Sobre o WCIC

WCIC - I Workshop sobre concepções para currículos de cursos de Informática e Computação sob a perspectiva da integração, diversidade, inclusão e inovação

Proveniente do étimo latino currere , que significa “caminho”, “jornada”, “percurso a seguir”, o termo currículo encerra, segundo pensamentos congruentes de diferentes autores(as) em um plano de ação pedagógica, no qual é estabelecido uma série estruturada e ordenada de conteúdos e experiências de aprendizagem com vias a formação ideal do educando. Seguindo esta conceptualização, a questão central do processo de desenvolvimento curricular consiste em identificar quais saberes ou conhecimentos são considerados importantes, válidos ou essenciais para merecerem ser considerados parte do currículo. Pela sua natureza, o desenvolvimento curricular, é uma tarefa complexa, que leva em consideração diversos aspectos, dentre eles, objetivos gerais e específicos previamente definidos, o universo cultural, as necessidades e motivações dos educandos, a articulação vertical (ou sequência diacrônica), a articulação horizontal (ou integração disciplinar) e a exequibilidade, inerente aos contextos e às condições de ensino-aprendizagem.

Chamada de trabalhos

O principal objetivo do Workshop é promover a discussão sobre a elaboração de currículos de cursos técnicos e superiores nas áreas Informática e Computação, tendo em vista às questões supracitadas, sob a perspectiva da integração, diversidade cultural, a inclusão social e a inovação. Alguns temas que podem ser abordados são:

  • Modelos formativos inovadores para os cursos técnicos e superiores nas áreas de Informática e Computação;
  • Elaboração de currículos integradores, com atenção às demandas da sociedade e do mercado, nos quais o educando pode ter uma diversidade de laços com os conhecimentos, e com situações que só podem ser abordadas validamente através do esclarecimento de várias disciplinas;
  • Práticas pedagógicas sob uma perspectiva integradora.

Além de resultado de pesquisa, os artigos poderão ser de caráter relato de experiência e estudo de caso.

Formato das Submissões

Serão aceitos artigos completos, que podem ser escritos em português ou inglês e serão apresentados oralmente. Todas as submissões devem seguir o estilo de formatação dos eventos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Os artigos devem reportar trabalhos originais que não foram submetidos simultaneamente em outros veículos e não foram publicados ou apresentados em outros fóruns.

Os artigos devem ter no mínimo 6 páginas e no máximo 8 páginas, incluindo figuras e referências. Todas as submissões devem estar no formato Adobe Portable Document Format (PDF) e devem ser submetidos através do sistema JEMS (https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=3461) até a data limite. Para que o artigo seja incluído nos anais eletrônicos do workshop, será necessário que pelo menos um dos autores de cada artigo aceito se inscreva para apresentá-lo no evento.

Datas Importantes

  • Período de submissão: 02 a 30 de setembro de 2019 02 a 6 de outubro de 2019
  • Retorno dos trabalhos aceitos: 16 de outubro 22 de outubro
  • Submissão da versão final: 16 a 28 de Outubro 22 a 28 de outubro
  • Realização do Workshop: 12 de novembro de 2019

Programação

O WCIC ocorrerá juntamente com o III Workshop sobre Design Participativo & Tecnologias Educacionais (III WParT). O WParT tem por objetivo promover discussão, colaboração e difusão de pesquisas e práticas sobre a aplicação do Design Participativo no projeto e no desenvolvimento de tecnologias educacionais. Tendo em vista que os temas dos Woskhops são complementares, esperamos discussões muito produtivas!

Visualize abaixo a programação. Cada autor terá 10 minutos para apresentar o seu trabalho. As perguntas e discussões serão reunidas em dois blocos.

Programação

Comissão Organizadora

Web Designer

Web Designer

Comitê de Programa

  • Anderson Alves Albuquerque (IFRJ)
  • Gilvan Vilarim (IFRJ)
  • Leonardo Luis da Silva Nardi (IFRJ)
  • Paulo Emílio Paes Rodrigues (IFRJ)