INFLUÊNCIA DA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA NO TEOR E NA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DOS FRUTOS DE SCHINUS MOLLE L.

Autores: Isabela Maria Grossi Leal; Chrystiaine Helena Campos de Matos; Déborah Miranda; Marcelo Henrique Reis Carvalho; Cristiane de Melo Cazal

Instituição: IF Sudeste MG - Campus Barbacena

Área Temática:  Ciências Agrárias e Ciências Ambientais

Resumo

Schinus molle L. é uma espécie da família Anacardiaceae, perene originária do Peru. O trabalho teve como objetivo extrair e realizar análise do perfil químico do óleo essencial dos frutos de Schinus molle L., coletados em duas localidades diferentes. A extração do óleo foi realizada em triplicata e com o auxílio do aparelho tipo Clevenger pela técnica de hidrodestilação por três horas de extração. A análise química foi feita por cromatografia gasosa acoplada ao espectrômetro de massas (CG-EM). Os rendimentos dos óleos essenciais obtidos em área preservada (OESM-1) foi de 0,96% e de 0,81% em área urbana (OESM-2). Após análises dos cromatogramas, foram detectados 33 e 40 compostos nas amostras OESM-1 e OESM-2, respectivamente. Sendo, 26 dos compostos identificados presentes em ambas as amostras e diferentes compostos majoritários. A variação do perfil químico se dá pelos fatores bióticos e abióticos de cada localidade, como microbiota do solo, população de insetos, clima, entre outros. 

Palavras-chave: Produtos Naturais; Anacardiaceae; Hidrodestilação.

Clique aqui para acessar o Resumo Expandido.