Projeto Integrador
(Informação para potenciais instituições de acolhimento de estudantes de Projeto Integrador)
(Informação para potenciais instituições de acolhimento de estudantes de Projeto Integrador)
Projeto Integrador (PI) é uma unidade curricular (UC) do 2º semestre do 3º ano da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação (L.EIC), lecionada em conjunto pela Faculdade de Engenharia (FEUP) e Faculdade de Ciências (FCUP) da Universidade do Porto, a funcionar nas instalações da FEUP.
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo principal proporcionar aos estudantes uma experiência de aplicação de conhecimentos adquiridos no curso à resolução de um problema real, através de uma das seguintes modalidades: realização de um projeto em equipa; ou realização de um estágio curricular numa empresa, instituição, unidade de investigação ou laboratório de investigação.
Para mais detalhes, consultar a página oficial da UC no SIGARRA.
Esta unidade curricular permite duas modalidades de funcionamento distintas:
Estágio Curricular (EC)
Projeto em Equipa (PE)
O objetivo é a aplicação prática dos conhecimentos e competências adquiridas ao longo do curso. Para além do conhecimento da realidade da organização (empresa, instituição, unidade de investigação, ou laboratório de investigação) em que decorre o estágio, este deve envolver a resolução de um problema real, aplicando conhecimentos de Engenharia Informática adquiridos no curso e/ou durante o estágio.
Procura / Oferta
Cabe aos estudantes procurarem ativamente oportunidades de estágio, consultando a bolsa de emprego da FEUP ou diretamente as instituições de acolhimento e acordar um plano de trabalhos com a entidade de acolhimento selecionada.
Para dar a conhecer as oportunidades de estágio, as instituições de acolhimento devem inscrever-se na Bolsa de Emprego da FEUP e aí publicar as ofertas disponíveis (sem que isso impeça os estudantes de as contatarem diretamente para aferir potenciais ofertas). Depois da inscrição e ofertas validadas pela Unidade Talent (talent@fe.up.pt), os estudantes poderão consulta-la e entrar em contacto com os proponentes. Chegando a acordo com um ou mais estudantes, será necessário elaborar, em conjunto com o(s) estudante(s), uma proposta de estágio detalhada com, entre outras, as seguintes informações:
Contexto/enquadramento, objetivos a atingir e plano de atividades a desenvolver durante o estágio;
Detalhar as tarefas a desenvolver, indicando o período temporal de cada uma;
Indicar as datas previstas para início e fim de estágio;
Indicar o colaborador destacado para acompanhar os trabalhos do estudante (i.e., supervisor).
É da responsabilidade do estudante conduzir todo o processo de efetivação do estágio, desde a submissão da proposta, contratualização e entregáveis finais.
Ocorrência e duração
O estágio curricular tem a duração mínima de 162 horas (esforço correspondente a 6 ECTS).
No que toca à ocorrência do estágio, este pode-se enquadrar em duas modalidades: "Época Regular" ou "Fora de Época".
Em "Época Regular", o estágio decorre durante a ocorrência da UC, devendo ser realizado de forma distribuída durante o 2º semestre, tipicamente às 6ªs feiras (dedicadas, no horário do estudante, ao Projeto Integrador) assumindo-se um esforço semanal mínimo de 8 horas (o que corresponde a 20 semanas).
"Fora de Época", o estágio pode decorrer nos seguintes períodos:
Durante o verão que antecede a ocorrência da UC à qual o estudante se pretende inscrever.
Durante o 1.º semestre do ano letivo no qual o estudante está inscrito à UC.
Durante o verão que sucede a ocorrência da UC à qual o estudante está inscrito.
Os estágios realizados no verão poderão decorrer de junho a setembro, tendo em conta que:
O estágio terá de iniciar até dia 20 de julho, de forma a assegurar a existência de tutores disponíveis para a sua orientação e para a realização de uma reunião inicial.
A data de conclusão do estágio terá de ser anterior ao início do ano letivo seguinte.
"Fora de Época", o esforço envolvido poder-se-á distribuir no tempo como for mais prático para os intervenientes, devendo o estudante realizar, semanalmente, um mínimo de 8 horas e um máximo de 35 horas.
Calendário de submissão de propostas
Os períodos temporais disponíveis para submissão de propostas de estágio pelos estudantes são os seguintes:
Para os estágios a realizar durante o primeiro semestre, de 1 de setembro a 15 de outubro.
Para os estágios a realizar durante a ocorrência regular da UC, de 17 de novembro a 30 de janeiro.
Para os estágios a realizar durante o verão, de 15 de março a 15 de junho.
Aprovação / Contratualização
Se a proposta for aprovada, seguir-se-á a formalização do estágio através da emissão de um Contrato de Estágio Curricular, cujo processo de recolha de assinaturas deverá estar concluído antes do início do estágio. Para elaboração deste contrato, sob a égide do secretariado da L.EIC, requerem-se os seguintes dados, a fornecer ao estudante, que depois os comunicará ao secretariado:
Denominação social da empresa;
Morada da Sede;
Identificação da Conservatória onde foi registada a empresa, assim como o n.º de registo comercial;
Representante da empresa e respetivo cargo (a pessoa aqui identificada deverá ter poderes para representar juridicamente a empresa);
Colaborador responsável pelo acompanhamento dos trabalhos (i.e., supervisor).
No caso de serem selecionados vários estudantes para a realização de estágios que incidam sobre o mesmo projeto, poderá ser assinado um único contrato de estágio (denominado "Estágio em Equipa") devendo os objetivos do estágio serem discriminados por estudante.
Intervenientes
O estágio é composto por 3 intervenientes: estagiário, tutor (da equipa docente) e supervisor (na empresa/instituição).
O estagiário é o estudante que efetua o estágio e que se encontra inscrito à UC. É responsável pela persecução dos objetivos do estágio e pela produção e entrega dos elementos de avaliação, dentro dos prazos estipulados para o efeito.
O supervisor é responsável por acompanhar de perto os trabalhos e o progresso do estagiário, fornecendo-lhe todas as condições necessárias para que este possa atingir com sucesso os objetivos do trabalho.
O tutor é responsável pela validação (melhoria, se assim achar necessário) dos objetivos e do plano de trabalho do estágio, pela monitorização do regular funcionamento do estágio e pela avaliação final do relatório e do trabalho desenvolvidos.
É expectável que, durante o estágio, ocorram três reuniões tripartidas (com tutor, estudante e supervisor da empresa/instituição), de cerca de 30 minutos, tipicamente no início ("kickoff"), a meio (para monitorização do progresso) e próximo do final do estágio (para aferição de resultados alcançados e discussão de conteúdos do relatório). Nada impede que haja mais reuniões, se os intervenientes acharem pertinente.
Entregáveis finais
Findo o estágio, os estudantes deverão entregar os seguintes elementos de avaliação:
Relatório de Estágio, cujo objetivo é documentar o trabalho realizado. Podem consultar aqui as diretrizes que os estudantes devem seguir para a elaboração do relatório.
Vídeo curto, entre 3 a 5 minutos, onde o estudante apresenta de forma clara e sucinta o contexto, objetivos, metodologia e resultados do trabalho realizado.
Inquérito de satisfação da entidade de acolhimento, onde esta se pronunciará sobre o trabalho e desempenho do estudante, assinado e submetido em formulário próprio, sem passar pelo estudante (fornecendo este o link para o respetivo formulário).
Contratos de Estágio, Acordos de confidencialidade, NDAs e similares
O únicos contratos firmados entre as partes são aqueles emitidos pelo secretariado da L.EIC. Não é permitida a assinatura de Acordos de confidencialidade e/ou cedência de Propriedade Intelectual, acordos de remuneração (bolsas) ou outros similares emitidos pelas Entidades de Acolhimento. Estas questões são asseguradas com a assinatura dos Contratos de Estágio disponibilizados pela FEUP. Recomenda-se veementemente que se contacte o secretariado da L.EIC com a maior brevidade possível, no caso de haver questões deste foro para prevenir situações de inviabilização do estágio.
Consiste num projeto de Engenharia Informática em equipa, para resolução de um problema real que, caso envolva entidades de acolhimento externas, deverá ter um potencial impacto social segundo o lema "coding for social impact". Realizados por equipas de dimensão fixa (4 estudantes), acompanhados por um tutor (membro da equipa docente) que os orientará na persecução das metas de aprendizagem e em sintonia com os objetivos definidos pelo proponente do projeto, estes projetos decorrem durante a ocorrência normal da UC, com um esforço semanal previsto de 8 a 10 h, preferencialmente nas instalações da FEUP. Os estudantes devem aplicar os conhecimentos aprendidos ao longo dos 3 anos de formação da L.EIC no desenvolvimento de um projeto multidisciplinar de alguma complexidade, compreendendo competências técnicas e não-técnicas (trabalho em equipa, comunicação, etc.).
Nesta modalidade, e para além da entrega do relatório final, está previsto um evento público, na FEUP, de apresentação dos projetos desenvolvidos durante a ocorrência da UC denominado "π Projects Fair", onde as equipas apresentam (com a ajuda de um slide/póster) e demonstram os seus resultados, primeiramente a um júri (para efeitos de avaliação) e a quem mais frequentar o evento.
Tipicamente, estes projetos são propostos por docentes e entidades externas convidadas. A "chamada a projetos" decorre de meados de novembro a meados de janeiro, podendo os proponentes submeter propostas através deste formulário.
Secretariado da L.EIC
E-mail: secretariado.leic@fe.up.pt
Local: Sala I 012A
Morada: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Departamento de Engenharia Informática
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 Porto, Portugal
Horário: Segunda a sexta | 10h-12h / 14h30-16h30
Telefones: +351 22 5082134| +351 22 0414538