Introdução

Sem dúvidas, a criação da teoria da relatividade restrita por Albert Einstein foi resultado de uma grande revolução da física. Além de reinterpretar o mundo em que vivemos, essa teoria possibilitou novos estudos científicos e a criação de produtos tecnológicos que impactam a sociedade no dia a dia.

O Sistema de Posicionamento Global (GPS), que é um sistema de localização no globo terrestre baseado em dados de satélites e outros dispositivos, é um grande exemplo disso. Ele precisa de correções de relatividade restrita, pelas velocidades relativas entre os satélites e a Terra, e de relatividade geral, pelo potencial gravitacional da Terra.

De olho em uma integração entre o conteúdo de teoria da relatividade restrita estudado em sala de aula e a relatividade existente no GPS, criamos essa página para orientar alunos em uma atividade de consulta na internet. Então, sobre a tecnologia, colocamos em pauta a sua criação, o seu princípio de funcionamento, a necessária correção espaço-temporal para sua tamanha precisão, algumas aplicações gerais e uma discussão relativa ao direito de privacidade de todo cidadão.