JANEIRO 2023

Vó, para de me fotografar!

de Ilan Brenman


Nesta nova parceria, Ilan Brenman e Guilherme Karsten trazem aos pequenos leitores a grande mania de avós e pais de plantão, fotografar! Com humor e delicadeza, o relacionamento familiar e a importância dele são retratados nesta narrativa, com uma personagem principal um tanto que mal humorada e uma avó pentelha que fotografa qualquer movimento da neta querida. É mostrado às crianças, que a avó usa a fotografia para guardar desde as mais importantes e até banais memórias de sua neta, das pessoas que ele ama e que são importantes na vida dela. No final do livro, há uma dupla de páginas para o pequeno leitor criar o seu próprio álbum de lembranças, assim como a vó do livro. 

INFANTIL

Eu

de Paulo Tatit


Uma criança curiosa decide perguntar a seus pais onde eles nasceram. Além de responder à pergunta, os pais também contam como os bisavós dela se conheceram. De um lado, bisavós dos pampas gaúchos; de outro, bisavós do sertão da Bahia. A criança só não esperava que o amor entre seus antepassados pudesse nascer por causa de dois gritos por socorro: um por causa de uma barata e o outro por uma ameaça de morte. Com muita rima, poesia e surpreendentes ilustrações de Walther Moreira Santos feitas com areia colorida, Eu conta de maneira divertida a geração de uma família. 

INFANTIL

Esquisito

de Canizales


Estão contratando funcionários para trabalhar na nova mansão. Clemente é um sujeito normal e acha que será fácil conseguir o emprego porque todos os concorrentes lhe parecem muito esquisitos.  Mas... as aparências enganam. Quem conseguirá o posto? Este livro ilustrado ensina a valorizar a própria identidade e propõe uma reflexão sobre o que consideramos normal e... esquisito.  

INFANTIL

Caio vai à biblioteca

de Liesbet Slegers


Eu sou o Caio. Hoje, vou à biblioteca. Há muitos livros legais lá. E eu ainda posso levá-los para casa. Isso é ótimo, não é mesmo? Caio é um garoto vivendo as primeiras experiências da infância: o primeiro troninho, a primeira ida a uma biblioteca, o primeiro dia na escola, o primeiro bichinho de estimação… E assim, a cada experiência, ele vai descobrindo o mundo e a si mesmo. 

INFANTIL

Rinoceronte Marcondes

de Índigo


Imagine a situação: seu pai aparece com um amigo do trabalho para passar uns tempos na sua casa. Agora, imagine que esse amigo é um rinoceronte. Um rinoceronte chamado Marcondes, que está enfrentando alguns problemas de relacionamento. Marcondes precisa de ajuda. Ele precisa aprender a conversar que nem gente. 

INFANTIL

Bichinhos solidários

de Sílvia Delázari


Uma formiguinha muito querida pelos outros animais da floresta leva um tombo. Vários de seus amigos procuram ajudá-la de alguma forma, com exceção de um desastrado macaco, que prega um grande susto na formiguinha. E em todos nós! 

INFANTIL

Eu não gosto de livros: mesmo: de verdade: ponto final.

de Emma Perry


Era uma vez uma menina chamada Mabel. Uma menina que não gostava de livros. Mabel usava os livros para tudo. Fazer malabarismos. Escorregar na escada. Mas ela nem  ligava para as histórias que estavam lá dentro. Até que os livros decidiram: Agora chega! 

INFANTIL

Olá da selva!


Animais selvagens ganham vida em cada página deste colorido livro em pop-up. As crianças vão conhecer um leão rugindo, um macaco balançando em cipós e um elefante agitando suas orelhas! Histórias curtas e sons reais narram fatos interessantes sobre os animais. 

INFANTIL

Conhecendo os números


Descubra os números com Maria Montessori. 

INFANTIL

Miltopeia, a centopeia solidária

de Herbert de Souza Betinho


Ela começou do zero e foi a "zeropeia".Depois aprendeu a pensar e a sonhar. Agora, ao descobrir a força da união e da solidariedade, a centopeia percebe que ela não é uma, nem cem... Ela é a Miltopeia!  

INFANTIL

Manos malucos

de Ana Maria Machado


A língua portuguesa é cheia de palavras que a gente escreve igual, mas que querem dizer coisas muito diferentes. Esses são os manos malucos que aparecem neste livro. Tente descobrir as respostas. Se não conseguir, procure-as ao pé de cada página! 

INFANTIL

Depois da montanha azul

de Christiane Gribel


Depois da Montanha Azul existe uma cidade linda, com pássaros e árvores. Todos querem ver aquelas maravilhas e, ao subir a Montanha, os curiosos descobrem muito mais do que esperavam. Lá do alto, a gente descobre coisas que sempre estiveram presentes, era só prestar atenção... 

INFANTIL

Eu não estou imitando você!

de Ann Bonwill


Elas ficam iguais, e acabam brigando... mas depois fazem as pazes e continuam se adorando! 

