Prof. Dr. Rodrigo Pereira publica sobre Ciências e Matemática

A pesquisa sobre a, inerente, multidisciplinaridade que há entre as diversas áreas do conhecimento aplicadas no ensino, em qualquer estágio, está publicada no trabalho Ciências e Matemática Computacionalmente Multidisciplinarizadas. A pesquisa foi conduzida pelo Dr. Rodrigo Antônio Pereira Junior, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Ananindeua. A investigação contou com a ilustre participação da Docente do Bacharelado em Ciência & Tecnologia, Ariane Cristina Fernandes Reis (IFPA Campus Ananindeua), dos Professores Me. Lair Aguiar de Meneses (IFPA Campus Ananindeua) e Dr. Denis Carlos Lima Costa (IFPA Campus Ananindeua), bem como do Mestrando em Engenharia da Computação Eng. Heictor Alves de Oliveira Costa (ITEC - UFPA), todos membros do grupo de Pesquisa Gradiente de Modelagem Matemática e Simulação Computacional - GM²SC.

O trabalho retrata a preocupação sobre o processo de ensino-aprendizagem e as dificuldades que as(os) estudantes encontram para assimilar determinados conteúdos, das componentes curriculares, nas áreas das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Nesse documento, o(a) leitor(a) encontrará uma estratégia à integralização de disciplinas das áreas de Ciências e Matemática, viabilizada pela Modelagem Matemática-Computacional, capaz de complementar a resolução numérica, mediante a resolução computacional. Essa metodologia, presente no programa pedagógico do Bacharelado em Ciência & Tecnologia do IFPA Campus Ananindeua, proporciona maior interesse da(o) discente quanto a representação e análise gráfica, de funções polinomiais de 1ª e 2ª ordens e suas, respectivas, aplicações.

Os ensaios científicos relacionam Matemática, Algoritmos e Lógica de Programação e aplica-os na interpretação e resolução de problemas abordados pela Física em suas análises sobre os movimentos. Os modelos computacionais poderão ser replicados em linguagens de computação como o MATLAB, OCTAVE e SCILAB.

As pesquisas continuam nessa área. Pretende-se estender a análise da transversalidade para outras componentes curriculares, como por exemplo Resistência dos Materiais e Fundamentos da Ecologia. Entende-se que o conhecimento, realmente integrado, garantirá a universalização dos saberes, das habilidades e das competências, produzindo a excelência na formação profissional e cidadã de cada discente.

A pesquisa poderá ser encontrada no livro EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA - Capítulo 3, volume 41, publicado pela editora Poisson. O link a seguir dará acesso a obra completa.

Educação Contemporânea V.41