Jambeiro

Nome Popular: Jambeiro, Jambo-rosa

Nome Científico: Syzygium malaccense

Ficha Técnica

REINO: Plantae

ORDEM: Myrtales

FAMÍLIA: Myrtaceae

CLASSE: Magnoliopsida

ESPÉCIE: S. malaccense

GÊNERO: Syzygium



Reza a lenda, que há muito tempo, numa pequena cidade do interior do Brasil, viveu uma menina de pele clara e perfumada como o jambo. Seu nome era Joaninha. Sua família era grande e pobre. O pai vendia queijos na rua, mas o pouco que ganhava era gasto com a pinga. A mãe trabalhava na casa de uma senhora rica e só tinha folga no sábado à tarde. Joaninha era a mais velha de sete irmãos. Chegava da aula, fazia o almoço, servia as crianças e cuidava delas até a noite. Quando o pai chegava bêbado, os irmãos pulavam na cama e fingiam estar dormindo. Ela punha a janta e depois o ajudava a se deitar.

Era a hora favorita de Joaninha. Ela pegava o livro que sempre trazia da escola e sentava num toco de árvore no fundo do terreiro, embaixo da luz do poste. Nesse cantinho, lia histórias de pessoas felizes, que tinham tudo o que desejavam. Quando acabava de ler, pensava com força: quero ser feliz, quero ser feliz, quero ser feliz.


Uma noite, a menina observou que o toco onde sentava para ler havia crescido e tinha galhos e folhas. Com o tempo, o pé de joaninha, como as crianças o chamavam, se transformou em árvore. Joaninha subia até o alto, onde continuava lendo e pensando com força: vou ser feliz, vou ser feliz, vou ser feliz.

Uma vez o pai voltou sem cheiro de bebida, e daí em diante nunca mais bebeu. As crianças esperavam por ele no portão, pulavam no seu colo e o beijavam sem medo. Outra vez, a mãe arrumou um emprego com folga diária. Por essa época, um perfume doce começou a invadir a casa. Enquanto os outros dormiam, Joaninha subia na sua árvore alta e florida, apanhava as pequenas flores brancas e guardava seu perfume entre as páginas do livro, recitando com força: sou feliz, sou feliz, sou feliz.


Passou um ano. Os pais trabalhavam, Joaninha ia à escola e cuidava dos irmãos. A renda do casal aumentara, e aos poucos eles conseguiam reformar a casa e encher a despensa. A menina continuava subindo no pé de jambo, agora com cuidado para não esmagar os frutos de pele clara e perfumada. Uma noite subiu tão alto que sumiu entre as nuvens e nunca mais desceu.

Dizem que, quando um pé de jambo começa a dar seus frutos cheirosos, é Joaninha que vem abençoar nossa casa.



DESCRIÇÃO:

O Jambeiro é uma árvore de grande porte, podendo chegar até 15 metros de altura. Seu tronco é reto e não ramificado; possui uma copa grande composta de folhas simples e grande com coloração verde escura e atingem no máximo 30cm de comprimento; suas flores são as que mais chamam atenção, possuem quatro pétalas no total, são numerosas de coloração vermelho-púrpura e formam uma espécie de pompom, quando caem no chão formam um tapete rosa apreciado por muitos.

Essa árvore, como se vê pelo nome, dá como fruto o Jambo, um fruto comestível de excelente fonte de nutriente, bastante utilizado em produção de doces e corantes. É um grande aliado de praticantes de atividade física, já que dá mais energia ao corpo e ainda desenvolve a musculatura.

NÃO HÁ CONTRAINDICAÇÕES PARA SERES HUMANOS.

Porém...

Vale ressaltar, como no Campus há cachorros e gatos passeando durante o dia, a fruta é estritamente proibida a esses animais, podendo provocar complicações sérias intestinais como: diarreia, vômito e gases.

Expectativa de Vida

A árvore tem um ciclo de vida perene, pode viver até 20 anos se bem cuidada.

Floração

A floração se dá em abril até julho.

Habitat Natural

O Jambeiro é oriundo do sudeste da Ásia. É comumente encontrada em regiões de clima tropical e subtropical, como o Brasil.

Cultivo

Para o seu plantio, as sementes devem ser lavadas e postas para secar em lugar com sombra; depois as coloque para germinar a 10cm de profundidade na terra, de preferência em ambientes claros e que costumam pegar sol durante boa parte do dia. Como qualquer outra planta, para que cresça de maneira saudável, a árvore deverá ser cuidado, então caso queira plantá-la, regue ela com moderação. Em trinta dias, o seu Jambeiro já dará sinal de vida.

Curiosidades

Na Ásia é comum o fazer de conservas picantes com o fruto, e em Porto Rico, se faz o vinho de jambo.

↪ Existem três variações dessa planta, sendo elas o rosa que já conhecemos, o Jambo Amarelo e o Jambo Branco.

Imagem da folha do Jambeiro

Imagem da flor do Jambeiro

Imagem do tronco do Jambo

Imagem do Jambeiro