Nos âmbitos institucional e corporativo, Compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normais legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido.

O Programa de Compliance GAM

O "Programa de Compliance GAM" está baseado numa série de inciativas que deram certas, como o projeto Empresa Limpa e o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto ETHOS.

Nosso Comitê de Compliance está sedimentado sobre os 5 pilares do Programa de Integridade - Diretrizes para Empresas Privadas, e o Programa Empresa Pró-Ética, da Controladoria Geral da União-CGU.

A GAM busca garantir o alto nível de integridade corporativa ética em suas atividades. Para este fim estabeleceu um programa de compliance para promover e apoiar todas as atividades de acordo com as Leis, regulamentos e políticas internas da companhia.

Metas do Programa de Compliance GAM

  • Promover uma cultura de integridade com base em nossos valores e no Código de Conduta da GAM;
  • Consolidar todas as iniciativas de Compliance e combater os desvios de conduta, através dos Canais de Comunicação Anônima.

6 Passos do programa

Forma de Liderança e Organização

O Programa de Compliance GAM é supervisionado pelo Conselho de Administração, e, o Comitê pelo Vice-Presidente e pelo CEO da GAM como segue:

  • O Conselho de Administração supervisiona e busca assegurar a eficácia do Programa de Compliance da Companhia;
  • O Presidente e Vice são responsáveis por apoiar o Comitê em todas as iniciativas para promover a integridade corporativa em conformidade com leis e regulamentos;
  • O Comitê de Compliance proporciona a gestão do dia-a-dia do Programa de Compliance GAM, estabelecendo normas, procedimentos e protocolos de treinamento para prevenir a potencial conduta ilegal, antiética e imprópria.

Comitê de Compliance GAM

Avenida Patrício Lima, 310, Humaitá, CEP 88704-410, Tubarão, Santa Catarina.

compliance@gam.com.br - |48| 3621-8000