INFLUÊNCIA DE DIFERENTES TEMPOS DE EXTRAÇÃO NO TEOR E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DOS FRUTOS VERDES DE Schinus molle L. 

Autores: Déborah Miranda; Chrystiaine Helena Campos de Matos; Isabela Maria Grossi Leal; Marcelo Henrique Reis Carvalho; Cristiane de Melo Cazal

Instituição: IF Sudeste MG - Campus Barbacena

Área Temática:  Ciências Agrárias e Ciências Ambientais

Resumo

A Schinus molle, é uma planta utilizada para arborização urbana. Seus óleos essenciais apresentam atividade antifúngica, antimicrobiana, antioxidante e anti-inflamatória. O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência do tempo de extração no teor e na composição química do óleo essencial dos frutos verdes de Schinnus molle. Os óleos essenciais foram extraídos por hidrodestilação. A análise dos óleos essenciais foi feita por cromatografia gasosa acoplada ao espectrômetro de massas (CG-EM). Os teores de óleo essencial para as amostras de 2h de extração (OESM-2) foi de 1,084%, 3h de extração (OESM-3) foi de 0,959% e 4h de extração (OESM-4) foi de 0,866%. Embora a amostra OESM-2 apresentar o maior teor de óleo essencial, a amostra OESM-3 apresentou maior diversidade de compostos químicos. Alguns compostos de maior massa molecular, aparecerem somente no tempo de extração de 4h, podendo ter sido detectados devido a degradações ocorridas durante o processo.

Palavras-chave: Aroeira-Salsa; Produtos Naturais; Fatores Abióticos. 

Clique aqui para acessar o Resumo Expandido.