ARQUIVO PESSOAL DE IMAGENS
J.A. DE FREITAS PACHECO
ARQUIVO PESSOAL DE IMAGENS
J.A. DE FREITAS PACHECO
Na história da astronomia do Brasil contemporâneo, José Antônio de Freitas Pacheco ocupa uma posição singular. Ele foi o primeiro chefe do Departamento de Astronomia do IAG/USP, o primeiro presidente da Sociedade Astronômica Brasileira e um dos grandes incentivadores da criação dos programas de pós-graduação em astronomia da USP e do Observatório Nacional. Sua atividade como gestor foi também expressiva, tendo sido sucessivamente diretor do Observatório Nacional, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP e do Observatório da Côte d’Azur, na França. Ao longo de sua extensa carreira, ele orientou dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Seus antigos alunos, os alunos de seus alunos e os alunos dos alunos de seus alunos (!!) hoje se espalham em múltiplas instituições de diversos países.
Ao ceder para divulgação seu arquivo pessoal de imagens que se entende por mais de 5 décadas, Pacheco permite que seus inúmeros amigos – e sobretudo as gerações mais jovens – visualizem cenas e personagens que fazem parte da história da astronomia brasileira. O caráter estritamente visual do arquivo, cujas fotografias têm apenas legendas identificadoras, sem narrativas, permite que cada leitor construa sua visão da história. Boa diversão!
Roberto D. D. Costa,
Junho de 2025
1. Eclipse total do Sol em Bagé/RS,1965 – Missão do IAG chefiada por Abrahão de Moraes para medir o desvio da luz previsto pela relatividade geral. Da esquerda para a direita, eu mesmo, Germano Rodrigo Quast, Rodolpho Vilhena de Moraes, Abrahão de Moraes e Luiz Muniz Barreto.
2. Recepção da missão americana (Lick Observatory) para observar a cromosfera solar durante o eclipse de 1965 (Bagé) – Ao centro, Muniz Barreto, Abrahão de Moraes e Paulo Marques dos Santos
3. Foto minha tirada em dezembro de 1967, na Cidade Universitária de Paris por Braz José de Araújo, então doutorando em Ciências Políticas no HEIP (Hautes Études Internationales et Politiques) e que se tornaria mais tarde um dos grandes politólogos da USP.
4. Foto efetuada por Licio da Silva em 1967 no Café Gentilly em Paris. Maria Amélia (esposa do Lício da Silva), eu mesmo e o estudante marroquino Mohamed M.
5. Foto de 1968 efetuada por Sylvio Ferraz Mello em Firenze (Ponte Vecchio) durante nossa viagem a partir de Nice, para participar de um evento no Osservatorio de Arcetri.
6. Simpósio na Criméia (1969) – Sem passaporte válido para a URSS, pude viajar e entrar no país graças a ação de colegas russos – Ao meu lado esquerdo (sou o quinto à partir da esquerda na primeira fila) estão Stuart Pottasch e Yuri Toomre e à direita (3o depois de mim) está Yakov Zeldovich. Também presentes, entre outros, Joseph Silk, Vitali Ginzburg, S. Syrovastkii, D. Googh, George Field, Rachid Sunyaev, I. Novikov, H. van der Hulst.
7. Simpósio de Liège de 1970 dedicado a Evolução Estelar – do meu lado esquerdo estão Stuart Pottasch (editor, na época, de A&A), Jean Latour e esposa e Alvio Renzini e esposa.
8. O começo do departamento de Astronomia em 1973 – de pé, da esquerda para a direita: Luiz Bernardo Clauzet, Ronaldo de Souza, Hugo Capelato, eu mesmo, Roberto Bonilha, Paulo Benevides; agachados, na mesma ordem, Daniel Pequignot, Denis (técnico eletrônica) e senhor Oswaldo (chefe da gráfica).
9. Foto de 1974 tirada no “Saut des Français”, lugar histórico próximo a Nice, de onde os nazistas obrigavam ao prisioneiros resistentes franceses a saltarem para um precipício. Da esquerda para a direita, eu mesmo, Eduardo Janot Pacheco, Myrna Pacheco e o senhor Daniel, meu sogro.
10. Fotos de Eduardo Janot Pacheco datando de 1974 – à esquerda no Boréon e à direita, no lago aos pés do monte Bego, ambos localizados no Parque National des Merveilles, próximo da fronteira entre a França e a Itália.
