Hard Disk Drive (HD)

Linha do Tempo

Hard Disk Drive (HDD)

Em algum momento da sua trajetória você já se deparou com o termo Disco Rígido ou Hard Disk (HD) / Hard Disk Drive (HDD). Você já se perguntou como eram estes primeiros dispositivos? Nessa seção iremos familiariza-lo com o conceito de Disco Rígido, como surgiu e qual sua aplicação.

Conceito de HD

Hard Disk Drive, também popularmente conhecido como HD, é um dispositivo de armazenamento destinado a grande quantidade de dados. Entre suas características marcantes, a de armazenamento não volátil torna esse dispositivo muito eficaz: devido a esse atributo, ainda que o computador seja desligado, seus dados ficam armazenados no disco.

Mas você deve estar se perguntando, como a informação é armazenada e lida?

Sabemos que os dados computacionais são armazenados no disco rígido, e essas informações ficam guardadas em setores, conhecidos como trilhas, em uma espécie de prato magnético, que são acessados através do braço atuador e da cabeça de leitura e gravação, que por sua vez ‘’varre’’ essas trilhas, permitindo que a cabeça de leitura e gravação acesse todas as trilhas existente no prato magnético, assim como mostra a figura ao lado.


Primeiros dispositivos HDD

IBM 305 RAMAC - 1956

O primeiro Hard Drive Disk foi criado em 1956 por Rey Jhonson, também conhecido de ‘’o pai do disco rígido’’. Constituído por uma unidade de disco magnético com uma cabeça de leitura móvel, o IBM 305 RAMAC era uma máquina de processamento de dados flexível que permitia às empresas registrar transações em tempo real. Essa unidade de disco poderia armazenar aproximadamente 5megabytes de dados e custava cerca de $3.200.

Apesar de ser uma grande invenção, esse dispositivo possuía dimensões muito maiores do que se imagina: 9m de largura por 15m de comprimento e pesava mais de uma tonelada, o que dificultava muito o processo de transporte. A partir deste grande dispositivo as décadas de 1950 e 1960 foram impulsionadas a desenvolver discos rígidos como o IBM 305 e até melhores, sempre melhorando algumas desvantagens.


RODIME RO352 - 1983

Avançando um pouco na nossa linha do tempo, em 1983 a empresa Rodime lançou o primeiro disco rígido de 3.5 polegadas, também conhecido como RO352. É possível notar que a partir dessa década a aparência dos discos rígidos começam a ser mais familiares.

Este HD tinha capacidade para armazenar até 11mb de dados e assegurava uma taxa de transferência de dados de 600kb/s, sendo o início das unidades de disco modernas. Ainda que o RO352 possuía dimensões bem parecidas com os HD’s de hoje em dia, ele armazenavam poucos megabytes.



Hard Disk Drive – 1997 até os dias atuais

Avançando um pouco mais na nossa linha do tempo, em 1997 a Seagate – uma das principais marcas de HD do mercado – lançou o primeiro HD Ultra ATA com 7.200 rotações por minuto, contando com 33 MB/s de velocidade de leitura e uma capacidade de até 10 GB.

No final da década de 1990, e começo do século XXI, os discos duros passaram a ter suas conexões feitas através da interface ATA (IDE), que consiste em um conector de 40 pinos, exceto os quatro pinos PSU de energia.

A partir do primeiro HD IDE, os computadores estavam ficando rápidos, mas os discos rígidos não estavam acompanhando esta velocidade. Se deu início, portanto, a um processo de evolução no desenvolvimento de HD’s: em um curto período de tempo, esses dispositivos começaram a apresentar uma grande capacidade de armazenamento, graças a conexão SATA.


HD SATA DESKSTAR 7K1000 - 2007

Foi em 2007 que a empresa Hitachi Global Storage anunciou o lançamento do HD Deskstar 7k1000, que seria até então o primeiro disco rígido do mundo com capacidade de armazenamento de 1TB (1.024GB).

Além de possuir a capacidade de 1TB, o Deskstar 7K1000 possuía uma taxa de rotação de 7.200 RPM, e a sua conexão era feita através de uma porta SATA II (permitindo uma transferência de dados de até 2 GB/s). Sua taxa de leitura e gravação permeava entre as taxas de leitura e gravação de um HD comum de hoje em dia, de 80MB/s a 110MB/s.


Nos dias atuais já temos discos rígidos que possuem capacidade de armazenamento de até 4TB, com dimensões de 2,5’’. Contudo, a evolução desses dispositivos não cessou por aqui, na verdade, parece estar só começando, uma vez que atualmente grande parte dos computadores e notebook’s não possuem mais HD’s, mas são constituídos por SSD’s (Solid State Drive, ou melhor, Unidade de Estado Sólido), que chegam a ser até 15x mais rápidos que os discos rígidos comuns.