Portal do Curso de Engenharia Mecânica do IFAM

Sobre o Curso

O Curso de Bacharelado Presencial em Engenharia Mecânica do IFAM - Campus Manaus Centro foi autorizado pela Resolução nº 15 do Conselho Diretor do então CEFET/AM em 31/10/2008 e teve início em fevereiro de 2009.

Atualmente, a Resolução Nº 171 - CONSUP/IFAM de 26 de dezembro 2019 aprovou a Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica.

Documentos Importantes

Você consegue ler e baixar documentos norteadores do Curso. Além de Formulários e Portarias balizadoras do curso.

Coordenador de Curso

Prof. Me. Benjamin Batista de Oliveira Neto

Coordenador do Curso Bacharelado em Engenharia Mecânica

Sou graduado em Tecnologia em Mecatrônica Industrial pelo IFAM, possuo Pós-Graduação em Gestão de Projetos pela Universidade Católica Dom Bosco e Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Amazonas.

Trabalhei por dois anos no Pólo Industrial de Manaus na área de Tecnologia em SMD onde pude conhecer e aprender in loco a realidade da área técnica industrial.

Desde 2014 atuo como docente e em 2015 fui aprovado como Professor do Instituto Federal do Amazonas Campus Presidente Figueiredo onde ministro aulas de disciplinas tais como: Metrologia, Resistência dos Materiais, Ciência dos Materiais, Elementos Orgânicos de Máquinas, Eletricidade Básica, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, Usinagem, CNC, Hidráulica para Aquicultura e Automação e Controle.

Em 2021 comecei a ministrar disciplinas no Campus Manaus Centro (CMC) por meio de parceria e cooperação técnica entre o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) do Campus Presidente Figueiredo e o Departamento de Processos Industriais (DPI) do CMC.

Atualmente estou Coordenador de curso de Engenharia Mecânica por meio da portaria Portaria N°. 89-DG/IFAM/CMC de 17 de fevereiro de 2022.

Entre em contato pelo e-mail:

INSTITUCIONAL

Com a missão de promover uma educação de excelência através do ensino, pesquisa,  extensão e inovação tecnológica, e visando à formação do cidadão crítico, autônomo, empreendedor e comprometido com o desenvolvimento social, científico e tecnológico do País, em 29 de dezembro de 2008, o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sanciona o Decreto Lei Nº 11.892, criando trinta e oito Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

A criação desta estrutura se alicerçava em uma vasta rede de instituições de ensino profissional tecnológico que o Governo Federal possuía, e vinha ampliando desde 1909, quando da criação pelo Decreto Lei No 7.566, de 23 de setembro, sancionado pelo Presidente da República Nilo Peçanha, que indicava a criação de uma Escola de Aprendizes Artífices, para cada uma das dezenove capitais dos Estados da Federação, possibilitando uma educação profissional primária, pública e gratuita para os pobres e desvalidos da fortuna num Brasil que dava os seus primeiros passos na República.

Em 2008, o Estado do Amazonas contava com três instituições federais que proporcionavam aos jovens o Ensino Profissional, sendo: o Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (CEFET-AM), que contava com duas Unidades de Ensino Descentralizadas uma no Distrito Industrial de Manaus e outra no Município de Coari; a Escola Agrotécnica Federal de Manaus e a Escola Agrotécnica Federal de São Gabriel da Cachoeira. Cada uma autônoma entre si e com seu próprio percurso histórico, mas todas instituições de referência de qualidade no ensino. Por meio do Decreto Lei Nº 11.892 essas três instituições passam a compor o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Deste modo em 2009, o IFAM começa sua história sendo composto em sua estrutura organizativa, além da recém-criada Reitoria, de cinco Campi, respectivamente correlacionados com as instituições anteriormente já existentes no Estado, e que agora passaram a ter a denominação de Campus Manaus Centro (antigo CEFET-AM), Campus Manaus Distrito Industrial (antiga Unidade de Ensino Descentralizada - UNED Manaus), Campus Coari (antiga Unidade de Ensino Descentralizado - UNED Coari), Campus Manaus Zona Leste (antiga Escola Agrotécnica Federal de Manaus) e Campus São Gabriel da Cachoeira (antiga Escola Agrotécnica Federal de São Gabriel da Cachoeira).

O Campus Manaus Centro é o herdeiro da tradição histórica no estado do Amazonas que indica a presença da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em seus 105 anos de existência, completados em 2014. É nele que ecoa a história da Escola de Aprendizes e Artífices do Amazonas, inaugurada em 1o de outubro de 1910. O início de suas atividades coincidiu com o ano em que começou a queda no preço da borracha, principal produto exportador da região e motor, podemos assim dizer, de toda sua economia. Esse fato aumentaria, no decorrer dos anos seguintes o número dos "desfavorecidos da fortuna", público alvo das Escolas de Aprendizes Artífices. Instalada na Chácara Afonso de Carvalho, no bairro da Cachoeirinha, e tendo como primeiro diretor Saturnino Otaviano Santa Cruz d'Oliveira passaria várias décadas em acomodações precárias, prejudicando o desenvolvimento de suas atividades educacionais.