11. Foto de 1975 – a partir da esquerda – eu mesmo, Jean Delhaye e Sayd Codina – Sayd assumiu a direção do laboratório de poeira cósmica, criado por Jean Lefèbvre e, na foto, apresenta a Delhaye uma amostra de grãos para ser examinada no microscópio eletrônico da UNICAMP
12. Antonio Mario Magalhães e seu orientador Sayd Codina em foto feita por mim em 1975.
13. Dois “niçois” que vieram ao Brasil quando retornei da França, garantindo um número mínimo de docentes para a criação do departamento de Astronomia. Ao lado de Eduardo Janot Pacheco, John Archibald Tully (física atômica) e Françoise Le Guet, que trabalhou comigo na propagação dos raios cósmicos na Galáxia. Foto tirada por mim no Figour, onde moro, próximo a Nice, em 1975.
14. Foto datando de 1975, tirada por mim na ilha Anchieta – da esquerda para a direita, Yvette de Freitas Pacheco, minha esposa, Rosa Clauzet e Luiz Bernardo Clauzet
15. Foto datando de 1978 tirada em meu escritório na Água Funda
16. Curso de Processos Radiativos 1978 – Mariângela de Oliveira, Marina Villares, Silvia Rossi, Charles Ritté, eu mesmo, Nori Beraldo, Fernando Teixeira e Fernando Moeginski.
17. Encontro com Mario Fracastoro, diretor do Observatório de Turim em 1978, para discutir uma colaboração com o IAG. Foto feita por Yvette em Bordighera, próximo da residência de verão de Fracastoro.
18. Primeira Reunião Regional Latino Americana da UAI, realizada em 1978 em Santiago do Chile – na foto da esquerda: Zulema Abraham, Augusto Damineli, Frederico Strauss e João Steiner; na foto da direita: Zulema, Frederico, Steiner e eu mesmo.
19. Conferência de 1978 em Nice sobre transporte radiativo e ventos estelares. Destaque para a presença de R.N. Thomas (segundo, na 1a fila da direita para a esquerda), Jean- Paul Zahn (atrás de Thomas), Anne Underhill (ao meu lado, à esquerda) e Antony Hearn (primeiro à esquerda da 2a fila).
20. Evry Schatzmann e Stuart Pottasch, convidados especiais, com Yvette na vista da Tijuca, antes da partida para Cambuquira, onde se realizou uma oficina de trabalho sobre perda de massa e evolução estelar em 1979.
21. Foto de Cesar Lattes, um dos meus ilustres mestres, tirada em 1980 no IFUSP, época da descoberta dos eventos Centauro e Andrômeda, resultantes das “cascatas” de partículas produzidas por raios cósmicos e detectadas em emulsões nucleares expostas em Chacaltaya (Bolívia).
22. Inauguração do Observatório Astrofísico Brasileiro (hoje Laboratório Nacional de Astrofísica) em fevereiro de 1981. Presentes, entre outros, o Vice Presidente da República Aureliano Chaves ( face a mim), Licio da Silva (parcialmente oculto) e, de costas, o presidente do CNPq, Lynaldo Cavalcanti
23. Outras imagens da inauguração do OAB em 1981 – na foto da direita, da esquerda para a direita, Germano Quast, Jair Barroso, o Sr. Aureliano Chaves, Licio da Silva e eu mesmo, na época, diretor do Observatório Nacional.
24. Maria Alcina Braz na segunda reunião regional da UAI, realizada em Mérida (Venezuela) em 1981
25. Foto datando de 1982 (Montevidéo), do arquivo da LIADA (Liga Iberoamericana de Astronomia), com membros do corpo editorial da revista Universo – da esquerda para a direita, Roberto Sisteró, Hernan Quintana e eu mesmo.
26. Foto que se encontra na Galeria de Diretores do Observatório Nacional.
27. Foto de Stuart Pottasch tirada por mim em 1982 na estufa onde cultivava cactus, instalada em sua residência em Groningen, na Holanda.
28. Foto de 1983 com Hubert Reeves em minha casa, no Rio de Janeiro, por ocasião de sua vinda ao Observatório Nacional para uma série de palestras e lançamento da versão portuguesa de seu livro, cuja revisão foi feita por mim.
