Olá, tudo bem?

Estamos vivendo uma época de rápidas transformações em várias áreas da nossa vida, não é mesmo? Essas mudanças apresentam-se particularmente como um desafio ao professor em adequar-se ao novo contexto e contemplar instrumentos pedagogicamente adequados em seus projetos e prática docente.

Com o objetivo de apresentar possibilidades tecnológicas e alternativas metodológicas, o projeto “Geogebra em Sala de Aula” propõe sequências didáticas para o ensino de matemática usando a plataforma Geogebra. Um dos nossos objetivos é diagnosticar possíveis dificuldades no uso de tecnologias digitais educativas nas aulas de matemática em escolas de ensino básico e propor metodologias alternativas para efetivar esses recursos. O projeto foi submetido e aprovado pelo Edital N.º 01/2020 - Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC, PIBIC Jr e PIBIC EM) e pelo Edital Interno N.º 05/2021 (com o título: "Desenvolvimento de Sequências Didáticas Dinâmicas e Aplicativos para o Ensino de Matemática na Plataforma GeoGebra"), do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ e é coordenado pelo prof. Isaque Rodrigues (isaque.rodrigues@ifrj.edu.br) e pela professora Bianca Coloneze (professora colaboradora) e auxiliado pela aluna Juliana Souza (bolsista PIBIC) e pelos monitores voluntários Débora da Silva Luiz Furtado, Kremmellin Barbosa dos Santos e Marcely de Paula Stypurski.

Abaixo seguem algumas atividades que exemplificam nosso trabalho. Clique nos links (Comprimento de Circunferência, Função Afim, etc) para ter acesso a elas.

Se você é professor de matemática, fique à vontade em usar nossas sequências em suas aulas. Caso queira fazer sugestões ou relatar a experiência de usar alguma de nossas atividades, por favor entre em contato conosco: isaque.rodrigues@ifrj.edu.br. Seus relatos, opiniões ou sugestões são muito importantes para nós.

Esperamos que esse projeto enriqueça suas aulas e auxilie suas práticas no uso de tecnologias educativas.

Prof. Isaque Rodrigues.

(isaque.rodrigues@ifrj.edu.br)

Profª. Bianca Coloneze.

Juliana Souza.


Vídeo de divulgação

Publicações

SALA DE AULA INVERTIDA - UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE ÁREA DE TRIÂNGULOS USANDO A PLATAFORMA GEOGEBRA.pdf
(REVISADO)Uma proposta de sequência didática para o estudo de Função Afim usando aplicativos construídos na plataforma GeoGebra.pdf
JIT2021-GEOGEBRA EM SALA DE AULA.pdf
V.1_Conversas com quem ensina.pdf
Possibilidades de sequências didáticas dinâmicas com aplicativos GeoGebra.pdf

Atividades

(clique no título para ter acesso à atividade)

Essa sequência didática trabalha o conceito de comprimento da circunferência a partir de atividades exploratórias.

Objetivos: Definir comprimento de circunferência; calcular o comprimento da circunferência a partir do seu raio; introduzir a constante pi.


Essa sequência didática trabalha o conceito de função linear tendo por referência um problema norteador. A partir do problema é definida a Função Afim e os conceitos associados a ela.

Objetivos: Definir Função Afim; Gráfico da Função Afim; Explorar as características dos coeficientes da Função Afim; Aplicações de Função Afim.


Essa sequência didática trabalha o conceito de Função de Segundo Grau tendo por referência alguns problemas norteadores. A partir dos problemas é definida a Função Quadrática e os conceitos associados a ela.

Objetivos: Definir Função Quadrática; Gráfico da Função Quadrática, Explorar dos coeficientes da Função Quadrática; Aplicações de Função Quadrática.


Esse aplicativo é um jogo que objetiva capturar pokémons a partir de suas coordenadas cartesianas.

Objetivos: Trabalhar conceitos ligados ao sistema de coordenadas cartesianas através do método de gamificação.


Essa sequência didática trabalha de forma exploratória o teorema de Pitágoras. O teorema é deduzido de forma intuitiva e são resolvidos problemas.

Objetivos: Definir conceitos ligados ao triângulo retângulo, Deduzir e aplicar o teorema de Pitágoras.


