Portal do Curso de Engenharia Mecânica do IFAM
Portal do Curso de Engenharia Mecânica do IFAM
O Curso de Bacharelado Presencial em Engenharia Mecânica do IFAM - Campus Manaus Centro foi autorizado pela Resolução nº 15 do Conselho Diretor do então CEFET/AM em 31/10/2008 e teve início em fevereiro de 2009.
Atualmente, a Resolução Nº 171 - CONSUP/IFAM de 26 de dezembro 2019 aprovou a Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica.
Você consegue ler e baixar documentos norteadores do Curso. Além de Formulários e Portarias balizadoras do curso.
Coordenador do Curso Bacharelado em Engenharia Mecânica
Sou graduado em Tecnologia em Mecatrônica Industrial pelo IFAM, possuo Pós-Graduação em Gestão de Projetos pela Universidade Católica Dom Bosco e Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Amazonas.
Trabalhei por dois anos no Pólo Industrial de Manaus na área de Tecnologia em SMD onde pude conhecer e aprender in loco a realidade da área técnica industrial.
Desde 2014 atuo como docente e em 2015 fui aprovado como Professor do Instituto Federal do Amazonas Campus Presidente Figueiredo onde ministro aulas de disciplinas tais como: Metrologia, Resistência dos Materiais, Ciência dos Materiais, Elementos Orgânicos de Máquinas, Eletricidade Básica, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, Usinagem, CNC, Hidráulica para Aquicultura e Automação e Controle.
Em 2021 comecei a ministrar disciplinas no Campus Manaus Centro (CMC) por meio de parceria e cooperação técnica entre o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) do Campus Presidente Figueiredo e o Departamento de Processos Industriais (DPI) do CMC.
Atualmente estou Coordenador de curso de Engenharia Mecânica por meio da portaria Portaria N°. 89-DG/IFAM/CMC de 17 de fevereiro de 2022.
INSTITUCIONAL
Com a missão de promover uma educação de excelência através do ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, e visando à formação do cidadão crítico, autônomo, empreendedor e comprometido com o desenvolvimento social, científico e tecnológico do País, em 29 de dezembro de 2008, o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sanciona o Decreto Lei Nº 11.892, criando trinta e oito Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
A criação desta estrutura se alicerçava em uma vasta rede de instituições de ensino profissional tecnológico que o Governo Federal possuía, e vinha ampliando desde 1909, quando da criação pelo Decreto Lei No 7.566, de 23 de setembro, sancionado pelo Presidente da República Nilo Peçanha, que indicava a criação de uma Escola de Aprendizes Artífices, para cada uma das dezenove capitais dos Estados da Federação, possibilitando uma educação profissional primária, pública e gratuita para os pobres e desvalidos da fortuna num Brasil que dava os seus primeiros passos na República.
Em 2008, o Estado do Amazonas contava com três instituições federais que proporcionavam aos jovens o Ensino Profissional, sendo: o Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (CEFET-AM), que contava com duas Unidades de Ensino Descentralizadas uma no Distrito Industrial de Manaus e outra no Município de Coari; a Escola Agrotécnica Federal de Manaus e a Escola Agrotécnica Federal de São Gabriel da Cachoeira. Cada uma autônoma entre si e com seu próprio percurso histórico, mas todas instituições de referência de qualidade no ensino. Por meio do Decreto Lei Nº 11.892 essas três instituições passam a compor o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).
Deste modo em 2009, o IFAM começa sua história sendo composto em sua estrutura organizativa, além da recém-criada Reitoria, de cinco Campi, respectivamente correlacionados com as instituições anteriormente já existentes no Estado, e que agora passaram a ter a denominação de Campus Manaus Centro (antigo CEFET-AM), Campus Manaus Distrito Industrial (antiga Unidade de Ensino Descentralizada - UNED Manaus), Campus Coari (antiga Unidade de Ensino Descentralizado - UNED Coari), Campus Manaus Zona Leste (antiga Escola Agrotécnica Federal de Manaus) e Campus São Gabriel da Cachoeira (antiga Escola Agrotécnica Federal de São Gabriel da Cachoeira).
O Campus Manaus Centro é o herdeiro da tradição histórica no estado do Amazonas que indica a presença da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em seus 105 anos de existência, completados em 2014. É nele que ecoa a história da Escola de Aprendizes e Artífices do Amazonas, inaugurada em 1o de outubro de 1910. O início de suas atividades coincidiu com o ano em que começou a queda no preço da borracha, principal produto exportador da região e motor, podemos assim dizer, de toda sua economia. Esse fato aumentaria, no decorrer dos anos seguintes o número dos "desfavorecidos da fortuna", público alvo das Escolas de Aprendizes Artífices. Instalada na Chácara Afonso de Carvalho, no bairro da Cachoeirinha, e tendo como primeiro diretor Saturnino Otaviano Santa Cruz d'Oliveira passaria várias décadas em acomodações precárias, prejudicando o desenvolvimento de suas atividades educacionais.