29. Simpósio comemorativo dos 70 anos de Mario Schenberg (IFUSP – 1984) – Discussão após minha palestra sobre neutrinos no Universo – Na foto Guido Beck (de óculos) e Amélia Hamburger (sentada à direita).
30. Simpósio comemorativo dos 70 anos de Mario Schenberg (IFUSP – 1984) – Discussão após minha conferência sobre o papel dos neutrinos no Universo – A partir da esquerda, Sylvio Salinas, Mario Schenberg, eu mesmo, Guido Beck e Siber de Groot (de costas)
31. Recebendo (em 1984) o diploma da Academia Brasileira de Ciências das mãos de seu presidente, Maurício Mattos Peixoto.
32. Imagens obtidas na ABC após cerimônia de posse dos novos acadêmicos – acima, Helena e Sayd Codina com Maria de Lurdes Vasconcellos (minha prima) e ao lado, eu mesmo entre outros dois novos membros da ABC
33. Visita de Mauro Cattani, do IFUSP, ao OCA. Foto tomada em Mônaco por Maria Luiza Cattani.
34. Visita de Augusto Damineli (na foto, diante da “Rotonda” em Beaulieu) ao OCA, durante seu estágio de pós-doutoramento em Frascati, junto a Roberto Viotti (que lhe transmitiu sua fixação por Eta Carinae)
35. Discursso de posse como diretor do IAG, em 1989, na presença do reitor da USP José Goldenberg, do vice-reitor Roberto Lobo, do pro-reitor Erney Plessmann de Camargo e do ex-diretor do IAG Adolpho Melphi.
36. Cerimônia de inauguração do Laboratório de Imagens do IAG, baseado em um computador VAX financiado pela Fapesp – Da esquerda para a direita: Sylvio Ferraz Mello, Flavio Fava de Moraes (diretor da Fapesp), J.A. de Freitas Pacheco (diretor do IAG), Antony Hewish, Prêmio Nobel e convidado de honra e Adolpho Melphi, vice diretor do IAG.
37. Inauguração do Vax – foto da esquerda: Flavio Fava, eu mesmo, Ronaldo E. de Souza e Sylvio Ferraz – foto da direita: visita ao parque do IAG: Prof. Hewish, eu mesmo e Ivan Cunha Nascimento, representando Instituto de Física da USP – no segundo plano, Nelson Schuch, da Universidade de Santa Maria (RGS).
38. Simpósio sobre Raios Cósmicos – IFUSP 1990 – primeira fila, da esquerda para a direita: Amélia Hamburger, José Galvão, Oscar Sala, José Leite Lopes, Jayme Tiomno, Elisa Frota Pessoa, Bernhard Gross, Roberto Salmeron, Marcelo Damy, Israel Vargas, Giorgio Moscati e Henrique Fleming; na segunda fila, mesma ordem: eu mesmo, Fernando Zawislak, Ernst Hamburger, Silvio Herdade, José Carlos dos Anjos, Carlos Escobar, Tereza Borello, Armando Turtelli, José Maria Bassalo, Penha Maria Dias, Iuda David Goldman e Newton Bernardes.
39. Discurso de inauguração ofical da nova sede do IAG na Cidade Universitária, em 1992, na presença do reitor Roberto Lobo
40. Imagens da inauguração oficial da nova sede do IAG na Cidade Universitária – na foto da esquerda pode-se reconhecer Igor Pacca, Jesus Berrocal, Marta Mantovani, Pedro Dias, Sueli Viegas, Maria Assunção F. S. Dias, Wladimir Shukowsky e Adolpho Melphi – Na foto da direita, eu mesmo, o reitor Roberto Lobo e Marta Mantovani (de costas em vermelho).
41. Visita às novas instalações da sede do IAG na Cidade Universitária
42. CNPq – 40 anos – abril 1991 – Conselho Deliberativo – 1a fila a partir da esquerda: Walter Coli, Antônio Hélio Guerra Vieira, Gerhard Jacob (presidente), Arthur Giannotti, Fernando Zawislak e Ricardo Ferreira; 2a fila a partir da esquerda, Antonio Gallego, Carlos Morel, Paulo Krahe, J.A. de Freitas Pacheco, Eliseu Alves e Evaldo Alves
43. Foto datando de 1993 em um churrasco efetuado no lago do IAG (Agua Funda) marcando o fim de meu mandato como diretor da instituição – do meu lado esquerdo Jacques Lépine seguido por Oswaldo Massambani (parcialmente oculto) e Igor Pacca.
