É um software livre utilizados por matemáticos e estáticos, por ser uma linguagem que tem evoluído nas atividades de análise, manipulação e visualização de dados que favorecem o processo de descoberta de conhecimento, sendo um dos motivos que tem sido amplamente utilizada por cientistas de dados.
Pelo fato da linguagem R pertencer aos conceitos de software livre, oferece aos usuários as possibilidades de executar, copiar, modificar e redistribuir sem autorização de propriedade. Portanto, a linguagem R não é vendida e pode ser baixada gratuitamente na rede mundial de computadores.
A linguagem R pode ser instalada em diferentes sistemas operacionais, tais como: Linux, (Mac) OS X e Windows. A linguagem R encontra-se no seu próprio CRAN .
Acessar o CRAN da linguagem R, link: https://cran.r-project.org/
Selecionar a opção relacionado ao seu sistema operacional;
Para a opção windows selecionar o link "base" que irá direcionar a versão atual da linguagem R para 32 e 64 bits.
Na opção Linux selecionar a distribuição desejada para ser direcionado as orientações de instalação.
Instalação no Windows:
Autoriza a instalação (Permitir que o aplicativo faça alteração no seu dispositivo) ;
Selecionar o idioma;
Realizar a leitura da licença pública (GNU);
Selecionar o local de destino*;
Selecionar os componentes*;
Marcar opção de inicialização*;
Selecionar tarefas adicionais*;
Instalação realizada;
*sugestão deixar as marcações default
Com o objetivo de facilitar os trabalhos de desenvolvimento de software, existem a IDE (Integrated Development Environment), se trata de uma ferramenta de apoio que provê diversos benefícios, tais como ambientes gráficos, editor de código fonte, identificação de erros na digitação, autocomplete, compiladores, apoio no processo de debug e entre outros recursos.
Para linguagem R temos a IDE denominada RStudio, um ambiente que permite o usuário trabalhar com a linguagem R adicionando diversos recursos que permite o desenvolvedor organizar o seu código.
Assim como a linguagem R o IDE RStudio também pertence a família dos software livres, está ferramenta está disponível em duas versões, uma versão que roda localmente (aplicativo) e outra que roda em navegadores por meio de um servidor.
No portal oficial do RStudio (https://www.rstudio.com/products/rstudio) tem as opções para a licença "open source" e "Commercial", tanto para desktop ou servidor.
Para instalação do RStudio desktop com licença "Open Source", seguir os seguintes passos:
Baixar o software no link: https://www.rstudio.com/products/rstudio/download/#download ;
Executar a instalação (arquivo executável) que foi baixado da link acima;
Na tela de boas vindas clicar em “Próximo”.
Caso necessário, selecione outra pasta em seu computador para instalação do software e clique no botão "próximo".
Por fim Clique em instalar e aguarde a finalização..
O RStudio tem uma interface amigável, dividida da seguinte forma:
Editor\Fonte: Ambiente onde é possivel abrir o seu código fonte salvo anteriormente;
Ambiente e Histórico: Este ambiente apresenta os objetos (variáveis) criados e seus respectivos valores, na aba histórico apresenta o script que foi digitado no console;
Console: Ambiente utilizado para digitação do seu código e que será compilado pela linguagem;
Arquivos\pacotes\...: ambiente que pode ser acessado os arquivos salvos; carrega os gráficos\ contem os pacotes que foram instalados\ ajuda relacionadas aos pacotes; e visualização de arquivos html;
Após a instalação a linguagem R já contempla pacotes...
CLIQUE AQUI: COMO EXTRAIR OS DADOS DO TWITTER COM A LINGUAGEM R
Quando instalado, o R já vem com alguns pacotes de base que fornecem as principais funcionalidades para análise de dados, ou seja, já possui os comandos básicos para a execução do programa. No entanto, e uma vez tratar-se de uma aplicação de “Open Source”, outras funcionalidades foram e continuam a ser desenvolvidas e disponibilizadas com o propósito de serem acrescentadas programa. É possível instalar novas funcionalidades (packages) que são disponibilizadas no CRAN. Uma forma de proceder à instalação destes novos pacotes pode ser através de ficheiros zip disponibilizados no CRAN para os vários packages, utilizando o menu Packages seguido de Install Packages(s) from local zip files.
REFERÊNCIAS
R Core Team, 2021. Definição da Linguagem R. Disponível em: <https://cran.r-project.org/doc/manuals/r-release/R-lang.html>. Acessado em: 14 mai. 2021 08:44.