A tecnologia e a lógica estão presentes em diversas áreas do conhecimento e no cotidiano das pessoas, influenciando o aprendizado, trabalho e resolução de problemas. Entretanto, existem pessoas que tem dificuldades em compreender e aplicar conceitos lógicos, seja na matemática, na programação ou no raciocínio formal. A possibilidade de reduzir essa limitação pode impactar positivamente no aprimoramento e desempenho na resolução de problemas do dia a dia.
Diante desse cenário, o presente projeto surge como uma iniciativa para ampliar as habilidades cognitivas e proporcionar novas formas de compreensão da lógica e da tecnologia, tornando o aprendizado mais envolvente e aplicável à realidade dos participantes. Por meio de palestras, minicursos, eventos e a utilização de jogos tradicionais (tabuleiros) e virtuais (Exemplo: code.org).
Além do impacto acadêmico, o projeto também busca atender à comunidade externa, promovendo ações que contribuam para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e a melhoria da saúde mental, por meio da socialização, pois as atividades poderão incentivar a interação e a colaboração, visto que o uso de jogos virtuais e tabuleiros tradicionais criam um ambiente lúdico e estimulante, com potencial para reduzir o estresse, melhorar a concentração e fortalecer habilidades essenciais para a vida cotidiana, acadêmica e profissional.
O presente projeto é uma resposta a uma necessidade real, pois promove o desenvolvimento intelectual e social dos participantes, pois permite não apenas aprimorar o ensino da lógica e da tecnologia, mas também gerar impactos positivos no bem-estar e na qualidade de vida dos envolvidos. O aprimoramento dos participantes em tecnologia será impulsionado por meio de palestras com profissionais da área e minicursos focados em programação, proporcionando uma experiência prática e enriquecedora. Assim, além das atividades voltadas à lógica, o projeto também promoverá ações para expandir o conhecimento tecnológico e o funcionamento das atividades em instituições tecnológicas.