44. Projeto TELAS-IAG de um telescópio de alta tecnologia (1,8m) – na foto de 1993, com engenheiros e técnicos da TELAS e do ESO, destacam-se Jacques Barbe (diretor da TELAS, ao meu lado esquerdo) e Jean-Pierre Rozelot (ESO, atrás de mim). O instrumento em questão, face a desistência do Brasil, foi instalado na Coreia do Sul.
45. Primeiros dias como diretor geral do Observatório da Côte d’Azur – OCA em 1994
46. Almoço de “boas vindas” organizado pelos funcionários do OCA na estação de Calern: em primeiro plano, Jean-Paul Scheideker (diretor adjunto), Daniel Petrini e, ao meu lado, meu filho Michel e Yvette. De pé, em frente a janela, Philip Delache, meu antecessor na direção geral do OCA.
47. Foto tirada em Calern (1994) ao lado de Monique Fulconis, encarregada do patrimônio histórico do OCA e de Philip Delache, meu antecessor na direção geral do OCA.
48. Almoço após reunião de trabalho (1996) com membros do Conselho Científico da Região Provence-Alpes-Côte d’Azur (PACA) . Desta reunião ficou decidido que a Região PACA contribuiria para o financiamento das reformas necessarias para receber o laboratório VIRGO de Alain Brillet, então em Orsay. Do meu lado esquerdo o diretor científico de PACA e François Mignard, chefe do departamento CERGA. Igualmente presentes Jean-Michel Lecontel, diretor do departamento Fesnel e Jean-Paul Scheideker (de costas), diretor adjunto do OCA.
49. Entrega, como diretor geral do OCA, da medalha da ADION (Association pour le Développement International de l’Observatoire de Nice) de 1996 ao prêmio Nobel de Física de 1964, Charles H. Townes.
50. Foto datando de 1998, tirada em Predeal (Romênia), por ocasião de um simpósio sobre a Estabilidade de Núcleons – da esquerda para da direita, a física japonesa K. Sugawara-Tanabe, eu mesmo e o físico romeno A.A. Raduta.
51. Foto tirada em 2000 por ocasião de minha conferência no simpósio internacional de Física Núclear, organizado por Takeshi Kodama em Caraguatatuba.
52. Foto tirada por Remo Ruffini em 2000, por ocasião da reunião Marcel Grossmann realizada em Roma
53. Visita de Sabin Stoica, físico romeno, ao IAG USP em 2000 (foto por Jorge Horvath, tirada em Guarujá). Na foto, Sabin, Roberto Costa e eu mesmo.
54. Foto datando de 2001, por ocasião da conferência solene proferida na reinauguração do Centro de Cultura Mediterrânea, em Nice, fundado pelo poeta Paul Valéry.
55. Visita de Jorge Horvath ao OCA – Foto tirada por Yvette no alto de Turini
56. Visita de T. Fujimori, físico japonês, ao OCA em 2008
57. Reunião da SAB de 2010 – foto com Joel Câmara de Carvalho e Marcelo Byrro.
58. Reunião SAB 2010 – apresentando minha conferência
59. Reunião da SAB 2010 – Jorge Horvath
60. Reunião da SAB 2010 – Maria Auxiliadora Machado e Silvia Lorenz
61. Foto de 2011 tirada na reunião de Cuba sobre Astrofísica Relativista – ao meu lado, Jorge Horvath
62. Fotos tiradas durante minha apresentação na conferência de Cuba em 2011
63. Homenagem aos ex-diretores do Observatório Nacional por ocasião dos 185 anos da instituição (outubro de 2012) – da esquerda para a direita: Jean Flexor, Waldimir Longo, Licio da Silva, Ramiro de Porto Alegre Muniz, o senhor Secretário Geral do MCT, eu mesmo, o diretor do ON na época (Sergio Fontes) e Ramiro de la Reza, homenageado como pesquisador emérito.
64. Visita ao grupo de Cosmologia da UFES – 2013 – (Foto tirada em Santa Tereza – ES) – a partir da direita, Brasil Batista, eu mesmo, Júlio Fabris, Davi Rodrigues e esposa, Yvette e Claudia Fabris