Nesta edição, o Simpósio contará com sessões de Comunicações orais, com apresentação de trabalhos acadêmicos em formato de resumo expandido, o qual deve contar os seguintes elementos: Introdução, referencial teórico, metodologia utilizada e resultados principais e/ou conclusões. Mais informações podem ser acessadas no arquivo modelo para resumo (TEMPLATE).
Os trabalhos deverão ser inéditos, não publicados anteriormente em outros veículos impressos ou eletrônicos.
Ao realizarem a submissão, os autores estarão, automaticamente, autorizando a publicação do trabalho nos Anais do evento.
É permitida a participação de, no máximo, quatro autores por trabalho. E cada autor poderá enviar, no máximo, quatro trabalhos para submissão no evento. Pelo menos um dos autores de cada trabalho deverá estar inscrito no evento. Trabalhos aprovados sem a inscrição de, no mínimo, um(a) autor(a), não poderão ser apresentados no evento e não serão publicados nos seus Anais.
Os textos devem ter no mínimo três (3) e no máximo (5) páginas, incluídas as referências. Fonte arial 12; espaçamento de 1,5 entre linhas; justificado; margens com margens direita e esquerda, 3cm, superior e inferior 2,5cm; corpo 10 e espaçamento simples nas citações longas; e recuo do parágrafo na primeira linha 1,5 cm.
A primeira página do texto deverá incluir o título em maiúsculo e negrito de forma centralizada e o subtítulo, quando houver, em minúscula, sem negrito.
O texto deverá começar com a INTRODUÇÃO, na sequência apresentar o DESENVOLVIMENTO e, por fim, a CONCLUSÃO seguida das REFERÊNCIAS.
Os trabalhos submetidos ao I Simpósio serão avaliados com base em pareceres emitidos por avaliadores definidos pela Comissão Científica, observado as seguintes indicações: pertinência ao eixo temático; clareza, correção da linguagem e encadeamento lógico no desenvolvimento do argumento; problematização do tema; fundamentação teórico-metodológica; capacidade analítica; contribuição científica para o Serviço Social e as políticas públicas; enquadramento às normas de formatação.
Os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do I Simpósio de Serviço Social e Políticas Públicas e estará disponível na página do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Paraná campus Apucarana na internet.
As submissões deverão ser realizadas entre os dias 09/07/2025 à 08/09/2025, por um dos autores no botão abaixo.
A partir desse link será possível realizar a submissão do trabalho, que deverá ser feita mediante o envio de dois arquivos, conforme campo específico no formulário de submissão. O primeiro arquivo deverá conter o Resumo Expandido (sem identificação de autoria), o qual será utilizado durante todo o processo de avaliação. Antes do envio do primeiro arquivo, o autor da submissão deve assegurar-se de que o arquivo não apresenta nenhuma identificação, inclusive no item “propriedades”.
O segundo arquivo deverá conter o Resumo Expandido com a identificação de autoria, o qual será utilizado, em caso de aprovação, para a publicação do manuscrito nos anais do evento. A identificação de autoria deverá ser composta pelo nome completo, e-mail e instituição de vínculo.
Os trabalhos deverão ser submetidos no formato PDF e conforme o Template disponível no link:
EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
Os trabalhos deverão versar sobre os seguintes eixos:
Eixo 1: Fundamentos do Serviço Social: trabalho e formação profissional
Ementa: Este eixo vincula-se aos estudos dos fundamentos teóricos e da práxis em Serviço Social. A relação entre a formação e o trabalho profissional. As dimensões teórico-metodológicas e ético-políticas do Serviço Social. Aspectos técnico-operativos da atuação da/o Assistente Social no contexto da sociedade capitalista. As bases teóricas e metodológicas da pesquisa e/ou dimensão investigativa da profissão.
Eixo 2: Gestão de políticas sociais
Ementa: Este eixo aborda temáticas como participação e controle social. Formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Financiamento de políticas públicas. Planejamento e gestão de políticas públicas. Intersetorialidade e o trabalho em rede. Terceiro setor. Serão igualmente aceitos aqueles que abordem sobre os avanços nas políticas sociais, assim como os desafios e dilemas que emergem diante do avanço do neoliberalismo e do neoconservadorismo.
Eixo 3: Relações de classe, gênero, raça, sexualidade e geração
Ementa: Este eixo referência os estudos das intersecções e articulações entre os marcadores sociais de diferença, evidenciando como esses se expressam e se inter-relacionam em diferentes contextos sociais. A exploração de classe e a opressão de gênero, raça, sexualidade e geração. A questão racial e o combate ao racismo. As relações de poder, as construções e reproduções das desigualdades a partir da combinação das relações de classe, gênero, raça, sexualidade e geração.
Eixo 4: Justiça ambiental e questão social
Ementa: Este eixo aborda a intersecção entre a proteção do meio ambiente e a busca por justiça social, analisando como as questões ambientais afetam desproporcionalmente os grupos sociais mais vulneráveis e as populações tradicionais (povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas). A imbricação entre questão social e questão ambiental. As desigualdades sociais e a degradação ambiental. As injustiças ambientais e o racismo ambiental. A promoção da igualdade no acesso aos recursos naturais e na proteção contra riscos ambientais.