INFANTIL

Exu e o mentiroso

de Rogério Athayde


Na língua Yorùbá Exu quer dizer “esfera”, aquilo que é infinito, que não tem começo nem fim. é filho de Iemanjá e irmão de Ogun e Oxossi. Dos três é o mais agitado, capcioso, inteligente, inventivo, preguiçoso e alegre. É aquele que inventa historias. Amosú era um dos habitantes do reino de Ondo e mentia muito. Mentia tanto que sua aldeia ficou conhecida como o lugar da mentira. O rei Abati-Alapá, que já o havia advertido muitas vezes sobre seu comportamento, resolve punir Amosú de forma exemplar. Antes de cumprir sua pena Amosú encontra Exu disfarçado de homem comum e relata o castigo que sofrerá por ter sido tão mentiroso durante toda a vida. Penalizado com a situação, Exu resolve então ajudá-lo desde que Amosú faça tudo o que ele disser. Rogério Athayde escreveu essa fábula sobre um das mais populares e controvertidas figuras da religiosidade africana. Em Exu e o mentiroso ele nos fala de um orixá que está sempre perto dos homens e pronto a ajudá-lo em suas dificuldades. Mesmo que seja preciso parar o tempo. Com belas ilustrações de Clara Zúñiga, Exu e o mentiroso é uma bela carta de apresentação para quem quiser conhecer de verdade a história dos orixás e um pouco da cultura afro-brasileira. 

INFANTIL

Miguel, Aninha e Dedé ganharam um dinheirinho


Miguel, Aninha e Dedé ganharam um dinheirinho da vovó pra comprar coisas que eles realmente precisavam, mas acabaram gastando tudo em coisas que eles apenas queriam. Aí, claro, o dinheiro faltou e foi preciso um grande plano para consertar a situação. Ainda bem que eles aprenderam uma valiosa lição sobre os desejos e as necessidades.

INFANTIL

As aventuras do detetive Capim


No Prédio Azul, nenhum dia é igual ao outro, principalmente para um detetive igual a mim que, além de adorar investigar mistérios, faz invenções fantásticas. Acontece que as coisas andam sinistrissíssimas no prédio, depois da chegada de uma tal ZZ. Mas Capim, Mila e eu, detetive Tom, estamos prontos para desvendar todos os mistérios que aparecerem pelo caminho. Vista a sua capa, pegue a sua lupa e prepare-se para ler as histórias incríveis dos Detetives do Prédio Azul!. 

INFANTIL

Você é igual a mim?


O pinguim Pepê está tentando descobrir no que ele se parece com os outros perguntando a todos que encontra: - Você é igual a mim? Destaque-o e coloque-o ao lado de cada animal para descobrir suas igualdades e diferenças. Quais diferenças você pode encontrar? 

INFANTIL

Eu dou o Dumbo!


Conheça Dumbo, um bebê elefante encantador e carismático que precisa aprender a superar seus medos para ser feliz. Embarque com Dumbo e seu amigo, o ratinho Timóteo, nessa emocionante jornada! 

INFANTIL

A tromba entupida


O elefante fica preocupado quando suga algo que entope sua tromba e teme não conseguir bramir no concerto da selva. Será que os outros animais conseguirão ajudá-lo a desentupir sua tromba ou o concerto terá de acontecer sem ele? Descubra a resposta neste livro divertido! 

INFANTIL

Belas bananas

de Elizabeth Laird


Beatriz está levando uma penca de belas bananas para seu avô, mas no caminho uma girafa a derruba no riacho – splash! E agora, como Beatriz vai pegar as bananas de volta? Descubra o que ela fará e ainda conheça abelhas famintas, travessos macacos e até um elefante que espirra! 

INFANTIL

A outra história do Pequeno Príncipe

de Jean-Claude Alphen


“O Pequeno Príncipe” é um clássico da literatura universal. A história do piloto francês Antoine de Saint-Exupéry publicada há mais de 70 anos continua até hoje encantando as crianças – e os adultos! Em sua visita pela Terra, vindo do asteroide B-612, o principezinho nos apresenta o aviador, a rosa, a raposa e os habitantes de tantos outros planetas visitados por ele, mas a história aqui ganha uma nova versão, recontada pelo próprio menino de cabelos de ouro. Será que esses personagens vão gostar das ideias do principezinho? 

INFANTIL

O guardador de memórias

de Denise Guilherme


Em um povoado distante, havia um menino que tinha um dom especial. Mas então veio a guerra, que levou seus mais preciosos tesouros. Como recuperar as palavras perdidas e tudo aquilo que antes havia sido guardado? Como reconstruir a sua própria identidade e também a de seu povo? Um livro lindo e sensível que releva a importância e o poder transformador das histórias. 

INFANTIL

Corpo humano


Prepare-se para fazer muitas descobertas sobre uma das máquinas mais perfeitas e incríveis de todas: o corpo humano! Com este livro, você vai aprender curiosidades fantásticas sobre algumas partes e órgãos do corpo. Use a lanterna mágica para iluminar as páginas e ver as imagens se formarem. Essa aventura vai surpreender você! 

INFANTIL

O menino que tinha medo de errar

de Andrea Viviana Taubman


Pedro é um menino que, por receio de virar motivo de piada entre os amigos, prefere passar os dias sozinho, confinado em sua casa, a aproveitar a companhia dos amigos, porque tem medo de fazer alguma coisa errada nas brincadeiras. A escola, então, é uma preocupação sem fim para ele! Mas, com a ajuda de uma fada, Pedro percebe que viver reprimido o impede de experimentar momentos incríveis.

Com referências no imaginário infantil, esta história aproxima os pequenos leitores dos seus medos e angústias, abordando as dificuldades causadas pelo perfeccionismo de uma maneira lúdica e idílica.

INFANTIL

Coisas de tucano

de Peter Francis-Browne


Um livro sobre dois tucanos muito animados. As crianças irão descobrir o que eles gostam de fazer, o que não sabem fazer, as coisa que podem fazer ... 

INFANTIL

As aventuras do detetive Bento


Gosto muito de encontrar as explicações lógicas de tudo o que acontece, afinal, nada como a Ciência para desvendar os mistérios da vida. Mas desde que fui morar no Prédio Azul, isso mudou! A cada dia vivo diferentes aventuras com meus amigos Pippo e Sol. Quando aceitei a capa amarela de detetive do Capim, eu nem imaginava os mistérios que ia ter que desvendar e as maluquices que a dona Leocádia é capaz de fazer. Pode crer, ela inventa coisas de outro mundo, e isso não é nada científico! 

INFANTIL

As desventuras do mago Theobaldo


Minha longa vida é repleta de desafios, e um dos maiores é não ser correspondido pela minha prometida, a dona e síndica do Prédio Azul: Leocádia! Com muita sorte, consegui que ela deixasse eu morar com ela e ainda mantivesse meu armazém no porão. Eu gosto muito de morar no prédio, mas principalmente de estar perto da minha amada. Confira aqui algumas das histórias que já vivi nessa morada, digamos, diferente. 

INFANTIL

Quando tudo começou

de César Obeid


Como o Universo foi criado? Qual o primeiro ser humano a habitar o planeta Terra? Quando a vida começou? Segundo o povo maori, da Nova Zelândia, o deus-céu e a deusa-terra tiveram que se separar para que o Sol e a Lua surgissem. Na China, conta-se que Pan-Ku, o gigante ancestral, dormia dentro de um ovo, cuja casca deu origem ao céu e à terra. Já os indígenas kaxuyana acreditam que os homens foram feitos do tronco das árvores por Purã, um belo rapaz criado da terra por ele mesmo. Neste livro, você irá conhecer os mitos da criação contados por diferentes povos, cada qual com suas crenças e tradições, mas com algo em comum: a busca por respostas para o grande mistério da origem do mundo e da vida. 

INFANTIL

Emil e a grande fuga

de Astrid Lindgren


Era uma vez um garotinho de cinco anos de idade, loiro, de olhos azuis e bochechas redondas - a imagem de um perfeito anjinho. Mas, se fosse assim tão bem-comportado, um livro sobre sua vida seria um pouco... chato. Acontece que Emil é exatamente o contrário: se não faz suas próprias travessuras, alguma coisa sempre acontece com ele.

Emil mora em uma fazenda chamada Katthult, na Suécia, com os pais, Alma e Anton, a irmã mais nova, Ida, e dois empregados, Alfred e Lina. Os cinco são as grandes vítimas do menino, pois Emil não para quieto: belisca a irmã, corre atrás do gato, derruba o creme do café, engole uma moeda, come a árvore de Natal...

E, quando faz das suas, vai direto para o depósito de ferramentas, onde deveria pensar no que aprontou. Mas, cada vez que fica lá Emil aproveita para entalhar um boneco de madeira, e ele já está no boneco número cinquenta e cinco...

Em Emil e a grande fuga, os leitores vão acompanhar três dias na vida do menino e descobrir como ele ficou preso numa sopeira, içou a irmãzinha no mastro da bandeira, comeu toda a comida dos convidados de sua mãe e roubou uma velha égua da fazenda para ir a uma festa. 

INFANTOJUVENIL

Suave aroma dos campos de lavanda

de César Obeid


Imagine viver sem pão, sem bolo e não poder comer nem macarrão! Ter de viver sem glúten foi só o primeiro golpe para Joyce. Em um piscar de olhos, ela perde seus pais e seu chão. Que mais poderia acontecer de ruim? Com o afeto da avó e a ajuda de um grande amigo, essa adolescente vai descobrir que às vezes a vida nos prega várias peças e que a única coisa a fazer é continuar vivendo, um dia de cada vez. Acompanhe a história dessa corajosa garota, entre perfumados campos de lavanda, e sua jornada inacreditável! 

INFANTOJUVENIL