INSPIRAÇÕES

Nessa seção você vai encontrar algumas das nossas inspirações desse ano: textos que estudamos, filmes que vimos, músicas e imagens que se relacionaram com os nossos debates. Esperamos que sejam tão inspiradores para vocês como foi pra gente.



FILMES E MÚSICAS


Filme: Alice Junior

Sinopse: Alice Júnior é uma YouTuber trans cercada de liberdades e mimos. Depois de se mudar com o pai para uma pequena cidade onde a escola parece ter parado no tempo, a jovem precisa sobreviver ao ensino médio e ao preconceito para conquistar seu maior desejo: dar o primeiro beijo.

Música: P.U.T.A

Artista: Grupo Mulamba

Música: Náufrago

Artista: Majur Feat. Hiran


Música: Calmô

ARTISTA: Liniker e os Caramelows

Música: Eu Sou

Artista: WD


Filme: Uma história de amor e fúria

Sinopse: Um homem com quase 600 anos de idade acompanha a história do Brasil, enquanto procura a ressurreição de sua amada Janaína . Ele enfrenta as batalhas Pelos séculos antes de enfrentar a guerra pela água em 2096.


TEXTOS

Para ter acesso a esses textos podem consultá-los no nosso drive de Dicas Culturais: drive.google.com/drive/folders/1-LYpGt_ZLatiX2stXoFm6vNDA6wW4pVk?usp=sharing

Livro: As Lendas de Dandara

Autora: Jarid Arraes

Resumo: As Lendas de Dandara (Cultura, 2016), livro de estreia da escritora e cordelista Jarid Arraes, é uma narrativa em forma de relato fantástico da história de Dandara dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, localizado em Pernambuco, antes do ano de 1600.O livro foi publicado de forma independente em julho de 2015.


Livro: História do Movimento LGBT no Brasil

Autores e Autora: James N. Green, Renan Quinalha, Marcio Caetano e Marisa Fernandes (organizadores)

Resumo: O livro "História do Movimento LGBT no Brasil" busca reconstruir alguns temas e momentos privilegiados da história de quatro décadas deste importante ator político do Brasil contemporâneo, atentando para a diversidade de sua composição e de perspectivas no interior do movimento. Pretende-se, assim, contribuir para traçar um panorama interdisciplinar dos 40 anos do movimento LGBT brasileiro.



Artigo: Chega de fiu fiu e #meuprimeiroassedio: o espaço da rua ampliado às ondas virtuais.

Autoras: Ana Daniella Fechine Leite e Margarete Almeida Nepomuceno

Resumo: O artigo tem por finalidade fazer um estudo de caso das campanhas Chega de Fiu Fiu e Meu Primeiro Assédio, criadas pelo site de ativismo feminista Think Olga. As propostas têm como base os assédios sexuais sofridos por mulheres nas ruas, nos ambientes de trabalho, nas universidades, ou em qualquer outro lugar em que a violação do corpo e do direito tenha acontecido. As campanhas do Olga só são possíveis devido à transformação da sociedade a partir da cibercultura, fincando-se agora como uma sociedade em rede pautada e conduzida no espaço cibernético. Chega de Fiu Fiu e Meu Primeiro Assédio são um acesso da cibermilitância, estabelecendo conexão direta entre o movimento feminista e o ciberespaço.


IMAGENS

Imagens coletadas em bancos de imagens na internet inspiradas nas leituras e histórias pessoais