Evangelização Espírita Infantil
“A Criança ainda é o sorriso do futuro na face do presente. Evangelizá-la é, pois, espiritualizar o porvir, legando-lhe a lição clara e pura do ensinamento cristão, a fim de que, verdadeiramente, viva o Cristo nas gerações de amanhã.” Francisco Spinelli.
A importância da Evangelização Infantil
"É possível a renovação do mundo em que habitamos, além da reforma interior de cada um para o bem, sem darmos à criança de hoje o embasamento evangélico?
Sem a renovação espiritual da criatura para o bem, jamais chegaríamos ao nível superior que nos compete alcançar. Ajudar a criança, amparando-lhe o desenvolvimento, sob a luz do Cristo, é cooperar na construção da reforma santificante da humanidade, na direção do mundo redimido de amanhã." (Emmanuel, Encontros no Tempo, 5. ed., perg. 42).
As aulas de Evangelização Infantil ocorrem aos sábados, das 9h30min às 12h30min, divididas em cinco momentos:
a) 1º momento: Recepção fraterna e lanche da manhã;
b) 2º momento: Aulas de valores humanos, espirituais, éticos e morais (estudo em grupos);
c) 3ª momento: Laborterapia (trabalhos manuais);
d) 4º momento: Brincadeiras lúdicas;
e) 5º momento: Momento do coração (distribuição de sopa fraterna).
Mocidade Espírita
“A mocidade tem capital importância, porque é a primeira orientação para o destino; nela, o esquecimento do passado é completo; este não existe mais, e todas as suas potências estão voltadas para o futuro. Eis por que os moralistas e os educadores concentraram sua experiência e seus esforços nesse prefácio da vida humana [...].” (Léon Denis, O grande enigma, 9. ed., p. 200).
A importância da Mocidade Espírita para o jovem
“[...] Realçamos o papel preponderante das Mocidades Espíritas, que se avolumam no cenário da pátria e se constituem em alicerce sólido contra as investidas do mal. A assistência dos bons espíritos, incluindo a orientação dos guardiões pessoais, é ostensiva nas reuniões da galera jovem. Os temas são tratados na sua linguagem usual; a abordagem é feita na medida exata da sua compreensão; o clima astral é leve, alegre e descontraído.” (Luiz Sérgio, O que os jovens podem ensinar?, p. 31).
As aulas da Mocidade Espírita ocorrem aos sábados, das 9h às 12h35min, divididas em 5 momentos:
a) 1º momento: Recepção e café da manhã;
b) 2º momento: Oficinas recreativas (oficinas, atividades físicas, etc);
c) 3º momento: Atividades práticas (realização de campanhas);
d) 4º momento: Estudos (temas diversos, como Espiritismo, família, vícios etc.);
e) 5º momento: Momento do coração (distribuição de sopa fraterna).