Radiação Síncrotron, Difração de Raios - X e Espectroscopia Raman

Pressure-induced Phase Transitions in MBANP Crystal: A Study by Synchrotron Radiation X-Ray Diffraction and Raman Spectroscopy é mais uma publicação do Professor Dr. Messias Ferreira Junior.

O artigo, publicado pela Revista Elsevier - Spectrochimica Acta Part A: Molecular and Biomolecular Spectroscopy, Qualis A da Capes, explana a espectroscopia Raman e a difração de Raios - X por radiação Síncrotron, bastante utilizada para estudar o efeito da pressão sobre a 2-(-α-metilbenzilamino)-5-dinitropiridina (MBANP).

De acordo com o Dr. Messias Ferreira Junior (et al), Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA Campus Ananindeua, os sólidos cristalinos orgânicos podem apresentar propriedades físicas interessantes, como a piezeletricidade, ferroeletricidade e geração de segundo harmônico (SHG). Além disso, muitos materiais inorgânicos tradicionalmente utilizados em várias aplicações tecnológicas são menos eficientes do que os cristais orgânicos, tornando-se estes últimos, candidatos promissores para uso em dispositivos. O 2-(α-methylbenzylamino)-5-nitropyridine (MBANP), com fórmula molecular C13H13N3O2, é um promissor cristal orgânico devido às suas propriedades ópticas não lineares, sendo adequado para aplicações em optoeletrônica como em modulação óptica, duplicação de frequência e em dispositivos de comunicação óptica. O MBANP mostrou seu potencial para aplicações, devido sua capacidade na geração e detecção de pulsos terahertz, podendo ser usado em experimentos de espectroscopia e como conversor de laser Raman.

No estudo em questão foram encontradas mudanças descontínuas no gráfico de número de onda versus pressão, indicando que uma transição de fase conformacional ocorre em torno de 0,5 GPa. O comportamento dos espectros Raman indica que as moléculas de MBANP apresentam transição de fase conformacional em alta pressão. A difração de Raios - X, realizada com radiação Síncrotron, confirma as mudanças conformacionais observadas pelos experimentos Raman em torno de 0,5 GPa. A pressão provoca um movimento rotacional do anel benzênico que pode estar associado à transição de fase conformacional.

Várias mudanças são observadas com o aumento da pressão nos espectros Raman deste sistema, como por exemplo, a divisão de várias bandas e desaparecimento de bandas, explica o Dr. Messias Ferreira Junior, pesquisador do grupo Gradiente de Modelagem Matemática e Simulação Computacional – GM²SC, vinculado ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Acesso ao artigo: