrons mais distantes do núcleo possuem pouca força de atração ao núcleo e podem sair facilmente , formando a corrente elétrica na presença de uma tensão ou força elétrica.
A força de atração ou repulsão entre cargas elétricas é chamada de TENSÃO ou VOLTAGEM ou Diferença de Potencial (DDP) e a sua unidade é VOLTS (V).
os aparelhos elétricos funcionam basicamente com alta tensão 110V ou 200V) ou baixa tensão (1,5V, 3V, 5V, ou 12V).
Quando há tensão, os elétrons se movem de um pólo ou objeto negativo para um pólo ou objeto positivo, formando assim uma CORRENTE ELÉTRICA. Logo corrente é o fluxo de elétrons sobre determinado corpo ou objeto. A unidade que mede o fluxo elétrico ou corrente é o AMPERE (A).
Sem tensão (força de atração ou repulsão entre pólos) não há corrente.
Uma corrente pode ser contínua: quando o fluxo de elétrons vai em um só sentido. Utilizada para funcionamento de dispositivos eletrônicos. Geralmente usa baixas voltagens: 1,5V, 3V, 5V ou 12V.
Ou alternada: quando o fluxo inverte o sentido várias vezes por segundo. Utilizada para transmissão de energia elétrica em grandes distâncias pela rede pública de energia elétrica. Geralmente utiliza altas e perigosas voltagens de 110V ou 220V.
Todo objeto ou material possui uma resistência à passagem de elétrons. Objetos de plástico e madeira, por exemplo, possuem alta resistência, e são péssimos condutores, já os metais possuem muitos elétrons livres (elétrons mais afastados do núcleo atômico) e são bons condutores de eletricidade.
Na imagem ao lado temos resistores, que são dispositivos usados para controlar a passagem de corrente elétrica em circuitos elétricos por meio do efeito Joule, que converte energia elétrica em energia térmica.
A fórmula que calcula a resistência de um dispositivo e condutor, conhecida como lei de Ohm é R = V/I. Onde V é a tensão (em volts) e I é acorrente (em amperes).
A unidade de resistência é Ohm (Ω) .
Outro conceito importante é a Potência que é a quantidade de energia produzida por determinado aparelho. A unidade é watts (W).
Uma lâmpada de 20w gera mais luz que uma de 10w, por exemplo.
A lâmpada é um globo de vidro fechado à vácuo contendo uma resistência em forma de forma mola feita do metal tungstênio, que não apresenta boa condutividade. Assim quando o fluxo de elétrons passa por ele, alguns elétrons se chocam contar as partículas atômicas do tungstênio, gerando calor e luz (fótons). O globo da lâmpada é fechado á vácuo para que o oxigênio não queime a resistência em altas temperaturas.
A fórmula de cálculo da potência é P = V.I
Onde V é a tensão e I a corrente.