Essa sequência didática explora de forma dinâmica o conceito de intervalos reais como subconjunto da reta real.

Objetivos: Definir conceitos ligados a intervalos reais, representar intervalos reais finitos e infinitos, abertos e fechados.


Essa sequência didática trabalha as operações União, Interseção e Diferença de intervalos reais usando aplicativos dinâmicos.

Objetivos: Definir União, Interseção e Diferença de intervalos reais; Explorar as operações com intervalos reais através de aplicações.


Essa sequência didática trabalha de forma bastante interativa a concepção de círculo trigonométrico como representação gráfica do seno e do cosseno de um ângulo.

Objetivos: Definir círculo trigonométrico; Representar seno o cosseno no círculo trigonométrico; Reduzir seno e cosseno ao primeiro quadrante.


Essa sequência didática mostra, de forma dinâmica e interativa, a soma constante dos ângulos internos de um triângulo e constrói o conceito de ângulo externo como soma dos dois ângulos internos não adjacentes.

Objetivos: Apresentar o teorema da soma dos ângulos internos de um triângulo; Apresentar o teorema do ângulo externo.



Essa sequência didática introduz o conceito de fração, numerador, denominador, simplificação de frações e frações irredutíveis através de exemplos, problemas e aplicativos dinâmicos.

Objetivos: Conceituar, representar e aplicar frações para turmas do 6º ano do ensino fundamental.




Essa sequência didática deduz a fórmula matemática da área do círculo a partir de sua relação com a área do triângulo e resolve, de forma dinâmica, alguns problemas sobre o tema.

Objetivos: Deduzir, exemplificar e aplicar área de círculos.




Essa sequência didática deduz a fórmula matemática da área do triângulo a partir de sua relação com a área do paralelogramo e resolve, de forma dinâmica, alguns problemas sobre o tema.

Objetivos: Deduzir, exemplificar e aplicar área de triângulos.




Essa sequência didática constrói de forma dinâmica e interativa o conceito de grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais. Também introduz técnicas de resolução de problemas sobre o assunto bem como exemplifica resoluções.

Objetivos: Deduzir, exemplificar e aplicar Regra de Três Simples.




Essa sequência didática trabalha os conceitos de prisma e pirâmide de forma exploratória. Através de atividades dinâmicas também são definidos elementos como vértice, aresta, lado, altura e planificação.


Objetivos: Conceituar, definir e comparar prismas e pirâmides.




Essa sequência didática trabalha os conceitos introdutórios de poliedros como objetos tridimensionais através de aplicativos que facilitam a visualização de seus elementos.


Objetivos: Conceituar, definir, classificar e comparar poliedros.



Essa sequência didática desenvolve, de forma exploratória e dinâmica, a relação de Euler e conceitua poliedros convexos e não convexos.


Objetivos: Apresentar e aplicar a relação de Euler, definir poliedros convexos e poliedros não convexos.



Essa sequência didática desenvolve os conceitos de poliedro regular e poliedro de Platão usando recursos visuais digitais manipulativos.


Objetivos: Apresentar e conceituar poliedros regulares e poliedros de Platão.



Projetos Aprovados

Projeto GeoGebra em Sala de Aula.pdf

Projeto 2020

DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DINÂMICAS E APLICATIVOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PLATAFORMA GEOGEBRA.pdf

Projeto 2021

Metodologias Ativas:

Sequências didáticas com o uso do software Geogebra


Esse modelo apresenta uma sequência didática tendo por base atividades exploratórias. Nele, são trabalhadas a autonomia e a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. O professor assume o papel de mediação e formalização do processo.

Modelo 1

SEQ DIDÁTICAS - Modelo 1.pdf

Integração Plataformas Geogebra e Google Classroom

O objetivo deste documento é mostrar as possibilidades de inserir uma atividade da plataforma Geogebra.org diretamente na plataforma Google Classroom. Essas instruções se aplicam às atividades de própria autoria ou qualquer outra disponível na plataforma Geogebra.org.

INTEGRAÇÃO GOOGLE CLASSROOM E PLATAFORMA GEOGEBRA.pdf