Em 2015, a ONU se reuniu para criar um plano de ação com o intuito de erradicar a pobreza, promover uma vida digna para todos e fortalecer a paz universal. Assim nasceu a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um texto que trazia dezessete objetivos; esses objetivos foram chamados de “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, os ODS.
É em um desses dezessete objetivos que o nosso projeto de Pré-Iniciação Científica tem principal foco, o ODS 4, que traz um tema de extrema importância para a população e é base para a formação de indivíduos em uma sociedade; a educação. Nosso objetivo é fazer um mapeamento do trabalho que as escolas vêm fazendo em relação a promoção de uma educação inclusiva e equitativa de qualidade e que promova oportunidades de aprendizagem para todos.
Após quatro ciclos de pesquisa muito bem sucedidos, agora nos encaminhamos para um quinto, dando continuidade ao projeto e buscando compreender ainda melhor como está o andamento da Agenda 2030 nas escolas.
Nosso projeto de pesquisa carrega o título "Olhar Direto de Saberes: mapeamento dos ODSs Locais (foco no ODS 4 - Educação de qualidade)".
Já foram concluídos quatro estágios da pesquisa. O primeiro (I) ciclo, realizado entre 2019-2020, concentrou-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de maneira abrangente. O segundo (II) ciclo, ocorrido entre 2020-2021, teve como principal propósito mapear, através da perspectiva dos gestores, o alinhamento das escolas públicas na Região do Butantã com o ODS 4, que trata da Educação de Qualidade. No terceiro (III) ciclo, que transcorreu entre 2021-2022, exploramos a percepção dos alunos sobre seus conhecimentos relacionados aos ODS, a crença na contribuição da escola para esses objetivos e, sobretudo, avaliamos o impacto das aulas durante o período de pandemia e como os estudantes foram afetados. Por fim, o quarto (IV) ciclo, realizado entre 2022-2023, concentrou-se na observação do sistema educacional nas escolas públicas no cenário pós-pandemia.
Estamos agora iniciando o quinto (V) ciclo, que ocorrerá entre 2023-2024, com o objetivo de analisar a percepção dos professores em relação às ações pedagógicas oferecidas pelas escolas públicas no contexto pós-pandêmico, considerando o retorno presencial obrigatório.
Acompanhe-nos aqui no site e em nossa página do Instagram para se manter informado sobre os próximos passos deste novo ciclo!
Conheça o projeto!
Nesta etapa da pesquisa o projeto visou compreender o que são os ODS, como está o andamento da Agenda 2030 e também de quais maneiras a Etec Cepam contribui para o cumprimento dessa agenda. Além disso, o projeto visou contribuir com a ampliação do debate sobre os ODSs na Universidade de São Paulo e Etec Cepam buscando trazer luz ao tema e sobre metodologias pedagógicas que o abordam em escolas de nível médio e técnico.
O conteúdo completo desta etapa da pesquisa você encontra em nosso relatório final, em PDF, no link abaixo.
O objetivo geral desta segunda etapa da pesquisa foi analisar como as escolas públicas de educação básica (Ensino Fundamental ciclo II/Ensino Médio) da região do Butantã enxergam sua contribuição com a Agenda 2030 da ONU, a partir das ações que desenvolvem. Como objetivos específicos destacam-se: verificar o entendimento das escolas sobre os ODS, identificar ações inovadoras nas escolas relacionadas ao ODS e contribuir para a disseminação dos ODSs nas escolas da região.
Veja o conteúdo completo disponível no nosso Relatório Final em PDF, no link abaixo:
Dando continuidade aos esforços no ciclo anterior da pesquisa, nossa equipe de estudos de Pré-Iniciação Científica avança para a fase III - 2021/2022, contando neste novo ciclo, além da participação da Etec CEPAM e EACH/USP, com a parceria da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e UNICID (Universidade Cidade de São Paulo).
Nesta etapa, o foco foi analisar o panorama da educação sob a perspectiva dos alunos. Quais os impactos da pandemia na vida escolar, as eventuais dificuldades vividas no ambiente familiar e no ambiente escolar, como foi vivenciado o ensino remoto e quais as expectativas e ressignificações observadas no âmbito educacional e profissional.
Veja o conteúdo completo disponível no nosso Relatório Final em PDF, no link abaixo:
O ciclo de 2022-2023 trouxe à tona a continuidade do processo desenvolvido nos períodos anteriores. Condicionando agora a observação do sistema educacional nas escolas públicas pós-pandemia, a uma esfera que, além de abranger como tema principal os estudantes e seus respectivos desempenhos diante das condições de ensino oferecidas pela escola, trata de forma objetiva, a análise das medidas adotadas pela gestão para o contorno da situação enfrentada.
Veja o conteúdo completo disponível no nosso Relatório Final em PDF, no link abaixo:
O projeto visa verificar quais os desafios identificados pelos docentes com o retorno presencial obrigatório, pós pandemia, quais orientações receberam e como se organizaram para colocá-las em prática. Foram realizadas entrevistas com professores/as envolvidos/as nessas ações nas mesmas escolas que participaram dos dois ciclos anteriores (quatro escolas públicas da região do Butantã na cidade de São Paulo).
Veja o conteúdo completo disponível no nosso Relatório Final em PD, no link abaixo:
Este projeto tem a intenção de visibilizar a percepção do estudante em relação à escola e como enxergam o papel da escola na sua trajetória de vida. A pesquisa investiga aspectos como currículo, estrutura, as características da instituição escolar no dia-a-dia e relações interpessoais, considerando o impacto das novas tecnologias na educação. O objeto de análise é o ensino médio, etapa educacional que sofreu a Reforma do Ensino Médio, implantada em 2018, na qual trouxe consigo transformações no currículo e aumento da evasão escolar. Com o término desta fase 2024-2025, será possível observar as diferentes experiências e expectativas entre os jovens do 1°, 2° e 3° anos do ensino médio.
O projeto está em andamento, portanto, o conteúdo completo estará disponível em breve no link abaixo:
Gisele da Silva Craveiro - EACH-USP
Silvia da Silva Craveiro - ETEC CEPAM
Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz - UNICID