VIII Dia do Físico

Apresentação

Ao comemorarmos o dia do Físico, pode-se então unir Educação e Ciência para trabalhar a importância e trajetória da Física, assim como reconhecer o espaço escolar/acadêmico como ambiente de construção de conhecimento significativo.

Após a Lei 11.892 de 29/12/2012, que cria os Institutos Federais, o Piauí ganhou mais um espaço para a produção de conhecimento, visto que tais instituições estão credenciadas para oferta de educação superior, básica e profissional com ênfase na formação tecnológica em diferentes modalidades de ensino. É um fato que mesmo antes do estabelecimento, e consolidação, dos Institutos Federais, as instituições correspondentes estavam em processo de transformação e expansão. O que é um testemunho pela busca de qualidade no tripé: ensino, pesquisa e extensão. Portanto, é nosso dever institucional buscar garantir a manutenção desta qualidade.

Certamente falar em qualidade no ensino nos faz pensar no contexto sociocultural, político e econômico. Ao se produzir ciência, tem-se como perspectiva uma transformação que além de social, mas também política, pois toda a ação possui uma intencionalidade e a produção de conhecimento aponta para a resolução das problemáticas que, de certa forma, são revertidas para a humanidade, quer sejam pesquisas teóricas, quer sejam pesquisas aplicadas. Nessa perspectiva, o evento do Dia do Físico faz-se fundamentalmente importante para o IFPI/Campus Picos e mais especificamente, para o curso de Licenciatura em Física e para o curso do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Ao tempo em que consolidamos o ensino e a extensão, fortaleceremos a pesquisa na instituição e em toda a microrregião de Picos.

Histórico do Evento

Em 1905, o físico alemão Albert Einstein, com apenas 26 anos, concluiu o seu doutorado na Universidade de Zurique e no mesmo ano publicou um conjunto de cinco trabalhos relevantes, dos quais três deles se tornaram fundamentais para a Física Moderna.

Praticamente é um consenso na comunidade científica que o ano de 1905 foi o annus mirabilis para o cientista e para a física. Esta é uma referência ao ano do milagre de Isaac Newton, que em 1666 desenvolveu a Teoria da Gravitação Universal, teoria das cores, o cálculo diferencial e integral, os binômios de Newton entre outras contribuições que revolucionaram o mundo. Anos mais tarde, a comunidade científica decidiu nomear 1905 como sendo o ano do milagre de Einstein. O reconhecimento se confirmou em 2005, quando a Organização das Nações Unidas declarou que aquele ano seria o Ano Internacional da Física em comemoração ao centenário do annus mirabilis do físico alemão.  Como desdobramento do ano 1905 comemora-se no dia 19/05 o Dia Nacional do Físico no Brasil que está sendo instituído por meio do Projeto de Lei 3441/21.

O que há de tão significante nos trabalhos de Einstein desenvolvidos naquele ano? Em primeiro lugar, tem-se que considerar o fato dele ter, sozinho, publicado tantos estudos revolucionários em tão curto período. Os trabalhos extraordinários que foram publicados na prestigiada revista alemã Annalen der Physik, estão relacionados a existência de átomos e moléculas por meio de um novo método de determinação de dimensões moleculares (fruto da sua tese de doutorado); o desenvolvimento da lei do efeito fotoelétrico, lançando a ideia de que a luz é formada por pequenos pacotes (denominados inicialmente de quantum de luz), posteriormente chamadas de fótons; apresentou uma explicação para o movimento browniano; introduziu o conceito de espaço tempo, no qual o tempo e o espaço já não são conceitos independentes e fazem parte de um mesmo através da teoria da relatividade especial e enunciou a célebre fórmula desta teoria: E = mc², ou seja, a energia é igual a massa vezes a velocidade da luz ao quadrado, estabelecendo assim a equivalência entre massa e energia.

Diante do exposto, o ambiente escolar/acadêmico não se encontra isolado a um marco tão importante na história da Ciência e da Física. De acordo com as novas exigências do ensino brasileiro, a ciência deve ser enxergada como uma linguagem para facilitar a leitura do mundo natural e, nesse contexto, pede-se aos professores que demonstrem o real significado que pode haver no estudo de ciências para os jovens, e isso não deve ser realizado de qualquer forma, mas de modo contextualizado, retirando o discente da mera condição de observador e envolvendo-o no estudo participativo tanto a nível pessoal, como social e cultural.

Nesse sentido, as atividades de extensão surgem como uma das mais importantes ferramentas capazes de estreitar os laços entre o saber escolar/acadêmico e os problemas que estão postos na ciência física e que encontram identificação com o cotidiano dos estudantes, daí a importância de incentivar e divulgar os produtos advindos dessas atividades.

Todas essas reflexões foram basilares para o desenvolvimento do projeto de extensão que deu origem ao I Dia do Físico do IFPI/Campus Picos que foi realizado no ano de 2015, com o tema Annus Mirabilis. O evento nasceu com a proposta de fomentar a divulgação dos avanços da Física ao longo dos anos e a divulgação dos trabalhos de Einstein que contribuíram para esses avanços. Inicialmente, a promoção de um evento em função do Dia do Físico no IFPI/Campus Picos foi desenvolvida pelos discentes bolsistas do Programa da Iniciação à Docência do próprio Campus sob coordenação do Prof. Dr. Haroldo Reis Alves de Macêdo e colaboração do Diretor de Ensino da instituição na época. Desde então, o evento tem sido realizado ano após ano sendo apenas interrompido no ano de 2020 devido à pandemia da Covid-19.

No interesse de manter contínuo esse evento, o IFPI/Campus Picos se propõe a ser uma Instituição de prestação de serviços educacionais de excelência, diligente no cumprimento de seu compromisso e respeito à valorização do ser humano, atuando de forma socialmente responsável e fomentando o desenvolvimento do estado do Piauí. Acreditamos, pois, que este evento continuará a estimular o gosto dos jovens pela Ciência, desenvolvendo assim a produção científica na cidade de Picos e de toda a sua microrregião.

Apoio

Local do Evento